Resenha: A Viagem de Mequinho ao Fundo do Poço – Marcio Marinho Nogueira

A viagem de Mequinho ao fundo do poço é um livro infanto-juvenil que busca alertar os jovens e adolescentes sobre os perigos das drogas. O livro é completo de ilustrações e apresenta um texto bem didático, contando a história do pequeno Mequinho que, ao passar dos anos, começa a se envolver com drogas e não aceita ajuda de ninguém ao seu redor.

Na primeira metade do livro, passamos pela infância de Mequinho e depois conferimos sua passagem pela vida adulta, até começar a beber demais para se livrar dos seus problemas. Claro que os problemas só aumentam, assim como o número de vezes em que ele bebe por dia. Com um estilo lúdico, o autor Marcio Marinho Nogueira faz um bom trabalho em ensinar jovens e crianças sem cair para o moralismo excessivo.

Resenha: A Viagem de Mequinho ao Fundo do Poço - Marcio Marinho Nogueira

Foto: Isabela Zamboni/Resenhas à La Carte

No entanto, algo me incomodou um pouco ao final do livro. A linguagem lúdica de repente torna-se totalmente séria e parecida com uma obra escrita para médicos, educadores e profissionais da área. Ele começa com uma proposta infantil e termina como uma apostila. Se o livro é destinado a jovens, ele se perde nessa parte: porque ensinando com termos complicados e como se fosse uma aula de ciência, a criança já perde um pouco o interesse.

O autor Marcio Nogueira é escritor e médico, portanto sua visão como profissional da saúde é bem clara na obra. Talvez se o final do livro fosse um pouco menos sério e mais “palpável”, A Viagem de Mequinho poderia se tornar uma referência de livro um pouco mais divertido para crianças e pré-adolescentes.

Leia também

 * Esse produto foi um brinde, porém, as informações contidas nesse post expressam as ideias da autora.

Resenha: A Viagem de Mequinho ao Fundo do Poço - Marcio Marinho NogueiraTítulo original: A Viagem de Mequinho ao Fundo do Poço
Autor: Marcio Marinho Nogueira
Editora: Criativa Leitura
Número de páginas: 120
Ano: 2016
Gênero: Infanto Juvenil
NotaEstrelaEstrelaEstrelaestrela vaziaestrela vazia


Escrito por:

Isabela Zamboni



Comentários via Facebook

Comentários


Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *