Resenha: O Zen e a Arte da Escrita – Ray Bradbury

Já falei aqui no blog sobre alguns livros que servem como ajuda para escritores iniciantes. E o primeiro da lista foi este que vou resenhar agora: O Zen e a Arte da Escrita, de Ray Bradbury. É uma leitura prazerosa, leve e divertida, sem contar que também ajuda bastante os futuros escritores ou até mesmo quem deseja se expressar melhor.

Diferente do livro do Stephen King que comentei aqui, a obra de Bradbury é mais subjetiva. O livro é separado em pequenos ensaios que o autor escreveu ao longo da carreira, comentando sobre suas histórias, o processo criativo da escrita, dicas para quem deseja começar sua própria trajetória, entre outros relatos. É como se fosse um bate papo informal de Bradbury com nós, meros leitores. Digo isso porque o Bradbury é FODA e sabe escrever como ninguém (sou apaixonada por Fahrenheit 451).

Resenha: O Zen e a Arte da Escrita Ray Bradbury

Foto: Isabela Zamboni/Resenhas a La Carte

Ele é tão simpático e dá dicas tão aproveitáveis, que dá vontade de pegar um bloquinho e sair anotando ideias. Ao contrário do livro do Stephen King, que oferece dicas bem mais diretas, Bradbury filosofa mais sobre a arte de contar histórias. Ele fala um pouco sobre sua infância, de como teve as ideias para seus livros, as dificuldades que passou no começo da carreira… E também fala de autores célebres que o influenciaram.

Bradbury quer que seu leitor conheça coisas novas, explore novos mundos, saia da zona de conforto. Nos ensina a abrir a mente, tentar encontrar em nosso subconsciente, histórias inexploradas, prontas para nascer. O livro é curtinho, bem didático e funciona mais como um conselho de um amigo do que qualquer outra coisa.

Me encantei e quero logo ler mais livros dele! Próximo da lista: As Crônicas Marcianas.

Resenha: O Zen e a Arte da Escrita - Ray Bradbury

Título original: Zen in the Art of Writing: Essays on Creativity
Autor: Ray Bradbury
Editora: LeYa Brasil
Número de páginas: 168
Ano: 2011
Gênero: Biografia/Não-ficção
Nota: EstrelaEstrelaEstrelaEstrelaestrela vazia


Escrito por:

Isabela Zamboni



Comentários via Facebook

2 Comentários

  • contatojailton@gmail.com'
    jTon 20 / 06 / 2016

    De fato um excelente livro. Leitura muito deliciosa. Muitas dicas dicas em ensaios muito bem escritos. Fiz várias anotações. Então, daria um braço para escrever como esse cara.

    Responder

    • Isabela Zamboni 20 / 06 / 2016

      Com certeza! Ray Bradbury é demais! <3

      Responder


Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *