Resenha: Arábia – A Incrível História de um Brasileiro no Oriente Médio – Rafael Coelho e Raiam Santos

O livro Arábia – A Incrível História de um Brasileiro no Oriente Médio, é um relato autobiográfico de Rafael Coelho, que teve a incrível experiência de cursar mestrado na Arábia Saudita. Por não fazer ideia de como seria essa “aventura”, o autor escreveu um livro para mostrar aos jovens o quão interessante é conhecer outras culturas, além de desmistificar vários preconceitos contra um país do Oriente Médio que, muitas vezes, é visto como “terrorista”.

Com uma linguagem bem descontraída e jovial, Rafael conduz os leitores por essa experiência gratificante, além de contar todos os pormenores de um país com regras, morais e costumes tão diferentes do Brasil. O livro é voltado especialmente para jovens que ainda têm dúvidas sobre faculdade, futuro e experiências de intercâmbio. Aqui, de forma bem divertida, Rafael aconselha todos a saírem da zona de conforto e buscarem seus sonhos, por mais difíceis que eles pareçam.

Resenha: Arábia - A Incrível História de um Brasileiro no Oriente Médio - Rafael Coelho e Raiam Santos

Foto: Isabela Zamboni/Resenhas à La Carte

Além de conferir sua trajetória saindo do Brasil, e os receios do autor em largar tudo e morar “no meio do nada”, conhecemos também fatos curiosos sobre a Arábia Saudita. Eu desconhecia vários e achei bem interessante aprender tanto sobre esse país, que para muitos é quase “um outro mundo”. Não sabia que os shoppings eram locais de “azaração”; sabia que o país tinha uma influência religiosa bem forte, mas nem imaginava que eles eram obrigados a rezar cinco vezes ao dia; não tinha a menor ideia de que existe uma polícia religiosa; muito menos poderia conceber que mulheres não podem dirigir. Essas e outras curiosidades fazem parte de Arábia, com relatos que me lembraram bastante o o estilo “jornalismo gonzo”, com muitas gírias e impressões bem pessoais do escritor.

Logo no começo, Rafael já explica um pouco sobre sua trajetória acadêmica, sua estrutura familiar e o que o levou a embarcar nessa “aventura”. O que eu gostei no livro foi a coragem do autor em mostrar como ele tinha preconceitos, mas que morar no Oriente Médio o fez crescer bastante como pessoa. A convivência com outros estudantes, de culturas totalmente diferentes, também serve como um incentivo para quem está em busca de experiências no exterior e procura áreas de estudo bem promissoras.

Resenha: Arábia - A Incrível História de um Brasileiro no Oriente Médio - Rafael Coelho e Raiam Santos

Foto: Isabela Zamboni/Resenhas à La Carte

O livro tem partes bem engraçadas – por conta da linguagem descontraída – e com certeza se você já foi (ou é) universitário, vai se identificar com algumas passagens. Afinal, imagina viajar sabendo que não vai poder beber nem um gole de cerveja? Na Arábia é proibido o consumo de álcool. Não é fácil, amigos! Haha! Rafael conta também que, atualmente, já conheceu 68 países. Confesso que fiquei com uma invejinha e com muita vontade de viajar.

Arábia também tem a participação de Raiam Santos, amigo de Rafael que o ajudou bastante com a ideia e criação do livro. Ao final, o autor faz uma dedicatória ao amigo, que é um escritor best-seller na Amazon, por conta de seu e-book Hackeando Tudo: 90 Hábitos Para Mudar o Rumo de Uma Geração.

Só uma coisa me incomodou: a estrutura do livro. Como são frases muito curtas, em alguns momentos me senti lendo um texto no Medium ou em algum blog. Entendo que essa era a proposta do autor, mas ainda assim acredito que faltaram mais parágrafos e um estilo, para nos lembrar que Arábia é um livro. A linguagem descontraída demais também causa um certo estranhamento, mas nada que incomode pelas 155 páginas. Algumas ideias do autor não bateram tanto com as minhas, mas isso é o mais incrível do universo literário: conhecer outros pontos de vista e aprender com eles.

Ficou interessado no livro? Ele está disponível como ebook na Amazon, por um preço bem camarada! Clique aqui para conferir.

Essa resenha é um publieditorial, porém, as informações contidas nesse post expressam as ideias da autora.

Resenha: Arábia - A Incrível História de um Brasileiro no Oriente Médio - Rafael Coelho

 

Título original: Arábia – A Incrível História de um Brasileiro no Oriente Médio
Autor: Rafael Coelho e Raiam Santos
Número de páginas: 155
Ano: 2017
Gênero: Biografia
Nota: EstrelaEstrelaEstrelaEstrelaestrela vazia


Escrito por:

Isabela Zamboni



Comentários via Facebook

Comentários


Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *