Os melhores livros de 2015 – Isabela

2015 foi um ano ótimo para leituras: consegui ler 34 livros e meio (estou atualmente na metade de “Drácula“) e pude fechar o ano com um saldo excelente! Mas, é claro que alguns se destacaram e vim aqui recomendar para vocês os melhores livros que li em 2015.

1 – A Redoma de Vidro – Sylvia Plath

Resenha: A Redoma de Vidro - Sylvia Plath

Foto: Isabela Zamboni/Resenhas à La Carte

Esse livro mexeu muito comigo. O jeito que Sylvia Plath escreve e consegue transbordar diversos sentimentos é incrível. Sentimos sua dor, sua angústia e nos apiedamos pela personagem que passa por uma situação adversa e dolorosa. Não é uma leitura leve, nos mostra uma realidade cruel em um contexto ainda pior, em uma época em que algumas doenças eram tratadas de forma desumana. Clique aqui para ler a resenha completa.

2 – O Amante de Lady Chatterley – D.H. Lawrence

livro amante de lady chatterley

Foto: Isabela Zamboni/Resenhas à La Carte

Outro livro excelente lido em 2015: D.H. Lawrence mescla romance proibido, aventuras sexuais e o contexto de transformação da Inglaterra. A ascensão da burguesia, as lutas trabalhistas e a queda de uma nobreza conservadora são retratadas pelo casamento deprimente de Lady Chatterley e seu romance extra-conjugal com o guarda-caça, um homem pobre que trabalha para seu marido. É um livro recheado de ironia, sarcasmo e uma tentativa do autor de mostrar sua repulsa pelo conservadorismo. Os capítulos que descrevem as relações sexuais da protagonista deixam qualquer “50 tons de cinza” no chinelo. Não fiz a resenha deste livro aqui no blog, mas é recomendadíssimo!

3 – Madame Bovary – Gustave Flaubert

Madame Bovary - Gustave Flaubert

Foto: Isabela Zamboni/Resenhas à La Carte

Quando eu estava no colegial, os professores de literatura sempre comentavam sobre este livro. E ainda bem que não li naquela época, mas hoje em dia! O livro é incrível, Flaubert tem um estilo único e os personagens são construídos de forma complexa e realista,  fugindo dos moldes “exagerados” do romantismo. Outro livro repleto de ironia e crítica social. A resenha completa você confere aqui.

4 – O Filho de Mil Homens – Valter Hugo Mãe

Resenha: O Filho de Mil Homens - Valter Hugo Mãe

Foto: Isabela Zamboni/Resenhas à La Carte

Uma excelente surpresa de 2015: descobrir o autor Valter Hugo Mãe. O livro é tão bonito, escrito com tanta sensibilidade e inteligência… Uma leitura prazerosa, mas que ao mesmo tempo pesa na alma. É complicado de explicar, mas não tem como não gostar de O Filho de Mil Homens. Veja aqui a resenha completa.

5 – Sobre a Escrita – A Arte em Memórias – Stephen King

Resenha: Sobre a Escrita - A Arte em Memórias - Stephen King

Foto: Isabela Zamboni/Resenhas à La Carte

Deu pra notar que usei bastante o Kindle este ano, né? Sobre a Escrita foi uma das compras de e-book que fiz em 2015 e me apaixonei na hora. Meu primeiro livro do Stephen King e justamente uma obra de “não-ficção”, quase uma autobiografia. Para quem gosta de ler e sonha em ser escritor, esse livro é excelente: além de ser superleve, divertido e empolgante, também ensina coisas que muitas vezes nem percebemos o quanto são importantes. A resenha completa do livro você confere aqui.

6 – Americanah – Chimamanda Ngozi Adichie

Resenha: Americanah - Chimamanda Ngozi Adichie

Foto: Isabela Zamboni/Resenhas à La Carte

Com certeza Americanah foi um dos melhores livros que já li não só em 2015, mas na vida! O romance de Chimamanda não só nos conduz em uma história envolvente, mas também ajuda a abrir a mente e mostrar uma outra face do mundo. Passando pelo preconceito, machismo, luta de classes e outros temas sociais, conseguimos enxergar a opinião de uma escritora fenomenal que não cansa de nos tirar da nossa bolha, explorando a fundo vários conceitos e atitudes que não paramos para pensar o quanto podem ser ofensivas para o próximo. Resenha completa aqui.

7 – Para Ler Como um Escritor – Francine Prose

Para ler como um escritor francine prose

Foto: Isabela Zamboni/Resenhas à La Carte

O último livro que terminei em 2015 e que recomendo fortemente! É um livro voltado para quem deseja se tornar escritor, mas também serve para amantes da literatura em geral. Passando pelos autores clássicos e contemporâneos, conferimos passagens e trechos incríveis de obras famosas que ficaram marcadas pela sagacidade e genialidade linguística. É uma leitura deliciosa e que também ensina bastante sobre a importância da leitura. Veja aqui a resenha completa.

Esses foram meus 7 livros favoritos do ano. E quais foram os seus? Conta pra gente nos comentários! 🙂


Escrito por:

Isabela Zamboni



Comentários via Facebook

Comentários


Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *