15 maneiras de escrever mais rápido e sem distrações

A autora Daisy Hartwell entrou em contato com a gente e mandou um infográfico superlegal para quem tem vontade de escrever mais rápido e melhor. São 15 técnicas que ensinam como acelerar a escrita e mandar adeus para o medo do deadline.

O infográfico é superfofo e bem simples de entender! O único problema é que está em inglês e é enoooorme. Olha ele aqui embaixo (clique para abrir no tamanho grande):

15 maneiras de escrever mais rápido e se tornar um escritor

 

 

Porém, como não sou designer e não consigo fazer um info lindo desses, eu traduzi as 15 dicas essenciais e aqui embaixo você confere todas elas! 

1 – Silencie o editor que vive dentro de você

Essa pessoa parece querer o melhor para você, o amigo mais preocupado mas, de fato, é o seu pior inimigo. Deixe o perfeccionismo de lado e apenas escreva. Dicas para lidar com isso:

  • Imagine que esse editor que vive em você é real;
  • Coloque-o dentro de um cofre e tranque;
  • Você ouve aquele silêncio? Agora é o momento de começar a escrever.

2 – Estrutura é tudo

É tão importante quanto a própria escrita. Se organize o máximo que puder. Faça um plano superdetalhado das suas tarefas e de como elas se encaixam no seu prazo. Passos pequenos, mas restritos, vão te dar um ritmo bom e acelerar o processo. Dica: agende não somente suas tarefas, mas também reserve um tempo para edição do texto.

3 – Combata as distrações

Todas suas redes sociais, parentes, amigos, animais de estimação e tarefas domésticas podem arruinar seu plano de escrita. Lembre-se de uma coisa: você é o chefe! Então deixe de lado todas as distrações. Dica: coloque fones de ouvido. Você nem precisa ouvir música – só colocando-os já vai prevenir que outras pessoas interrompam sua produtividade.

15 maneiras de escrever mais rápido e sem distrações

Foto: Pixabay

4 – Contabilize suas palavras-por-hora

Você pode aumentar sua velocidade de escrita competindo com você mesmo por uma taxa maior de palavras-por-hora. A partir de agora, esse será o seu desafio. Dica: você pode testar sua velocidade de escrita no site typingtest.com

5 – Deixe para formatar somente no final

O controle de qualidade é o último passo do processo. Esqueça aquelas linhas vermelhas e verdes irritantes do Word ou as dicas dos softwares de edição. Desligue-as. Escreva primeiro. Dica: use formatação automática no programa de edição que você utiliza.

6 – Escreva sobre o que você sabe

Você pode economizar tempo escrevendo sobre algo que você já conhece e sabe! Corte o tempo de pesquisa. Use sua experiência e conhecimento. Mostre seu expertise. Dica: escrever sobre o que você sabe nem sempre é sobre eventos. É também sobre emoções. Você não precisa ser um astronauta para escrever sobre Marte.

7 – Guarde todas as anotações em um mesmo lugar

Otimize suas ideias. Use apenas um caderno de anotações ou arquivo para cada história ou tópico específico. Você pode “escanear” seus pensamentos de uma maneira muito mais rápida quando você usa apenas uma fonte. Dica: use letra maiúscula em frases ou palavras inteiras para separar as ideias. Isso vai te ajudar a “navegar” melhor pelo papel.

15 maneiras de escrever mais rápido e sem distrações

Foto: Pixabay

8 – Use um cronômetro

Use um cronômetro e coloque para apitar em 30 minutos. Intervalos curtos e regulares vão deixar seu cérebro mais focado na tarefa. Ligue o alarme do celular e faça uma pausa de 5 minutos. Dica: você também pode usar a famosa Técnica Pomodoro.

9 – Faça um exercício físico de 5 minutos

Pesquisas sugerem que alternar atividades físicas e mentais podem aumentar sua produtividade. 20 flexões são a maneira perfeita de fazer um intervalo. Dica: faça yoga. Diminua o risco de perda de memória ou demência com uma prática regular de yoga e meditação.

10 – Crie conexões entre suas tarefas (uma ponte)

É bem legal se você teve um dia superprodutivo. Tente manter o mesmo ritmo amanhã. Resuma o que você fez hoje e elabore novas tarefas para o dia seguinte. Dica: faça uma nova “lista de afazeres” para o próximo dia. Não aumente ou atualize a sua atual. Você está analisando o que já foi feito e criando uma nova lista baseada nos seus eventos e tarefas diárias.

11 – Fique confortável enquanto escreve

Você pode acelerar sua velocidade de escrita trabalhando em um ambiente confortável. Fique à vontade em seu sofá ou poltrona, encha a garrafinha de água e tranque a porta se precisar. Dica: estudos mostraram que para um trabalho mais preciso e detalhado, um ambiente organizado e limpo pode ser benéfico.

12 – Pense na recompensa

Tenha motivação! Uma xícara de café pode ser uma boa recompensa para um longo parágrafo. Faça pequenas recompensas a si mesmo e siga em frente de bom humor. Dica: dê R$20 a um parante ou amigo. Se você terminar sua tarefa do dia até às 14h, você ganha seu dinheiro de volta. Senão, você perde.

15 maneiras de escrever mais rápido e sem distrações

Foto: Pixabay

13 – Escolha a hora do dia mais produtiva

Você já sabe qual é o horário do dia mais produtivo. De manhã bem cedinho ou durante a madrugada, você é quem escolhe. Até mesmo duas horas de trabalho com máxima concentração pode ser superefetivo. Dica: se você consegue trabalhar em um projeto por 90 minutos ou mais com apenas pequenos intervalos, isso é sinal de que você está trabalhando com picos de produtividade. Use esse conhecimento para identificar qual o melhor horário do dia para escrever mais rápido.

14 – Jogue jogos de digitação

Você é lento para digitar? Melhore sua velocidade na escrita com tutoriais online. A internet está cheia deles. Dica: top 3 jogos de digitação:

15 – Pratique

Você não vai escrever rápido depois do seu primeiro artigo. Os resultados demoram a aparecer, então tenha paciência e trabalhe duro. Escrever regularmente vai te ajudar a ganhar velocidade. Dica: encontre um parceiro para escrever. Aposte com um amigo que você consegue escrever um artigo de até 800 palavras mais rápido do que ele. Faça apostas com sua reputação.

E aí, curtiram as dicas? 🙂

LEIA TAMBÉM


Escrito por:

Isabela Zamboni



Comentários via Facebook

Comentários


Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *