Resenha: Surpreendente!, de Maurício Gomyde

Estava pensando sobre como é bom poder acompanhar de perto o desenvolvimento da literatura nacional. Quando conheci Maurício Gomyde, através de seu primeiro livro O Mundo de Vidro, tive certeza de que o autor iria longe. Muitos anos depois do primeiro lançamento, agora já consagrado entre os romancistas brasileiros, o autor lançou seu livro pela Intrínseca que, para mim, tornou-se sua obra-prima instantânea.

Vou explicar o motivo.

Pedro, o protagonista de Surpreendente! é a representação perfeita da juventude dos “20 e poucos anos” atuais. Se antigamente, ao pensar no futuro, essa galera imaginava estar com a vida “feita” aos 30, a realidade é beeem diferente disso.

Recém-formado em audiovisual, o garoto acaba perdendo um dos empregos que mantinha em um dos últimos cineclubes da cidade de São Paulo. O casamento dos pais – e tudo o que ele entendia por “família”- estava desmoronando. Uma antiga doença voltou a dar as caras. E, para piorar, o prazo para participar de um concurso cinematográfico (talvez a última oportunidade de provar seu valor como diretor de filmes) estava se esgotando.

“- Presta atenção nisto: você foi um presente que apareceu na minha vida – Carlo repetiu – Mesmo se eu acabar sozinho, sempre vou ter você. 

Pedro jamais ouvira o pai falar daquela maneira, e ele próprio nunca encontrara jeito para se abrir e dizer o quanto amava o pai. 

Um abraço forte e demorado deu conta de responder”, p. 43.

Resenha: Surpreendente! - Maurício Gomyde

FOTO: Melissa Marques / Resenhas à la Carte

Em meio a esse turbilhão de emoções e acontecimentos, Pedro conhece a doce Cristal, que conquista a atenção do garoto instantaneamente. A química entre os dois personagens é bastante “real”, isto é, poderia acontecer com qualquer um. Além disso, eles partilham diversos momentos significativos juntos, o que faz com que o carinho e a amizade dos dois cresça e se torne tão importante quanto a de outro personagem.

“Nossa vida é feita de um monte de momentos esquecíveis, entremeados por pouquíssimos inesquecíveis. Por que não darmos a nós mesmos o presente de tentar viver um inesquecível?”, p. 49.

+ ENTREVISTA: MAURÍCIO GOMYDE, AUTOR DE SURPREENDENTE!, DA INTRÍNSECA

Fit. O amigo-fiel-escudeiro-melhor-editor-do-mundo de Pedro. Um surperparceiro que topa todas as ideias ~loucas~ de seu companheiro. Os dois se conheceram durante a faculdade e desde então, não se desgrudaram. Quem nunca, né? 🙂

Resenha: Surpreendente! - Maurício Gomyde

FOTO: Melissa Marques / Resenhas à la Carte

Outra personagem importante em Surpreendente! é Mayla. A garota é sobrinha da dona do cineclube (aquele, que eu citei ali em cima!), e está sempre disposta a ajudar, com mil ideias mirabolantes na cabeça. O outro emprego de Pedro é em uma videolocadora na periferia da cidade. E esse acaba sendo um dos temas recorrentes durante as brigas dos pais do garoto.

“Meu destino está ligado àquele lugar. Se eu conseguir convencer um jovem da periferia a alugar um clássico, e depois ele me contar algo surpreendente sobre o filme, terei cumprido minha missão na Terra”, p.28.

Como na vida nem tudo são flores, Pedro acaba precisando MUITO da ajuda dos três amigos. Em um momento de desespero, o garoto resolve seguir rumo ao interior do Brasil – precisamente, Pirenópolis – GO – para tentar achar respostas, a si mesmo, e o sentido de tudo o que está acontecendo em sua vida.

“Aqui começa o maior filme de todos os tempos sobre as chances que o mundo coloca na vida das pessoas. Que as lições sejam aprendidas e voltemos milhões de vezes melhores do que quando partimos […]”, p. 146.

A sétima arte é parte integrante do livro. Filmes, trilhas sonoras, cenas icônicas: tudo tem uma razão de ser e de estar na trama e fazem toda a diferença na hora de contextualizar o leitor.

+ CONFIRA A PLAYLIST OFICIAL CRIADA POR MAURÍCIO GOMYDE NO SPOTIFY PARA SURPREENDENTE!

Resenha: Surpreendente! - Maurício Gomyde

FOTO: Melissa Marques / Resenhas à la Carte

É um livro emocionante, sensível e cheio de significados.

“Compreender o mundo é tarefa complicada para qualquer pessoa, enxergue ela ou não. Então você não está melhor nem pior do que ninguém. E lembre-se: muita gente vê tudo, mas não enxerga nada”, p. 50.

A roadtrip feita pelos amigos é, realmente, uma viagem de autoconhecimento. Muitas coisas acontecem durante o período que os quatro passam juntos. Histórias que, com certeza, marcaram também o leitorSurpreendente! é, sem dúvidas, o melhor livro do autor até agora.

* Esse produto foi um brinde, porém, as informações contidas nesse post expressam as ideias da autora.

Confira o booktrailer:

Resenha: Surpreendente! - Maurício GomydeTítulo original: Surpreendente!
Autor: Maurício Gomyde
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 272
Ano: 2015
Gênero:
Nota: 1 estrela1 estrela1 estrela1 estrelaestrela vazia


Escrito por:

Melissa Marques



Comentários via Facebook

2 Comentários

  • fabiobrust@hotmail.com'
    Fabio Brust 23 / 10 / 2015

    Eu também acompanho o progresso do Maurício Gomyde. Foi o máximo ver o quanto ele evoluiu, indo parar logo na Intrínseca, uma editora tão grande e bacana. Tive o prazer de entrevistar o Maurício para o meu TCC sobre autopublicação e descobri mais sobre a trajetória dele. Tenho certeza de que ele merece estar onde está! Fico cada vez mais interessado em “Surpreendente!” 🙂 Vou tentar ler o quanto antes!
    Sem contar que esse azul que eles usaram na capa e no miolo ficou show de bola…
    Se quiserem visitar o meu novo blog sobre livros, Juntando as Estantes, fiquem à vontade! Eu e a Inari vamos adorar a visita! 😀
    http://juntandoasestantes.blogspot.com.br/

    Responder

    • Melissa Marques 23 / 10 / 2015

      Que legal, Fábio! Se puder, compartilhe seu TCC conosco! É um tema muito interessante! 🙂

      Surpreendente! é incrível. E olha que eu nem falei sobre todos os temas que o livro aborda. Tem muita coisa boa! Haha!

      Adoreiii o blog de vocês! Com certeza visitarei mais vezes. Agradeço por você estar sempre por aqui também! Vamos juntos! Sorte!

      Bjs.

      Responder


Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *