Listas  |  15.11.2020

15 livros de terror que você precisa começar a ler já!

Você gosta de livros de terror, suspense ou thriller como eu? Então não pode perder a lista abaixo! Se você está procurando um terror muito bom ou de um livro que vai te arrepiar, confira nossas indicações.

15 livros de terror para ler já!

1. Misery – Stephen King

Resenha: Misery - Stephen King

Foto: Isabela Zamboni/Resenhas à La Carte

Um ótimo suspense, que arrepia até a alma. O livro é fácil de ler, empolgante e a personagem principal Anne Wilkes é louca de pedra! Eu já fiz resenha de Misery aqui no blog e conto tudinho pra vocês! 🙂 Um livro de terror que deve estar na sua lista de livros-medonhos-para-ler.

Leia a sinopse:

Paul Sheldon é um famoso escritor reconhecido pela série de best-sellers protagonizados por Misery Chastain. No dia em que termina de escrever um novo manuscrito, decide sair para comemorar, apesar da forte nevasca. Após derrapar e sofrer um grave acidente de carro, Paul é resgatado pela enfermeira aposentada Annie Wilkes, que surge em seu caminho.

A simpática senhora é também uma leitora voraz que se autointitula a fã número um do autor. No entanto, o desfecho do último livro com a personagem Misery desperta na enfermeira seu lado mais sádico e psicótico.

Profundamente abalada, Annie o isola em um quarto e inicia uma série de torturas e ameaças, que só chegará ao fim quando ele reescrever a narrativa com o final que ela considera apropriado. Ferido e debilitado, em Misery – Louca obsessão, Paul Sheldon terá que usar toda a criatividade para salvar a própria vida e, talvez, escapar deste pesadelo.

Para comprar Misery, é só acessar o link abaixo:

2. Assovie Que Virei: Histórias de Fantasmas – M.R. James

Resenha: Assovie Que Virei (Histórias de Fantasmas) - M. R. James

Foto: Isabela Zamboni/Resenhas à La Carte

Esse livro foi traduzido pela Editora Penalux no Brasil e traz contos de terror sensacionais. O autor M.R. James é considerado um dos melhores autores da literatura sobrenatural, graças a seu método e estilo distintos.

De acordo com a sinopse do livro, “os cinco pequenos contos reunidos nesse volume mostram que o autor e professor de inglês M. R. James era mestre: as histórias de fantasmas que ele nos apresenta brotam do mais corriqueiro cotidiano, sem pirotecnias estilísticas, transformando o comum, pouco a pouco em algo simplesmente insuportável.” Você pode conferir a resenha aqui!

Para comprar o livro, é só clicar no link abaixo:

3. Aura – Carlos Fuentes

Resenha: Aura - Carlos Fuentes

Foto: Isabela Zamboni/Resenhas à La Carte

Esse é um conto bem assustador do Carlos Fuentes. Sabe aquela atmosfera lúgubre, em uma casa estranha, com pessoas mais bizarras ainda? Os acontecimentos desse livro deixam um certo incômodo na hora de ler, o que deixa a experiência muito boa. Também já resenhei aqui no blog e você pode conferir mais detalhes!

Leia a sinopse:

Poucos textos na literatura mexicana têm a beleza e a expressividade desta narrativa, Aura, em que os processos da ficção são levados às últimas consequências. As imagens do sonho alteram a realidade ou a realidade se vê contaminada pelo sonho.

O fato é que Carlos Fuentes, dono de todos os recursos, empregando uma eficaz técnica literária, deu alento a uma atmosfera de sombras e ecos, onde está manifestado o tema da verdadeira identidade, e o amor volta a se unir, acima do tempo, através do mal e da morte.

Aura é mais do que uma intensa história de fantasmas: é uma lúcida e alucinada exploração do sobrenatural, um encontro dessa vaga fronteira entre a irrealidade e o tangível, essa zona da arte onde o horror gera a beleza.

Aproveite para comprar o livro:

4. O Cemitério – Stephen King

Foto: Reprodução/Instagram @garimpandosebos

Sabe aquela velha história de pessoas que moram em cima de um cemitério indígena? Esse “clichê” do terror serve perfeitamente para esse livro mórbido do Stephen King. Além de terror e suspense, ainda é um drama sobre vida e morte.

Na trama, Louis Creed, um jovem médico de Chicago, acredita que encontrou seu lugar em uma pequena cidade do Maine. A boa casa, o trabalho na universidade e a felicidade da esposa e dos filhos lhe trazem a certeza de que fez a melhor escolha. Num dos primeiros passeios pela região, conhecem um cemitério no bosque próximo à sua casa.

Ali, gerações de crianças enterraram seus animais de estimação. Mas, para além dos pequenos túmulos, há um outro cemitério. Uma terra maligna que atrai pessoas com promessas sedutoras. Um universo dominado por forças estranhas capazes de tornar real o que sempre pareceu impossível.

Para comprar o livro, é só acessar o link abaixo:

5. Coraline – Neil Gaiman

Resenha: Coraline - Neil Gaiman

FOTO: Isabela Zamboni | Resenhas à la Carte

Coraline é um livro sensacional do Neil Gaiman! A história chega perto de ser uma adaptação de Alice no País das Maravilhas, mas com um lado bem mais “dark”.

Apesar de não ser tão “pesado” – o público-alvo é infanto-juvenil – é de dar arrepios naqueles que curtem uma boa trama de suspense e terror, principalmente quem curte criaturas estranhas/maquiavélicas.

Veja a sinopse:

Certas portas não devem ser abertas. E Coraline descobre isso pouco tempo depois de chegar com os pais à sua nova casa, um apartamento em um casarão antigo ocupado por vizinhos excêntricos e envolto por uma névoa insistente, um mundo de estranhezas e magia, o tipo de universo que apenas Neil Gaiman pode criar.

Ao abrir uma porta misteriosa na sala de casa, a menina se depara com um lugar macabro e fascinante. Ali, naquele outro mundo, seus outros pais são criaturas muito pálidas, com botões negros no lugar dos olhos, sempre dispostos a lhe dar atenção, fazer suas comidas preferidas e mostrar os brinquedos mais divertidos. Coraline enfim se sente… em casa. Mas essa sensação logo desaparece, quando ela descobre que o lugar guarda mistérios e perigos, e a menina se dá conta de que voltar para sua verdadeira casa vai ser muito mais difícil ― e assustador ― do que imaginava.

Eu já resenhei Coraline aqui no blog também, para conferir é só acessar aqui.

Aproveite para comprar o livro:

6. O Vilarejo – Raphael Montes

Resenha: O Vilarejo - Raphael Montes

FOTO: Isabela Zamboni/Resenhas à la Carte

Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas.

É a partir daí que Raphael Montes cria sete histórias situadas em um vilarejo isolado, apresentando a lenta degradação dos moradores do lugar, e pouco a pouco o próprio vilarejo vai sendo dizimado, maculado pela neve e pela fome.

As histórias podem ser lidas em qualquer ordem, sem prejuízo de sua compreensão, mas se relacionam de maneira complexa, de modo que ao término da leitura as narrativas convergem para uma única e surpreendente conclusão.

O livro é muito bom, li praticamente em dois dias! Veja aqui a resenha.

Compre agora o livro:

7. Frankenstein – Mary Shelley

Curiosidades sobre Frankenstein que você nem imaginava

Foto: Isabela Zamboni | Resenhas à la Carte

Pense em um livro sensacional! Quando comecei Frankenstein, não queria mais parar! É um clássico e deve ser lido com certeza: as escritas em diário são fantásticas e o estilo de Mary Shelley impecável.

O terror aqui é tanto psicológico como “palpável” e merece diversas releituras. Para saber mais detalhes, é só acessar a resenha que fiz aqui no blog.

Aproveite para comprar Frankenstein, essa obra incrível da literatura!

8. O Homem Invisível – H.G. Wells

O Homem Invisível - H.G. Wells

Foto: Isabela Zamboni/Resenhas à La Carte

Não sei se é possível considerar O Homem Invisível como terror ou ficção científica, mas foi um livro que me aterrorizou. O protagonista é uma pessoa horripilante e cada atitude sua me dava um pouco de medo.

Os questionamentos que o livro aponta também trazem um mal-estar, então indico como livro de terror, principalmente para quem tem receio de tecnologias que vão além da nossa capacidade de compreensão. Leia a resenha aqui!

Aproveite para comprar O Homem Invisível:

9. O Corvo – Edgar Allan Poe

Resenha: O Corvo - Edgar Allan Poe

Foto: Isabela Zamboni/Resenhas à la Carte

Profeta, ou o que quer que sejas!
Ave ou demônio que negrejas!
Profeta sempre, escuta: Ou venhas tu do inferno
Onde reside o mal eterno,
Ou simplesmente náufrago escapado
Venhas do temporal que te há lançado
Nesta casa onde o Horror, o Horror profundo
Tem os seus lares triunfais,
Dize-me: existe acaso um bálsamo no mundo?”
E o corvo disse: “Nunca mais”.

Não tem como citar terror sem falar de Edgar Allan Poe! O poema O Corvo (The Raven) é o trabalho mais famoso do autor e um dos mais importantes. No entanto, ele também é um excelente contista e suas histórias já foram interpretadas muitas e muitas vezes na TV e no cinema.

Eu já li o Assassinatos na Rua Morgue e gostei demais do estilo de Poe. Recentemente, foi lançada uma nova versão com traduções de Machado de Assis e Fernando Pessoa, além de textos de apoio que ajudam bastante a compreender a obra do autor. Recomendo!

Clique abaixo para comprar:

10. A Volta do Parafuso – Henry James

Resenha: A Volta do Parafuso

Foto: Isabela Zamboni/Resenhas à La Carte

A Volta do Parafuso (ou A Outra Volta do Parafuso) é um daqueles livros que quando você lê pela primeira vez, tem uma certa impressão. Quando lê a segunda, outra totalmente diferente. Quando fiz a resenha desse livro aqui no blog, eu não fiz comentários muito positivos.

Porém, depois de ler alguns textos de apoio, ver adaptações cinematográficas e até discutir sobre o livro com outras pessoas, percebi que ele é ótimo! São tantas interpretações diferentes e tantas “pistas” que o autor dá durante a obra que a cada releitura fica mais interessante.

O livro conta a história da jovem filha de um pároco que, iniciando-se na carreira de professora, aceita mudar-se para a propriedade de Bly, em Essex, arredores de Londres. Seu patrão é tio e tutor de duas crianças, Flora e Miles, cujos pais morreram na Índia, e deseja que a narradora (que não é nomeada) seja a governanta da casa de Bly. Ao chegar a Essex, a jovem logo percebe que duas aparições, atribuídas a antigos criados já mortos, assombram a casa.

Assistiu à série Maldição da Mansão Bly? Então recomendo fortemente a leitura!

Aproveite para comprar:

11. O Grande Deus Pã – Arthur Machen

Resenha: O Grande Deus Pã - Arthur Machen

Foto: Isabela Zamboni/Resenhas à La Carte

Outro livro bom de terror é “O Grande Deus Pã“, de Arthur Machen. Eu recebi esse livro da Editora Penalux e foi uma ótima surpresa! Ele lembra bem aquele estilo do Henry James e do Robert Louis Stevenson e traz um terror psicológico bem diferente.

Na obra, que foi publicada em 1898, Machen conta a história de um médico que inventa uma nova cirurgia cerebral e permite ao ser humano ver o Outro Lado da realidade – um processo conhecido pelos antigos e que eles chamavam de “ver o Deus Pã”. É uma obra que aborda os limites da tecnologia e da ambição humana – e vale muito a pena!

Clique abaixo para comprar:

12. O Médico e o Monstro – Robert Louis Stevenson

Resenha: O Médico e o Monstro - Robert Louis Stevenson

Foto: Isabela Zamboni/Resenhas à La Carte

Nas sombrias ruas de Londres, um criminoso sem escrúpulos espreita. Seu nome é sr. Hyde, e sua conexão íntima e injustificada com um respeitável médico da vizinhança, o dr. Jekyll, é motivo de suspeita.

Publicado pela primeira vez em 1886, esta instigante novela é um clássico do autor escocês Robert Louis Stevenson que inspirou desde Vladimir Nabokov e Jorge Luis Borges até Stan Lee.

Ao narrar as experiências de um médico que, numa “noite maldita”, tomou uma poção fumegante de coloração avermelhada e descobriu “a dualidade absoluta e primordial do homem”, o autor escocês criou uma história de suspense e horror, em que o perigo iminente não está do lado de fora, mas do lado de dentro, na parte obscura da alma.

Para comprar o livro, é só clicar no link abaixo:

13. Drácula – Bram Stoker

Livros da Era Vitoriana que você precisa conhecer

FOTO: Isabela Zamboni | Resenhas à la Carte

Impossível falar de livros de terror sem lembrar de Drácula, de Bram Stoker, a história do vampiro mais famoso da literatura.

Quando um agente imobiliário ajuda um conde a comprar uma propriedade em Londres, não poderia imaginar o mal que estava levando ao Ocidente.

Na partida de xadrez que se segue, entre esse nobre perturbador (que pouco aparece, mas é onipresente) e um determinado grupo de adversários (que inclui o professor Van Helsing e a inteligente Mina Harker), o que está em jogo vai além da luta entre a vida e a morte.

Quer comprar o livro? É só clicar no link abaixo:

14. Carmilla – A Vampira de Karnstein – Sheridan Le Fanu

Resenha: Carmilla - A Vampira de Karnstein - Sheridan Le Fanu

Foto: Isabela Zamboni | Resenhas à la Carte

E já que estamos falando sobre vampiros, é sempre bom lembrar o excelente Carmilla – A Vampira de Karnstein. 

A lasciva personagem que dá título ao conto tornou-se uma das mais impactantes figuras do imaginário vampiresco na história.

A obra é narrada por Laura, jovem que vive isolada com o pai em um castelo na Estíria – região do antigo império austro-húngaro.

Uma hóspede inesperada, entretanto, despertará os sentimentos amorosos da jovem Laura, ao mesmo tempo que lhe causará certo terror ao trazer de volta antigos pesadelos da infância.

Carmilla é um conto sobre sedução e horror, criaturas ancestrais e o despertar da maturidade, amor e repulsa.

Para comprar o livro, clique no link abaixo:

15. O Fantasma da Ópera – Gaston Leroux

Resenha: O Fantasma da Ópera - Gaston Leroux

Foto: Isabela Zamboni/Resenhas à la Carte

Pela Ópera de Paris circulam bailarinas, cantores, funcionários… e rumores. Após uma sequência de acontecimentos estranhos e funestos, a nova direção da casa passa a levar a sério o que até ali julgara impossível: um fantasma assombra o teatro.

Criatura mutilada e de passado enigmático, arquiteto de trotes e tragédias, o Fantasma da Ópera habita os labirínticos porões da construção e usa sua voz, suas lições e seu poder para seduzir a cantora Christine Daaé. Mas, quando ela rompe o pacto implícito entre eles, é arrastada para o subterrâneo – numa espiral de mistério, horror e música.

Romance francês de ficção gótica, parcialmente inspirado em fatos históricos ligados à Ópera de Paris no século XIX, O Fantasma da Ópera mescla um triângulo amoroso com um thriller repleto de intrigas e inspirações diabólicas.

Apesar dos elementos de romance, O Fantasma também pode ser muito assustador! Vale como livro de terror com certeza! 🙂

Clique abaixo para comprar:

Eu ia citar mais livros do Stephen King, mas achei que a lista ia ficar muito grande! E vocês, recomendam mais livros de terror legais? Deixem as sugestões nos comentários 🙂

LEIA TAMBÉM

Ajude o Resenhas! Clicando na imagem abaixo você contribui para o crescimento do blog! 🙂

Ajude o resenhas a crescer

Anterior
Próximo
Compartilhe
Comente Aqui
6 Comentários “15 livros de terror que você precisa começar a ler já!”
  1. Samuel Trajano      29 abr 2020 // 11H54

    Olá, adorei o conteúdo. Gostaria que você publicasse uma resenha do livro “O chá do Amor” de Jennifer Donnelly, o livro é bastante interessante e cheio de intrigas.

    • Isabela Zamboni      29 abr 2020 // 02H40

      Que bom que gostou, Samuel! E obrigada pela dica do livro! 🙂 beijos

  2. Dominque      19 nov 2019 // 01H39

    Muito obrigada pelo conteúdo!!! Vou ler todosssssssssss!
    Encomendei ”Entre quatro paredes – B.A Paris” e chega amanhã… Ja ouviram falar? Ansiosa demais!

    • Isabela Zamboni      19 nov 2019 // 01H39

      Oi Dominique, que bom que gostou! Não conheço esse livro, depois conta pra gente se é bom!

      Beijos

  3. Dominque      04 dez 2018 // 05H15

    Muito obrigada pelo conteúdo!!! Vou ler todosssssssssss!
    Encomendei ”Entre quatro paredes – B.A Paris” e chega amanhã… Ja ouviram falar? Ansiosa demais!

    • Isabela Zamboni      04 dez 2018 // 05H24

      Oi Dominique, que bom que gostou! Não conheço esse livro, depois conta pra gente se é bom!

      Beijos