Resenha: O Mundo de Downton Abbey – Jessica Fellowes

A série Downton Abbey foi finalizada em dezembro de 2015, finalzinho do ano passado, mas só consegui terminar de assistir agora! E, aproveitando o hype, resolvi ler o livro que havia comprado já há algum tempo – O Mundo de Downton Abbey, escrito por Jessica Fellowes, jornalista e sobrinha de um dos criadores da série, Julian Fellowes.

capa livro mundo downton abbey

Foto: Isabela Zamboni/Resenhas à La Carte

Comprei esse livro maravilhoso por uma bagatela: 15 reais. O preço é baixo porque ele só retrata as duas primeiras temporadas da série, que foi encerrada com 6, no total. Então, por ter ficado um pouco “desatualizado”, acredito que as lojas diminuíram o valor.

capa livro mundo downton abbey

Foto: Isabela Zamboni/Resenhas à La Carte

De início, comprei porque sou fã da série (apesar de ter caído MUITO a qualidade depois da quarta temporada) e esperava algo mais no estilo “bastidores”, com muitas fotos e informações sobre os atores, o que rola por trás das câmeras e etc. Mas, não! O livro me surpreendeu porque é muito mais do que isso – ele traça um paralelo da série com a história da Inglaterra no século XX e suas transformações. Valeu muito mais a pena do que eu imaginava.

livro mundo downton abbey foto

Foto: Isabela Zamboni/Resenhas à La Carte

O livro conta com 9 capítulos, cada um explicando uma característica da série: Vida em Família, Sociedade, Mudança, Vida no Trabalho, Estilo, Casa & Propriedade, Romance, Guerra e, por fim, Bastidores. Há também um prefácio do Julian Fellowes, onde ele comenta as ideias originais para a série, que resultaram em um programa de TV premiado e um estouro de audiência.

capa livro mundo downton abbey

Foto: Isabela Zamboni/Resenhas à La Carte

É impressionante como todos os detalhes históricos foram levados em consideração. Havia um historiador no set de filmagens junto com os atores, explicando todos os pormenores daquela época, entre 1890 e 1925. Eu já imaginava que a aristocracia britânica era um absurdo de “frescuras”, principalmente depois de assistir à série, mas o livro mostra cada regrinha que havia naquele “universo”, tanto para os nobres quanto para os empregados da casa. Fiquei realmente espantada como era trabalhoso viver em uma propriedade como Downton Abbey, em inúmeros sentidos.

livro mundo downton abbey foto

Foto: Isabela Zamboni/Resenhas à La Carte

O livro retrata a questão de hierarquia da época (condes, duques, lordes), luta de classes (sufragistas, lutas do povo contra o rei), transformações tecnológicas do século XX (telefone, aviões, carros, energia elétrica), mudanças no universo da moda feminina e masculina, o período conturbado da Primeira Guerra, a noção de casamento para as jovens da aristocracia e das classes mais desfavorecidas, entre muitas outras informações. Junto com isso, o livro traça um paralelo com as personagens, os episódios exibidos e o trabalho incrível da produção, que se preocupou com a veracidade histórica para construir uma narrativa crível.

livro mundo downton abbey estilo

Foto: Isabela Zamboni/Resenhas à La Carte

As primeiras temporadas de Downton Abbey são realmente sensacionais, todo mundo tem que assistir. O final foi bem decepcionante, mas o começo foi tão bom que compensa. E esse livro existe para mostrar justamente isso! Para quem curte história e adora a série, indico O Mundo de Downton Abbey com certeza.

LEIA TAMBÉM

capa livro mundo downton abbey

Título original: The World of Downton Abbey
Autora: Jessica Fellowes
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 304
Ano: 2012
Gênero: Fotografia/Não-Ficção
NotaEstrelaEstrelaEstrelaEstrelaEstrela


Escrito por:

Isabela Zamboni



Comentários via Facebook

1 Comentário

  • nome@dominio.com'
    João Ninguém 29 / 06 / 2017

    mt boa a resenha

    Responder


Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *