Resenha: O Grande Deus Pã – Arthur Machen

Quando recebi da Editora Penalux o livro O Grande Deus Pã, de Arthur Machen, não fazia ideia do que esperar. Nunca tinha ouvido falar no autor, mas quando vi que ele exerceu forte influência em H.P. Lovecraft, já me interessei na hora. O universo criado por Lovecraft é fenomenal, então supus que Arthur Machen seria tão bom quanto.

Resenha: O Grande Deus Pã - Arthur Machen

Foto: Isabela Zamboni/Resenhas à La Carte

E não me decepcionou! O Grande Deus Pã é um livro bem curtinho, com apenas 123 páginas, mas conta uma história de terror bem elaborada. Foram várias influências que encontrei nesta obra: por vezes parecia que estava lendo um penny dreadful (livros populares de terror/mistérios que eram comuns na Inglaterra vitoriana), outras que estava lendo Drácula, e até lembrei do filme recente “A Bruxa”, que provavelmente se inspirou em Lovecraft ou Machen. É o típico gênero pelo qual sou apaixonada: envolve mistério, terror, ficção científica e período vitoriano.

Leia também

Resenha: Jogo Perigoso – Stephen King

Resenha: Aura – Carlos Fuentes

Bom, mas vamos falar da história: para resumir, vários assassinatos/suicídios estão ocorrendo em massa em Londres no período vitoriano, mas não se sabe o motivo. O único elo em comum é uma mulher suspeita de realizar atividades assustadoras. Para tentar desvendar o que está acontecendo, acompanhamos alguns personagens: Sr. Clarke, Dr. Raymond, Villiers  e Austin, todos frequentadores da alta sociedade.

Claro que os acontecimentos na cidade estão relacionados a um evento primordial no livro, que nos é apresentado logo nas primeiras páginas. Ao mesmo tempo, também conhecemos algumas histórias assustadoras envolvendo uma aldeia e seus moradores. Por ser uma narrativa curta, não há muito tempo de desenvolver personagens ou uma trama complexa, mas o trabalho do autor é perfeito em criar uma atmosfera pesada e assustadora.

Resenha: O Grande Deus Pã - Arthur Machen

Foto: Isabela Zamboni/Resenhas à La Carte

A tradução é de Chico Lopes, que faz um trabalho excelente, assim como a ótima edição da Editora Penalux, que tomou muito cuidado com a revisão.

Mais um livro ótimo que surpreende e merece ser reconhecido!

Resenha: O Grande Deus Pã - Arthur MachenTítulo original: The Great God Pan
Autor: Arthur Machen
Editora: Penalux
Número de páginas: 123
Ano: 2016
Gênero: Literatura Estrangeira/Terror
NotaEstrelaEstrelaEstrelaestrela vaziaestrela vazia


Escrito por:

Isabela Zamboni



Comentários via Facebook

1 Comentário

  • imon@uol.com.br'
    Simone 25 / 07 / 2017

    Boa noite..o livro esta disponivel na Amazon para baixar no kindle por 6,25.. bem barato.

    Responder


Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *