*Atualizado em 13 de março de 2024
A escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie é um dos destaques da literatura moderna. Entre seus livros, estão os sucessos Americanah, Sejamos todos feministas, Hibisco Roxo, O Perigo de Uma História Única e Para Educar Crianças Feministas (todos publicados no Brasil pela Companhia das Letras).
Listamos as melhores frases da autora sobre racismo e questões de gênero, por exemplo, em seus livros e palestras. Confira frases de Chimamanda Ngozi Adichie e inspire-se:
11 frases de Chimamanda Ngozi Adichie para inspirar
“A história sozinha cria estereótipos, e o problema com estereótipos é que não é que eles não são verdadeiros, mas que eles são incompletos. Eles fazem uma história se tornar a única história.”
“É claro que não estou preocupada em intimidar os homens. O tipo de homem que se sente intimidado por mim é exatamente o tipo de homem que eu não tenho nenhum interesse”.
“O problema com a questão de gênero é que ela dita como nós devíamos ser, ao invés de reconhecer como nós somos. Imagine como seríamos mais felizes, o quão livres seríamos para sermos nós mesmos, se não tivéssemos o peso das expectativas de gênero”.
“Racismo nunca deveria ter acontecido, então você não ganha um cookie por reduzi-lo”.
“Por que as pessoas perguntam ‘sobre o que se trata’ o livro? Como se um livro tivesse que ser sobre uma coisa só”.
“Eu constantemente cometo o erro de pensar que algo óbvio para mim é óbvio para todo mundo”.
“Nossas histórias se agarram a nós. Somos moldados pelo lugar de onde viemos”.
“Algumas pessoas perguntam: ‘por que a palavra feminista? Por que não dizer que você acredita em direitos humanos, ou algo parecido?’. Porque isso seria desonesto. Feminismo é, claro, parte dos direitos humanos em geral – mas utilizar uma expressão tão vaga como ‘direitos humanos’ seria negar o problema específico do gênero. Seria um jeito de fingir que não foram as mulheres que foram, por séculos, excluídas. Seria um jeito de negar que o problema de gênero tem como alvo as mulheres. Que o problema não é sobre ser humano, mas especificamente sobre ser uma mulher. Por séculos, o mundo dividiu os seres humanos em dois grupos e então excluíram e oprimiram um grupo. É justo que a solução para o problema leve isso em consideração”.
“Eu acho que você viaja para buscar algo e você volta para casa para se encontrar”
“Você não pode escrever um roteiro em sua mente e depois se forçar a segui-lo. Você tem que ser você mesmo”.
“Escolher escrever é rejeitar o silêncio”.
* tradução livre.
Confira o discurso de Sejamos todos feministas:
Aproveite para adquirir o livro Sejamos Todos Feministas, uma verdadeira lição de vida!
Fonte: Bustle.com
Isabela Zamboni Moschin é jornalista, especialista em Língua Portuguesa e Literatura e mestre em Mídia e Tecnologia. Adora café, livros, séries e filmes. Atualmente, trabalha como Analista de Conteúdo na Toro Investimentos