Resenha: Enclausurado – Ian McEwan

Não tem outra palavra pra descrever o último livro que li em 2016: UAU. Minha irmã me emprestou Enclausurado, do autor britânico Ian McEwan, dizendo que era incrível, sensacional e inexplicável. Como ela tem bom gosto, achei que deveria mesmo ser bom e comecei a ler nessas últimas semanas de dezembro. E realmente: é INCRÍVEL. Sem dúvida um dos melhores do ano e também da vida (não é exagero).

Resenha: Enclausurado - Ian McEwan

Foto: Isabela Zamboni/Resenhas à La Carte

Pense numa história contada por… um feto. Exatamente! Um bebê ainda na barriga da mãe contando a história de um crime que está prestes a acontecer. E não é qualquer feto: com um toque shakesperiano (bem parecido com Hamlet), o bebê é sarcástico, inteligente, sagaz e um narrador de primeira.

Ian McEwan assume um tom narrativo que cativa, prende a atenção do começo ao fim e, por fim, escreve uma prosa poética. No meio de um livro sobre um crime, lemos a narração de um bebê ainda não nascido que descreve com louvor todas as sensações de viver dentro de um útero; sem contar as divagações poéticas, os assuntos do momento que rondam a Europa Ocidental (xenofobia, guerras, política e economia) e até mesmo um gosto peculiar para vinhos. Não tem outra palavra para descrever esse livro senão sensacional.

Para comprar, só clicar no link abaixo:

Na trama, o narrador-bebê-feto, descreve a situação pavorosa de sua mãe Trudy, que traiu seu pai John e agora vive com Claude, um homem banal e repugnante, na própria casa de John. Para conseguir ganhar uma boa soma de dinheiro com a casa, que vale pelo menos 7 milhões de libras, Trudy e Claude armam um plano para conseguir herdar a propriedade. Mas Trudy nunca iria imaginar que a testemunha do crime é o ser vivo que está dentro de seu útero.

Resenha: Enclausurado - Ian McEwan

Foto: Isabela Zamboni/Resenhas à La Carte

O decorrer dos acontecimentos é instigante, não tem como parar de ler! Eu não queria largar o livro nunca e cada página dava falta de ar. Sabe aqueles livros que te deixam acelerado? Foi o que aconteceu comigo. Fazia muito tempo que não lia um romance tão bem escrito e com uma narrativa tão apaixonante. Quero ler absolutamente TUDO o que Ian McEwan escreve, incluindo seu romance mais famoso, “Reparação“.

Fechando 2016 com chave de ouro! ❤️

Resenha: Enclausurado - Ian McEwan

 

Título original: Nutshell
Autor: Ian McEwan
Editora: Companhia das Letras
Número de páginas: 200
Ano: 2016
NotaEstrelaEstrelaEstrelaEstrelaEstrela

 

 

LEIA TAMBÉM

 


Escrito por:

Isabela Zamboni



Comentários via Facebook

Comentários


Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *