Resenha: Mortina – Barbara Cantini

Como vocês sabem, aqui no Resenhas temos o costume de ler absolutamente tudo. Para ajudar os adultos a encontrar novos e bons livros infantis para os pequenos, nós sempre apostamos em conhecer esses títulos e indicá-los por aqui. Comecei a ler Mortina com esse intuito, aproveitando o mote da história, bem diferente das que costumamos ver por aí. A pequena Mortina quer, como qualquer outra criança, fazer amigos. Mas há um detalhe: ela é uma menina-zumbi.

Confira a sinopse completa:

Mortina é uma menina diferente de todas as outras: ela é uma menina-zumbi. Passa os dias no Palacete Decrépito com sua tia Fafá Lecida e seu inseparável amigo, o galgo albino Tristão.
O maior sonho de Mortina é ter amigos de sua idade para brincar, mas sua tia nunca deixa que ela saia de casa, porque tem medo da reação dos humanos ao conhecerem a pequena zumbi.
Para sua alegria, um dia a oportunidade perfeita aparece: o Dia das Bruxas, quando todas as crianças saem às ruas com as fantasias mais horripilantes. Mortina nem vai precisar trocar de roupa para encarar a maior aventura de sua vida.

O Dia das Bruxas ainda não é uma comemoração muito popular no Brasil, o que por si já pode despertar o interesse das crianças pelo tema. Apesar dos hábitos “diferentes” de Mortina e sua tia Fafá Lecida, a história não tem nada de assustadora. Ao contrário: o foco principal é mostrar ao leitor (ou ouvinte) que, apesar das diferenças, todos podem conviver felizes.

Resenha: Mortina - Barbara Cantini
FOTO: Melissa Marques | Resenhas à la Carte

Clique abaixo para garantir o seu exemplar:

A história e as ilustrações são de Barbara Cantini – as ilustrações são superlúdicas e coloridas – e o trabalho de tradução foi muito bem feito por Eduardo Brandão. Algumas piadinhas, nomes de personagens e descrições ficaram bem divertidos em português.

Porém, o começo da história me agradou mais do que o desenvolvimento e a conclusão. Ele é bastante descritivo e explicativo, e a autora soube usar o talento com o lápis a seu favor: apesar de mortos – hahahahaMortina e sua turma são bem expressivos. Além disso, a ambientação do Palacete Decrépito é bem engraçadinha.

Mortina tornou-se sucesso e é o primeiro de uma série de livros com a personagem-zumbi. Deve ser por isso que, nas últimas páginas, fiquei com a impressão da conclusão ser meio vaga. Tipo aquelas séries da Netflix que são incríveis, mas no final da temporada só deixam perguntas para a próxima, sabe? haha

Espero que nos próximos as histórias sejam mais amarradinhas. Fora isso, Mortina é um livro diferente e bem divertido. Vale conhecer!

LEIA TAMBÉM

* Esse produto foi um brinde, porém, as informações contidas nesse post expressam as ideias da autora.

Resenha: Mortina - Barbara CantiniTítulo original: Mortina
Autor: Barbara Cantini
Editora: Companhia das Letrinhas
Número de páginas: 56
Ano: 2019
Gênero: Infantil
Nota

Comentários via Facebook

Comentar