*Atualizado em 5 de abril de 2024
O escritor norte-americano Philip Roth faleceu na noite da terça-feira (22), aos 85 anos, vítima de uma insuficiência cardíaca congestiva. O autor, que viveu em Nova York e Connecticut, foi um ensaísta e crítico, assim como um agudo observador da sociedade americana. Aqui no blog, já resenhamos O Complexo de Portnoy, um dos livros mais famosos do autor.
Conhecido por revisar a experiência judaico-americana em seus mais de 30 livros, o escritor foi uma importante referência da literatura após a Segunda Guerra Mundial. Em 1998, ganhou o prêmio Pulitzer por seu aclamado romance Pastoral Americana.
Para homenagear o legado desse grande autor, selecionamos as melhores as melhores frases e citações de Philip Roth. Confira:
Frases de Philip Roth
“Não há nada como refazer a realidade. (…) O jeito é enfrentar. Segurar as pontas e enfrentar.”
“Como sempre – e como quase todas as pessoas -, ele não queria que o fim viesse um minuto antes que o estritamente necessário.”
“Combatemos nossa superficialidade, nossa falta de profundidade, de modo a tentarmos nos aproximar dos outros livres de expectativas irreais, sem uma sobrecarga de preconceitos, esperanças, arrogância, da forma menos parecida com o avanço de um tanque, sem canhão, sem metralhadoras e sem chapas de aço de quinze centímetros de espessura; a gente se aproxima das pessoas da forma menos ameaçadora, de pés descalços, em vez de vir rasgando o capim com as esteiras do trator, recebe o que elas dizem com a mente aberta, como iguais, de homem para homem, como dizíamos antigamente, e mesmo assim a gente sempre acaba entendendo mal as pessoas.”
Para conhecer mais livros do autor Philip Roth, é só clicar aqui.
“Vamos falar um pouco mais sobre a morte do desejo — como é bastante compreensível para um velho, um desejo sem a menor esperança — de evitar a morte, de resistir a ela, de recorrer a todos os meios necessários para ver a morte de nenhuma outra forma, nenhuma outra, senão com clareza.”
“Escrever transforma a gente em uma pessoa que está sempre errada.”
“Pare de se preocupar com estar envelhecendo. E pense em crescer.”
“É impossível observar pessoas através de uma ideologia. A sua ideologia observa por você.”
“Não se pode obrigar alguém a dizer a verdade, assim como não se pode forçar alguém a amar-nos.”
“Nenhuma ilusão é mais corriqueira do que aquela que a nostalgia nos inspira na velhice.”
“Pensando na morte de seu irmão – e no ataque mortal do pai – me peguei comparando aquele sorriso seu com um curativo sobre uma ferida.”
“Não poderia deixar de adorar aquele homem sem ilusões: adorar a franqueza, o escrúpulo, a severidade, o isolamento; admirar a implacável repressão do ego infantil, a insaciável busca de aperfeiçoamento; admirar a teimosia artística e a desconfiança quanto a tudo mais; admirar o encanto oculto, do qual ele acabava de me proporcionar uma rápida visão.”
“Como é fácil a vida quando ela é fácil, e como é difícil quando ela é difícil.”
LEIA TAMBÉM
- 20 frases de Zygmunt Bauman que trazem reflexões importantes
- Frases e pensamentos de Cora Coralina
- 23 frases de Shakespeare para compartilhar
Isabela Zamboni Moschin é jornalista, especialista em Língua Portuguesa e Literatura e mestre em Mídia e Tecnologia. Adora café, livros, séries e filmes. Atualmente, trabalha como Analista de Conteúdo na Toro Investimentos