Resenhas  |  05.05.2016

Resenha: O Grande Deus Pã – Arthur Machen

*Atualizado em 18 de março de 2024

Quando recebi da Editora Penalux o livro O Grande Deus Pã, de Arthur Machen, não fazia ideia do que esperar. Nunca tinha ouvido falar no autor, mas quando vi que ele exerceu forte influência em H.P. Lovecraft, já me interessei na hora. O universo criado por Lovecraft é inebriante, então supus que Arthur Machen seria tão bom quanto.

Resenha: O Grande Deus Pã - Arthur Machen
Foto: Isabela Zamboni/Resenhas à La Carte

E não me decepcionou! O Grande Deus Pã é um livro bem curtinho, com apenas 123 páginas, mas conta uma história de terror bem elaborada.

Foram várias influências que encontrei nesta obra: por vezes parecia que estava lendo um penny dreadful (livros populares de terror/mistérios que eram comuns na Inglaterra vitoriana), outras que estava lendo Drácula, e até lembrei do filme recente “A Bruxa”, que provavelmente se inspirou em Lovecraft ou Machen. É o típico gênero pelo qual sou apaixonada: envolve mistério, terror, ficção científica e período vitoriano.

Para comprar, é só clicar no link abaixo:

Resenha: O Grande Deus Pã - Arthur Machen

Bom, mas vamos falar da história: para resumir, vários assassinatos/suicídios estão ocorrendo em massa em Londres no período vitoriano, mas não se sabe o motivo.

O único elo em comum é uma mulher suspeita de realizar atividades assustadoras. Para tentar desvendar o que está acontecendo, acompanhamos alguns personagens: Sr. Clarke, Dr. Raymond, Villiers  e Austin, todos frequentadores da alta sociedade.

Claro que os acontecimentos na cidade estão relacionados a um evento primordial no livro, que nos é apresentado logo nas primeiras páginas. Ao mesmo tempo, também conhecemos algumas histórias assustadoras envolvendo uma aldeia e seus moradores.

Por ser uma narrativa curta, não há muito tempo de desenvolver personagens ou uma trama complexa, mas o trabalho do autor é perfeito em criar uma atmosfera pesada e assustadora.

Resenha: O Grande Deus Pã - Arthur Machen
Foto: Isabela Zamboni/Resenhas à La Carte

A tradução é de Chico Lopes, que faz um trabalho excelente, assim como a ótima edição da Editora Penalux, que tomou muito cuidado com a revisão.

Mais um livro ótimo que surpreende e merece ser reconhecido!

NotaEstrelaEstrelaEstrelaestrela vaziaestrela vazia

Anterior
Próximo
Compartilhe
Comente Aqui
2 Comentários “Resenha: O Grande Deus Pã – Arthur Machen”
[fbcomments]
  1. Simone      25 jul 2017 // 08H40

    Boa noite..o livro esta disponivel na Amazon para baixar no kindle por 6,25.. bem barato.

  2. Simone      19 nov 2019 // 04H48

    Boa noite..o livro esta disponivel na Amazon para baixar no kindle por 6,25.. bem barato.