Resenha: Contos de Fadas – Edição Ilustrada e Comentada

Venho namorando esse livro desde 2011, quando participava de um grupo de estudos na faculdade sobre literatura. Na época não comprei, mas depois de anos, encontrei Contos de Fadas no Kindle Unlimited e comecei a ler despretensiosamente. Gostei demais e, não satisfeita com o ebook, comprei a versão capa dura da Zahar. Valeu cada centavo!

contos de fadas edição comentada e ilustrada zahar

Foto: Isabela Zamboni/Resenhas à La Carte

Em primeiro lugar, para quem ama as animações clássicas da Disney, esse livro é um prato cheio. Em Contos de Fadas encontramos as versões originais de diversos contos, como Branca de Neve, Cinderela, A Bela e a Fera, Pequena Sereia, e por aí vai. Também podemos conferir outros clássicos como Patinho Feio, Gato de Botas, Cachinhos Dourados etc. No entanto, se engana quem pensa que este é um livro feito para crianças. Na verdade, este livro destrincha os contos de fadas que conhecemos, contando suas origens, interpretações e múltiplos significados.

+Leia também: Resenha de A Bela Adormecida – Neil Gaiman e Chris Riddell

A edição contém notas de rodapé de Maria Tatar, que traz informações relevantes e interessantíssimas sobre o contexto histórico da época em que essas histórias eram contadas. Os contos de fadas têm sua origem na tradição oral, são beeem antigos e quase todos oferecem algum tipo de ensinamento ou moral.

contos de fadas edição comentada e ilustrada zahar

Foto: Isabela Zamboni/Resenhas à La Carte

Alguns contos foram sensacionais. Eu não fazia ideia da história original da Pequena Sereia e gostei muito mais do que a versão da Disney, que tirou a parte crucial do conto. Não vou contar, porque não quero dar spoiler! Outro conto que eu não conhecia e que gostei bastante foi o Barba Azul. É bem pesado, mas adorei! Hahaha!

Conforme avançamos no livro, percebemos como muitos contos são parecidos e tratam praticamente da mesma história. Os contos são adaptados para cada povo, cada país e, dessa forma, muitas vezes são repetitivos. Porém, isso não tira seu mérito – é um livro delicioso de ler!  As páginas fluem e podemos ficar horas e horas sem parar, desfrutando dos contos.

+Leia também: Resenha de Retalhos – Craig Thompson

O bacana dessa edição da Zahar é sua alta qualidade. As ilustrações são feitas por artistas que viveram no começo do século XIX e até anteriormente, acrescentando a visão daquela época aos contos. O projeto editorial é incrível: a fonte utilizada, a qualidade do papel, tudo feito com muito cuidado.

contos de fadas edição comentada e ilustrada zahar

Foto: Isabela Zamboni/Resenhas à La Carte

No final, ainda encontramos uma pequena biografia dos autores dos contos, como Hans Christian Andersen e Charles Perrault, e também dos ilustradores, como Gustave Doré e Walter Crane. 

Eu me apaixonei por esse livro e recomendo a todos! Nada melhor do que reviver os clássicos da infância e conhecer um pouquinho mais sobre cada um! 🙂

contos de fadas edição comentada e ilustrada zahar

Título original: The Annotated Classic Fairy Tales
Autora: Maria Tatar (edição, introdução e notas)
Editora: Zahar
Número de páginas: 452
Ano: 2013
Gênero: Contos
Nota: EstrelaEstrelaEstrelaEstrelaEstrela


Escrito por:

Isabela Zamboni



Comentários via Facebook

1 Comentário

  • kaji-san@hotmail.com'
    Wesley Lopes de Oliveira 16 / 07 / 2016

    Uma boa resenha sobre contos clássicos seria o do livro “a lenda do cavaleiro sem cabeça e Rip Van Winkle”, da editora Iluminuras. Uma das únicas editoras que publicaram esses dois contos em texto integral.
    “A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça” foi publicado sozinho pela editora Leya, mas apesar de estar muito bonito o visual, não sei se compensa, já que Rip Van Winkle com o texto original não é uma das coisas mais fáceis de se achar, e acredito que não exista nenhuma outra editora alguma que publicou ele dessa forma.
    Os contos são curtos mesmo, ficam por volta de 60~70 páginas, portanto, não se assustem com a quantia de 128 páginas da edição da Iluminuras.

    Responder


Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *