Resenha: Retalhos – Craig Thompson

Já faz algum tempo que estou com vontade der ler mais HQs e Graphic Novels. Mas, como não sabia nem por onde começar, dei uma pesquisada e encontrei críticas positivas de Retalhos, de Craig Thompson. Então, encontrei a versão digital e comecei a ler. O engraçado é que foi muito diferente do que eu estava imaginando, mas a surpresa foi ótima!

retalhos craig thompson

Foto: Isabela Zamboni/Resenhas à La Carte

Retalhos é um romance de formação, uma história incrível com belas ilustrações, ritmo fluido, personagens complexos e de uma sutileza fantástica. Nesta Graphic Novel, acompanhamos Craig desde sua infância até a idade adulta. A sinceridade aqui é dolorosa, mas importante.

+Leia também: Resenha de Aokigahara

+Leia também: Resenha de Sandman – Prelúdio 1

Craig é um garoto que desde sempre sofre com a repressão dos pais. Sua família é muito cristã e desde pequeno ele tenta compreender a Bíblia. Ele faz questionamentos aos reverendos e professoras nas escolas dominicais, frequenta acampamentos cristãos durante o inverno e seus pais o proíbem de praticamente qualquer coisa que não envolva a doutrina religiosa. Craig sofre bullying na escola, não tem amigos e seu companheiro mais próximo é seu irmão mais novo.

retalhos craig thompson

Reprodução

Na adolescência, ao participar de uma acampamento de inverno, Craig conhece Raina, por quem se apaixona instantaneamente. Após o acampamento, eles mantém contato por meio de cartas, até que os pais de Craig o liberam para visitar a amiga, que mora em outro estado. Craig então passa duas semanas na casa de Raina e conhece a família da garota, que vive um momento conturbado. Nessas duas semanas, Craig se questiona a respeito de tudo: fé, doutrina, rotina e passado. Ele também irá traçar paralelos de sua própria vida com alguns trechos da Bíblia, uma das partes mais cativantes de Retalhos.

É interessante acompanhar a luta desse personagem que sempre viveu à base do medo. O temor do sexo, temor de “não encontrar o caminho do céu“, o medo dos pais, o terror de encontrar pessoas novas e viver experiências diferentes assolam Craig. O protagonista não sabe o que é certo ou errado, como conduzir sua vida e até desenvolve um tipo de comportamento obsessivo. Raina mostra uma nova realidade a Craig, mas ainda assim é somente sozinho que ele vai conseguir se encontrar e refletir sobre sua vida e futuras escolhas.

retalhos craig thompson

Reprodução

Somos conduzidos a uma trajetória intensa e triste, porém honesta, marcante e, principalmente, sutil. Todos temos um pouco de Craig: tentamos trilhar nossos caminhos desviando de imposições, sejam de nossos pais, da escola, dos relacionamentos amorosos ou de tantas outras relações que cultivamos ao longo da vida.

Resumindo: é incrível! ❤

retalhos craig thompson capa

Título original:  Blankets
Autor: Craig Thompson
Editora: Quadrinhos na Cia (Companhia das Letras)
Número de páginas: 592
Ano: 2009
Gênero: Graphic Novel
Nota: EstrelaEstrelaEstrelaEstrelaEstrela


Escrito por:

Isabela Zamboni



Comentários via Facebook

Comentários


Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *