Resenha: O Sal da Vida – Françoise Héritier

Existe, sim, uma forma de leveza e de graça no simples fato de existir, que vai além das ocupações profissionais, além dos sentimentos poderosos, além dos engajamentos políticos e de todos os gêneros, e foi unicamente sobre isso que eu quis falar. Sobre esse pequeno plus que nos é dado a todos: o sal da vida. p.10

O Sal da Vida é um livro que relata experiências.

Acredito que ele tenha sido escrito com o intuito de despertar sensações nos leitores (ou ouvintes, como eu). O interessante é que, ao citar uma memória genérica, ex: o cheiro do bolo da vovó, o público se lembrará desse cheiro, mesmo ele não sendo o mesmo para todos e, as avós, obviamente, também não serem as mesmas.

Trata-se de uma experiência “íntima e sensorial”, como já descreve a sinopse.

Banho de chuva, rir até doer a barriga, fazer novos amigos. Todos sabemos como são essas situações, o quanto elas são gostosas, e cada um tem uma memória especial. Isso me deixou extremamente curiosa para saber quais são as memórias de cada leitor.

É um livro bastante saudosista, já que, ao citar situações do cotidiano, provavelmente, uma cena especial virá a mente. Além disso, ele mostra como coisas simples, muitas vezes sem qualquer valor, temperam a vida e dão mais sabor ao dia a dia.

+++ RESENHA: UBOOK

É claro, algumas memórias são mais pessoais e francesas que as outras, mais achei o livro bastante balanceado. Me identifiquei em diversas passagens.

A única coisa que me deixou um pouco chateada com o audiolivro é que a autora cita diversos atores / bandas / escritores que ela gosta ou que fazem parte da cultura francesa. Se estivesse lendo, provavelmente anotaria o nome dessas pessoas para procurar sobre suas obras depois, porém, sendo áudio, ficou inviável (principalmente porque não entendo mais que dez palavras em francês! haha).

O livro, escrito em formato de memórias / cartas, é extremamente corrido, em tópicos. Apesar de ser fluido, fica mais fácil se cansar do estilo da narrativa. Porém, quando você começa a pensar que será cansativo, o livro acaba. Ótima pedida para quem curte livros leves, sensíveis e graciosos 🙂

Capa de O Sal da VidaTítulo original: Le Sel de la vie
Autor: Françoise Héritier
Editora: Valentina
Número de páginas: 108
Ano: 2013
Gênero: Cartas / Lembranças
Nota: 1 estrela1 estrela1 estrelaestrela vaziaestrela vazia


Escrito por:

Melissa Marques



Comentários via Facebook

Comentários


Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *