Resenhas  |  06.05.2018

Resenha: Carmilla – A Vampira de Karnstein – Sheridan Le Fanu

Eu sempre adorei livros de suspense/terror, e até já resenhei o Drácula de Bram Stoker aqui no blog. Mas eu nem imaginava que o livro Carmilla – A Vampira de Karnstein, do autor irlandês Sheridan Le Fanu, foi uma das mais famosas histórias sobre vampiros que influenciou diversos autores posteriormente.

Resenha: Carmilla - A Vampira de Karnstein - Sheridan Le Fanu

Foto: Isabela Zamboni | Resenhas à la Carte

Carmilla, além de trazer aquela conhecida história de criaturas assustadoras que atacam pessoas durante à noite em pequenos vilarejos, tem um belo diferencial: a vampira de Karnstein sente forte atração por mulheres. Ou seja: ela foi considerada a primeira vampira lésbica. Agora imagine uma obra que foi escrita em 1872 narrando a história de duas jovens que se apaixonam de uma forma “inexplicável” (e bem sutil, diga-se de passagem). Bem à frente de seu tempo, Sheridan Le Fanu foi bem ousado para a época, trazendo um novo de ponto de vista para os contos de vampiro.

A narrativa é pelo ponto de vista da jovem Laura, que vive isolada com o pai em um castelo na Estíria – região do antigo império austro-húngaro. No entanto, a chegada de uma hóspede inesperada e belíssima – chamada Carmilla – desperta os sentimentos amorosos da jovem Laura, ao mesmo tempo que lhe causará certo terror ao trazer de volta antigos pesadelos da infância. Carmilla é um conto sobre sedução e horror, criaturas ancestrais e o despertar da maturidade, amor e repulsa.

A narrativa é bem tensa: pouco a pouco conhecemos detalhes do misterioso passado de Carmilla. Também é nítida a paixão ingênua de Laura, que vive na solidão e se apaixona prontamente pela hóspede, sem entender o porquê de tamanha atração e magnetismo.

Para comprar o livro, é só clicar no link abaixo:

Todas as características de livros sobre vampiros estão aqui: situações estranhas que acontecem ao redor do schloss (castelo em que vive Laura e seu pai), vizinhos e conhecidos morrendo subitamente, pessoas adoecendo, pesadelos constantes, terrores noturnos e muito mais.

Resenha: Carmilla - A Vampira de Karnstein - Sheridan Le Fanu

Foto: Isabela Zamboni | Resenhas à la Carte

Se você procura elementos de ação, só vai encontrar no final. Carmilla é mais voltado para as famosas lendas de vampiros – ou revenants – e sua percepção no imaginário europeu da época. O livro faz o estilo romance vitoriano/gótico, então se você gosta desse gênero literário, vai adorar a obra!

Nota

LEIA TAMBÉM

Ajude o Resenhas! Clicando na imagem abaixo você contribui para o crescimento do blog! 🙂

Ajude o resenhas a crescer

 

Anterior
Próximo
Compartilhe
Comente Aqui
0 Comentários “Resenha: Carmilla – A Vampira de Karnstein – Sheridan Le Fanu”