Eu sempre adorei livros de suspense/terror, e até já resenhei o Drácula de Bram Stoker aqui no blog. Mas eu nem imaginava que o livro Carmilla – A Vampira de Karnstein, do autor irlandês Sheridan Le Fanu, foi uma das mais famosas histórias sobre vampiros que influenciou diversos autores posteriormente.
Carmilla, além de trazer aquela conhecida história de criaturas assustadoras que atacam pessoas durante à noite em pequenos vilarejos, tem um belo diferencial: a vampira de Karnstein sente forte atração por mulheres. Ou seja: ela foi considerada a primeira vampira lésbica. Agora imagine uma obra que foi escrita em 1872 narrando a história de duas jovens que se apaixonam de uma forma “inexplicável” (e bem sutil, diga-se de passagem).
Bem à frente de seu tempo, Sheridan Le Fanu foi ousado para a época, trazendo um novo de ponto de vista para os contos de vampiro.
A narrativa é pelo ponto de vista da jovem Laura, que vive isolada com o pai em um castelo na Estíria – região do antigo império austro-húngaro. No entanto, a chegada de uma hóspede inesperada e belíssima – chamada Carmilla – desperta os sentimentos amorosos da jovem Laura, ao mesmo tempo que lhe causará certo terror ao trazer de volta antigos pesadelos da infância. Carmilla é um conto sobre sedução e horror, criaturas ancestrais e o despertar da maturidade, amor e repulsa.
A narrativa é bem tensa: pouco a pouco conhecemos detalhes do misterioso passado de Carmilla. Também é nítida a paixão ingênua de Laura, que vive na solidão e se apaixona prontamente pela hóspede, sem entender o porquê de tamanha atração e magnetismo.
Para comprar o livro, é só clicar no link abaixo:
Todas as características de livros sobre vampiros estão aqui: situações estranhas que acontecem ao redor do schloss (castelo em que vive Laura e seu pai), vizinhos e conhecidos morrendo subitamente, pessoas adoecendo, pesadelos constantes, terrores noturnos e muito mais.
Se você procura elementos de ação, só vai encontrar no final. Carmilla é mais voltado para as famosas lendas de vampiros – ou revenants – e sua percepção no imaginário europeu da época. O livro faz o estilo romance vitoriano/gótico, então se você gosta desse gênero literário, vai adorar a obra!
Nota:
*Última atualização em 13 de março de 2024
Isabela Zamboni Moschin é jornalista, especialista em Língua Portuguesa e Literatura e mestre em Mídia e Tecnologia. Adora café, livros, séries e filmes. Atualmente, trabalha como Analista de Conteúdo na Toro Investimentos