Posso afirmar que 2016 foi um bom ano para leituras: no total li 34 livros, uns muito bons, outros dispensáveis. Mas, como é o último dia do ano, resolvi listar os melhores livros de 2016! Fica a indicação pra quem quiser conhecer obras interessantes.
Os 10 melhores livros que eu li em 2016 – Isa
1. O Grande Gatsby – F. Scott Fitzgerald

Foto: Isabela Zamboni/Resenhas à La Carte
Esse com certeza foi o melhor que li este ano. Já tinha visto os dois filmes, então demorei pra ter coragem de ler O Grande Gatsby. Mas depois que comecei, não conseguia mais parar! O jeito que Fitzgerald narra a trama de Gatsby não tem comparação. Você pode ler a resenha aqui!
2. A Revolução dos Bichos – George Orwell

Foto: Isabela Zamboni/Resenhas à La Carte
Esse foi uma releitura de 2016: já tinha lido A Revolução dos Bichos com uns 13 ou 14 anos, mas posso afirmar que a leitura foi bem mais proveitosa agora. A ironia e a crítica desse livro é sensacional. Também tem resenha aqui no blog.
3. O Sol Também se Levanta – Hemingway

Foto: Isabela Zamboni/Resenhas à La Carte
Esse livro foi uma excelente surpresa neste ano. Eu já tinha lido outros livros de Hemingway, mas não tinha me empolgado muito. Quando terminei O Sol Também se Levanta, eu finalmente compreendi a genialidade do autor, assim como seu estilo narrativo seco e direto. Esse livro traz só boas lembranças e um novo ponto de vista sobre a “geração perdida”. Se quiser saber mais, é só conferir a resenha completa aqui.
4. Enclausurado – Ian McEwan

Foto: Isabela Zamboni/Resenhas à La Carte
Último livro que li em 2016, Enclausurado é um livro sensacional, arrepiante e não dá vontade de parar de ler nem por um segundo. Se você ainda não conhece, corre pra conferir! (SÉRIO!) Vem conferir a resenha aqui.
5. Cândido ou o Otimismo – Voltaire

Foto: Isabela Zamboni/Resenhas à La Carte
Um clássico que você deve ler pelo menos uma vez na vida. Não tenho como descrever como essa obra de Voltaire é engraçada e como a narrativa flui tão bem, mesmo sendo um livro de 1759. Vem conferir aqui a resenha.
6. 84, Charing Cross Road (Nunca Te Vi, Sempre Te Amei) – Helene Hanff

Reprodução/The Paper Trail Diary
Infelizmente, não consegui encontrar essa obra traduzida em lugar nenhum. O livro no Brasil está esgotado, então consegui achar em PDF pela internet (não lembro como encontrei, mas consegui de alguma forma haha). Mas 84, Charing Cross Road é um livro somente com cartas entre pessoas viciadas em livros. É incrível! Para conferir a resenha, acesse aqui.
7. Felicidade e outros contos – Katherine Mansfield

Foto: Isabela Zamboni/Resenhas à La Carte
Nunca havia lido nada da Katherine Mansfield, mas sabia que ela era uma autora que influenciou muitas outras escritoras incríveis, como Virginia Woolf e Clarice Lispector. A coletânea de Felicidade e Outros Contos é uma obra sutil, delicada, mas com grande intensidade. Veja aqui a resenha.
8. O Mundo de Sofia – Josteein Garder
Sim, só li O Mundo de Sofia com 25 anos. Quando era adolescente eu tinha começado, mas nunca terminei. Resolvi dar uma chance e gostei muito! Claro que a parte da historinha mesmo é mais voltada para um público jovem, mas saber um pouco mais sobre a história da filosofia, de uma forma tão didática, foi uma ótima experiência. Depois disso, comecei a pesquisar bem mais sobre filosofia e a cada dia me apaixono mais pelo assunto. Infelizmente não tem resenha, mas se você ainda não conhece, dê uma chance ao Mundo de Sofia!
9. Contos de Fadas – Edição comentada e ilustrada

Foto: Isabela Zamboni/Resenhas à La Carte
Sempre adorei contos de fadas, mas principalmente as histórias originais, que vieram das antigas lendas europeias. Esse livro da Zahar, além de ser uma edição linda de capa dura, com ilustrações da época, contém quase todos os contos de fadas conhecidos e as explicações sobre suas origens. É uma leitura bem rica e cativante. Confira aqui a resenha.
10. A Ignorância – Milan Kundera

Foto: Isabela Zamboni/Resenhas à La Carte
Praticamente tudo o que o Milan Kundera escreve eu adoro. É um dos meus autores favoritos, e cada livro dele é uma inspiração. A Ignorância foi um livro que comprei por impulso, sem saber nada sobre a história, mas, como sempre, me apaixonei. O estilo narrativo do autor é tão bom e envolvente que fica impossível não ficar vidrado na história. Confira aqui a resenha.
Esses foram meu TOP 10 do ano, para encerrar 2016 de uma vez por todas. E que 2017 seja um ótimo ano de leituras para todos!
LEIA TAMBÉM
- Todos os livros citados no revival de Gilmore Girls: Um Ano Para Recordar
- Livros em escadas e muros? Entenda!
- TAG: Minha Vida Literária

Isabela Zamboni Moschin é jornalista, especialista em Língua Portuguesa e Literatura e mestre em Mídia e Tecnologia. Adora café, livros, séries e filmes. Atualmente, trabalha como Analista de Conteúdo na Toro Investimentos