Resenha: Vamos juntas? – Babi Souza

Resenha: Vamos juntas? - Babi Souza

FOTO: Melissa Marques / Resenhas à la Carte

Babi Souza começou o movimento Vamos Juntas? de forma bastante desproposital.

Jornalista, Babi trabalhava em uma agência de publicidade quando, em uma noite, resolveu criar uma página no Facebook com a ajuda de uma amiga designer. Hoje em dia, a fanpage conta com mais de 400.000 likes!

O livro trata, obviamente, sobre a história por trás da criação do projeto, mas vai muito além de um relato biográfico. Vamos Juntas? pode ser entendido como um “guia de sororidade para todas“.

Nele, de forma bastante didática, Babi disserta sobre algumas palavrinhas superimportantes e que, finalmente, estão se tornando mais populares. Mas, sem dúvidas, as que têm mais destaque no livro são SORORIDADE (união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum*)  e EMPODERAMENTO (ação social coletiva de participar de debates que visam potencializar a conscientização civil sobre os direitos sociais e civis*).

Clique na imagem abaixo para comprar o livro Vamos Juntas?

Elas, sem dúvidas, devem andar juntas. Quando você empodera uma garota – seja em qual circunstância for – você acaba fortalecendo a sororidade. Babi já participou de diversos programas e lives no facebook para falar sobre empatia, sororidade, machismo e cultura do estupro.  Confira a participação da autora no programa Encontro com Fátima:

O livro e o projeto Vamos Juntas? promovem a tão importante e urgente união feminina. Afinal, qual mulher nunca se sentiu vulnerável ao andar por uma rua escura, sozinha?  A ideia é que, caso veja alguma mulher nesse tipo de situação, você a convide para fazerem o trajeto juntas.

Pode parecer uma ideia simples, porém, Babi garante – e mostra em seu livro – que recebe inúmeros depoimentos diários de mulheres que se sentiram em uma situação de risco e foram “salvas” por desconhecidas.

Resenha: Vamos juntas? - Babi Souza

FOTO: Reprodução / Facebook

Além disso, alguns depoimentos anônimos ainda contam sobre como o Vamos Juntas? ajudou mulheres do Brasil todo a não se calarem diante de qualquer abuso. Muitas delas foram estupradas de diversas formas, e encontraram forças para denunciar seus agressores e falar sobre o assunto.

Enfim, o livro – apesar de pequeno – é extremamente importante como forma de conscientização. Fica a dica!

* FONTE: www.significados.com.br

LEIA TAMBÉM

Resenha: Vamos juntas? - Babi Souza

Título original: Vamos Juntas?
Autora: Babi Souza
Editora: Galera Record
Número de páginas: 144
Ano: 2016
NotaEstrelaEstrelaEstrelaestrela vaziaestrela vazia


Escrito por:

Melissa Marques



Comentários via Facebook

Comentários


Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *