Saiba mais sobre o projeto “Geladeira de Livros”

Você já parou em alguma rua ou ponto de ônibus e encontrou uma geladeira, assim, do nada? Ou então abriu uma geladeira customizada e encontrou livros incríveis dentro? Ainda não encontrei na minha cidade, mas muitos locais do Brasil já estão aderindo à “geladeiroteca“, isto é, a geladeira de livros. Cidades como Santa Maria (RS), Distrito Federal, Ribeirão Preto (SP), Sertãozinho (SP), entre muitas outras, já conhecem esse projeto incrível!

Aí você me pergunta: mas o que é isso??? Geladeira com WHAT??

will smith wtf gif

É isso mesmo que você leu: uma geladeira recheada de livros. O projeto é simples: uma carcaça de geladeira velha é customizada para chamar a atenção das pessoas. Quando elas abrem, encontram livros diversificados recebidos por doação. Você pode retirar, trocar, ler e não precisa dar satisfação: a única regra é retornar o livro à geladeira depois que encerrar a leitura. Ao contrário das bibliotecas, que exigem cadastros e mais um monte de burocracias, a geladeira é uma opção barata, diferente e criativa de estimular a leitura. Não é demais??? ♥♥♥

Na Feira do Livro de Sertãozinho, no ano passado, mais de 400 (!!!) livros foram repassados. Em Ribeirão Preto, mais de 3 mil. No Distrito Federal, um professor colocou a geladeira em uma praça, toda customizada com arte grafite, uma coisa linda de se ver. E o mais legal é que as pessoas estão aderindo e respeitando: terminou de ler, devolve!

Essa iniciativa é incrível, ainda mais porque os preços dos livros no Brasil são bem carinhos, nem sempre acessíveis para a população em geral. O intuito do livro é disseminar informação, conhecimento e cultura, e não tem jeito melhor do que compartilhando com as outras pessoas!

É claro que muitos têm aquele apego material com livros, pensando “mas minha edição é linda, capa dura, novinha, não vou doar”. Mas ninguém falou que você precisa doar sua edição de luxo! Doe aquele livro bacana, mas que você não se apegou tanto. Abra espaço na sua estante para livros novos! Dissemine por aí seus autores prediletos, compartilhe com os outros seus gostos. Mostre para o mundo porque aquele livro é tão importante para você!

O Jornal Nacional fez uma matéria mostrando a geladeira de livros. São vários projetos diferentes pelo país, como o da prefeitura de Cosmópolis (SP), por exemplo, o Fome de Leitura.

Saiba mais sobre o projeto "Geladeira de Livros"

Foto: João Vilnei/Prefeitura de Santa Maria

Curti muito essa ideia! A Matilda aprovou também:

gif matilda


Escrito por:

Isabela Zamboni



Comentários via Facebook

Comentários


Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *