Resenhas  |  02.08.2017

Resenha: O Que é Fascismo? E Outros Ensaios – George Orwell

Quando comecei a ler O Que é Fascismo? E Outros Ensaios, me tornei ainda mais fã do autor George Orwell. Já conhecia seu brilhantismo por conta de Revolução dos Bichos e 1984, mas ler os ensaios, resenhas e textos políticos do autor foi uma experiência gratificante!

Orwell faz duras críticas à guerra, à Coroa britânica, e também aos grupos radicais de esquerda e direita. Suas visões políticas são bem claras, ele demonstra bastante força e inteligência ao abordar temas complexos como o próprio conceito de fascismo, além de escrever a respeito até mesmo de Hitler, ao fazer uma resenha de Mein Kampf.

Resenha: O Que é Fascismo? E Outros Ensaios - George Orwell
FOTO: Isabela Zamboni | Resenhas à la Carte

Algo que me chamou atenção ao ler os textos de Orwell foi como a linguagem utilizada é acessível. O autor escreve para todos os públicos: é muito simples compreender suas ideias e explicações, mesmo com temas mais ‘pesados’. Acredito que por ser jornalista, Orwell conseguia transmitir suas mensagens com clareza, mas sem cair no academicismo ou na linguagem literária rebuscada.

Suas resenhas de livros são incríveis e, durante a leitura, até pensei: ‘quem me dera escrever resenhas incríveis como essas’. Ele consegue traçar paralelos com diversos autores e sempre elogia o brilhantismo de muitos, como Ezra Pound, Charles Dickens, Aldous Huxley, TS Eliot, entre outros nomes conhecidos.

Para comprar o livro, é só acessar o link abaixo:

Resenha: O Que é Fascismo? E Outros Ensaios - George Orwell

O ensaio que leva o nome do livro, O Que é Fascismo?, é excepcional. Ele começa apontando os principais erros em relação ao próprio termo, que muitos consideram sinônimo de conservadorismo, mas que vai muito além. Ele demonstra como o termo fascismo é utilizado por diferentes grupos, todos com significados diferentes e, muitas vezes, opostos.

Por ‘fascismo’ eles estão se referindo, de maneira grosseira, a algo cruel, inescrupuloso, arrogante, obscurantista, antiliberal e anticlasse trabalhadora. Com exceção de um número relativamente pequeno de simpatizantes do fascismo, quase todo inglês vai aceitar “troglodita” como sinônimo de “fascista”. É a coisa mais próxima de uma definição a que chegou essa tão abusada palavra.

Sua reflexão a respeito das intolerâncias – seja de estudiosos políticos, da ‘elite intelectual’ ou até mesmo de grupos revolucionários – é muito pertinente. Se você ler este livro, com certeza vai abrir sua mente e entender um pouco mais sobre política e sociologia, sempre com uma linguagem simples e fácil de entender.

Nota: 


*Última atualização em 14 de março de 2024

Anterior
Próximo
Compartilhe
Comente Aqui
0 Comentários “Resenha: O Que é Fascismo? E Outros Ensaios – George Orwell”
[fbcomments]