Resenha: Felicidade e Outros Contos – Katherine Mansfield

Posso afirmar que nenhum livro de contos até hoje mexeu tanto comigo quanto Felicidade e Outros Contos, da Katherine Mansfield. Já tinha ouvido falar que ela era uma contista inigualável (a própria Virginia Woolf dizia isso), mas só lendo para conferir o quão incrível é.

Composto por 8 contos, Felicidade é o mais conhecido (Bliss, em inglês) e um dos mais fortes também. Mais forte no sentido de que, ao final, você fica um pouco em choque, um pouco desanimado e, talvez, desapontado. Mas não surpreendido. Hahaha, dá pra entender? A delicadeza com que Mansfield conduz a narrativa é incrível e, aos poucos, entramos na cabeça daqueles personagens e nos espelhamos neles.

Os outros contos são tão bons quanto: Psicologia, Um dia de Reginald Peacock, A pequena governanta, As filhas do falecido coronel (um dos mais elogiados), Marriage à La mode,  Um tanto infantil, mas muito natural e o último – e mais triste – O Canário.

Resenha: Felicidade e Outros Contos - Katherine Mansfield

Foto: Isabela Zamboni/Resenhas à La Carte

Cada conto é recheado de sutileza, detalhes importantes – mas nem um pouco cansativos – e a leitura flui muito bem! Os temas são recorrentes do cotidiano, e diversas vezes tornam-se atemporais, como no caso de O Canário. A ironia da autora pode ser percebida nas entrelinhas, lembrando bastante o estilo de autoras brasileiras como Clarice Lispector e até um pouco de Lygia Fagundes Telles.

Não vou descrever com detalhes cada conto porque acho que estraga a experiência. Só saiba que você pode encontrar aquele “misto de sensações”: em uma página você está sorrindo, enquanto na outra sua vida pode desmoronar (haha, adoro ser dramática). Enquanto lia os contos, eu só sentia que algo bom não sairia dali, mas ainda assim, queria continuar lendo sem parar. Eu sei que parece tudo meio vago: mas não consigo descrever a experiência de ler esse livro de apenas 140 páginas.

Resenha: Felicidade e Outros Contos - Katherine Mansfield

Foto: Isabela Zamboni/Resenhas à La Carte

Vários livros que já li que falam sobre literatura, como o Para Ler Como um Escritor e o Como Funciona a Ficção, por exemplo, citam contos de Mansfield como referência e só fazem elogios à autora. Então, pode ter certeza que vale a pena! Faça como eu e apaixone-se pela escrita dessa escritora fenomenal.

Ficou interessado(a) em comprar o livro? É só clicar no link abaixo! 🙂

Resenha: Felicidade e Outros Contos - Katherine MansfieldTítulo original: Bliss & Other Stories
Autora: Katherine Mansfield
Editora: Revan
Número de páginas: 140
Ano: 1991
Gênero: Contos
NotaEstrelaEstrelaEstrelaEstrelaEstrela


Escrito por:

Isabela Zamboni



Comentários via Facebook

Comentários


Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *