Listas  |  11.03.2023

Livros da Era Vitoriana que você precisa conhecer

Sempre fui apaixonada por tudo que envolve a Era Vitoriana. A literatura inglesa é um dos meus maiores fascínios e claro que os livros da Era Vitoriana estão sempre na minha lista de favoritos!

Mas você sabe quais são os livros desse período e seus principais autores? Dei uma pesquisada e também coloquei algumas sugestões de obras famosas para quem curte esse estilo literário. Confira:

Livros da Era Vitoriana que você precisa conhecer
FOTO: Isabela Zamboni | Resenhas à la Carte

Características da Era Vitoriana na literatura

Antes de sugerir os livros, é sempre bom entender o contexto em que os autores estavam inseridos. A Era Vitoriana (1837-1901) foi de grande importância na história inglesa – foi marcada por grande efervescência política e intelectual, além das conquistas coloniais. Na Era Vitoriana, a Inglaterra tornou-se um dos países mais ricos e poderosos do mundo. Esse período também foi importante na Literatura: enquanto a poesia dominou o romantismo, na Era Vitoriana o romance ganhou destaque.

Os romances vitorianos geralmente oferecem retratos idealizados de vidas difíceis, nas quais o trabalho duro, a perseverança, o amor e a sorte vencem no final. Existem também grandes contrastes: o país passava por uma euforia de novas tecnologias. A sociedade sofria com o medo da modernização, da alta tecnologia e as mudanças radicais que ela acarretava. Portanto, pode-se dizer que foi uma época de transição: o novo abrindo espaço e enfrentando a resistência de uma sociedade tradicional.

Em grande parte dos romances, encontramos um arco de crescimento das personagens – elas evoluem, melhoram e geralmente há uma lição de moral durante a narrativa. Apesar de essa fórmula ter sido usada muitas vezes, principalmente nos primeiros livros deste período, conforme o século progredia, surgiram algumas transformações no estilo dos escritores.

Charles Dickens (1812-1870) dominou a primeira metade do reino de Vitória: o seu primeiro romance, As Aventuras do Sr. Pickwick, foi publicado em 1836 e o seu último, Our Mutual Friend, entre 1864 e 1865. O romance Feira das Vaidades, de William Thackeray (1811-1863) também foi um marco na Era Vitoriana, assim como as famosas obras das Irmãs Brontë (que eu sou APAIXONADA): Charlotte (1816-55), Emily (1818-48) e Anne (1820-49). 

Livros da Era Vitoriana que você precisa conhecer
FOTO: Isabela Zamboni | Resenhas à la Carte

Muitos autores se destacaram nessa época: Thomas Love Peacock, sir Arthur Conan Doyle (nosso amado autor e criador de Sherlock Holmes), Wilkie Collins, Walter Scott, Lewis Carroll e Robert Louis Stevenson.

Mais tarde, em 1872, surgiu o romance Middlemarch de George Eliot (1819-80) e o maior romancista dos últimos anos do reinado de Vitória foi Thomas Hardy (1840-1928) que publicou o seu primeiro romance, Under the Greenwood Tree, em 1872 e o seu último, Jude the Obscure, em 1895.

Outras peças e autores da época incluem adaptações para os palcos do Frankenstein de Mary Shelley e do novo gênero de romances sobre vampiros. E claro que Drácula, de Bram Stoker, também surgiu nessa época (1897).Mais um autor notável foi Oscar Wilde, que além de peças de teatro, escreveu o memorável Retrato de Dorian Gray.

Acho que já deu para perceber quantos livros bons foram publicados na Era Vitoriana e sua importância para a Literatura. Agora vamos às indicações!

1. Drácula – Bram Stoker

Não tem como falar de literatura gótica ou Era Vitoriana sem lembrar do clássico Drácula. Aposto que pelo menos alguma adaptação dessa obra você já viu! E claro que o livro é ótimo – apesar de alguns momentos cansativos.

Livros da Era Vitoriana que você precisa conhecer
FOTO: Isabela Zamboni | Resenhas à la Carte

➡️ Para comprar o livro, é só clicar aqui.

2. O Morro dos Ventos Uivantes – Emily Brontë

Muita gente gosta desse livro, muitos odeiam. Eu sou apaixonada e desde que li pela primeira vez, entrou na minha lista dos favoritos da vida. Esse livro teve um boom há alguns anos por causa da saga Crepúsculo, e pode ter desapontado quem procurava alguma coisa mais ‘fofa’. O Morro dos Ventos Uivantes é uma história triste, tensa, melancólica e que faz um retrato da época de forma bem pessimista. Claro que sem deixar de lado todo o fator do ‘amor impossível’.

Resenha: O Morro dos Ventos Uivantes - Emily Brontë
FOTO: Isabela Zamboni | Resenhas à la Carte

➡️ Para comprar o livro, é só clicar aqui.

3. Jane Eyre – Charlotte Brontë

Outro livro das irmãs Brontë, que foi um dos grandes marcos da literatura vitoriana. Jane Eyre é sofrida, mas uma mulher guerreira, que faz de tudo para conseguir se tornar uma pessoa melhor e vencer os contratempos de uma educação rígida.

Resenha: Jane Eyre - Charlotte Brontë
FOTO: Isabela Zamboni | Resenhas à la Carte

➡️ Para comprar o livro, é só clicar aqui.

4. O Médico e o Monstro – Robert Louis Stevenson

Dr. Jekyll e Mr. Hyde também já foi adaptado milhares de vezes, o que torna a obra de Stevenson um grande marco na literatura. Apesar de ser um livro bem pequeno, O Médico e o Monstro também traz questões pertinentes relacionadas ao período histórico, principalmente o medo da tecnologia e o avanço rápido da medicina.

➡️ Para comprar o livro, é só clicar aqui.

5. Longe Deste Insensato Mundo – Thomas Hardy

Thomas Hardy tem poucas obras traduzidas no Brasil, mesmo sendo um autor renomado e de grande importância para a literatura inglesa. Recentemente, foi lançada uma adaptação de Longe Deste Insensato Mundo no cinema, com a ótima Carey Mulligan no papel principal. Um bom livro que também faz jus à sua fama!

➡️ Para comprar o livro, é só clicar aqui.

6. Grandes Esperanças – Charles Dickens

Dickens é um dos maiores escritores de todos os tempos e foi durante a Era Vitoriana que se consagrou. Ele foi um dos poucos autores a ser reconhecido em vida e ganhou bastante prestígio na sociedade. Suas obras são retratos de uma Inglaterra que vivia grandes desigualdades – a pobreza e a ascensão social marcam várias obras do autor. Grandes Esperanças é uma ótima opção para quem deseja começar no universo de Dickens.

Livros da Era Vitoriana que você precisa conhecer
FOTO: Isabela Zamboni | Resenhas à la Carte

➡️ Para comprar o livro, é só clicar aqui.

7. O Signo dos Quatro – Sir Arthur Conan Doyle

São inúmeras as obras com o detetive Sherlock Holmes, mas O Signo dos Quatro é uma das mais famosas. Para entrar no universo de Sherlock e Watson, vale a pena. Os livros de Conan Doyle são muito tranquilos de ler e trazem uma empolgação sem fim! Sabe aquele tipo de livro que vicia? Pois é! Os livros da Era Vitoriana mais famosos com certeza são os de Sherlock Holmes.

Livros da Era Vitoriana que você precisa conhecer
FOTO: Isabela Zamboni | Resenhas à la Carte

➡️ Para comprar o livro, é só clicar aqui.

8. A Inquilina de Wildfell Hall – Anne Brontë

Claro que também devemos citar a terceira irmã Brontë na lista de livros da Era Vitoriana. Embora seja menos conhecida do que suas irmãs, suas obras também merecem destaque. A Inquilina de Wildfell Hall desafia as convenções sociais do século XIX com uma protagonista forte e à frente de seu tempo.

Resenha: A Inquilina de Wildfell Hall - Anne Brontë
Foto: Isabela Zamboni/Resenhas à la Carte

➡️ Para comprar o livro, é só clicar aqui.

Claro que se eu fosse listar mais, esse post ficaria maior do que já está! Além das sugestões acima, vale também conhecer aqueles citados anteriormente: Retrato de Dorian Gray, Frankenstein, Middlemarch etc.

E você, gosta desse estilo literário? Quais livros da Era Vitoriana você já leu? Conta pra gente nos comentários!

banner classicos

*Última atualização em 4 de março de 2024

Anterior
Próximo
Compartilhe
Comente Aqui
2 Comentários “Livros da Era Vitoriana que você precisa conhecer”
[fbcomments]
  1. Bianca      03 jul 2020 // 01H02

    Olá! Muito bacana esse artigo, com autores e livros realmente indispensáveis! Mas há algo um pouco errado. Jane Austen não faz parte da Era Vitoriana, e sim da Era Regenciana! A Era Vitoriana iniciou em 1837, enquanto Razão e Sensibilidade foi publicado em 1811. Sem contar que os livros de Jane Austen não contam com os aspectos da Era Vitoriana, com todo o furor da paixão e da tragédia que encontramos, por exemplo, nos citados Charles Dickens e irmãs Brontë. Mas é realmente comum esse engano, e Jane Austen é sempre uma boa recomendação ^^.

    • Isabela Zamboni      03 jul 2020 // 09H26

      Obrigada Bianca! Vou remover Jane Austen da lista! :)

      Beijos!