*Atualizado em 14 de março de 2024
O que dizer desse livro de contos da Clarice Lispector? UAU. Eu já tinha lido A Hora da Estrela, mas Laços de Família é um livro arrebatador!
É curtinho (136 páginas) e dividido em vários contos. Não consigo nem explicar pra vocês o que foi ler este livro. Clarice Lispector tem um estilo tão único e irreverente, que é difícil contar o que cada conto significa ou representa. São muitas interpretações e somente lendo (com calma) é que podemos realmente discutir os textos da autora.
Segundo a sinopse oficial, “esta obra reúne contos onde as personagens – sejam adultos ou adolescentes – debatem-se nas cadeias de violência que podem emanar do círculo doméstico. Homens ou mulheres, os laços que os unem são, em sua maioria, elos familiares ao mesmo tempo de afeto e de aprisionamento”.
Para comprar o livro, é só acessar o link abaixo:
Cada conto é um abismo: você pode ler e reler, mas sempre vai encontrar novos significados. Alguns contos te deixam tão desolado, que é como se fosse um soco na cara. Dá aquele mal estar, sabe?
Não porque ele trata de algo horrível, pelo contrário: por se tratar de coisas tão corriqueiras e situações comuns. Clarice nos tira da zona de conforto, nos mostra coisas que achávamos que estavam enterradas dentro de nós.
Não espere histórias com começo, meio e fim ou uma sucessão linear de acontecimentos. A leitura é mais abstrata, o vocabulário é precioso (alta literatura!) e o livro é impressionante – logo no primeiro conto já podemos conferir que se trata de uma obra onírica e intensa.
Desde um encontro de família para comemorar o aniversário da avó de 89 anos, até a culpa de um homem por ter abandonado seu cachorro, encontramos nesta obra desdobramentos de personagens que buscam algo além: a autora trata da solidão, da morte, da rotina e da falha da comunicação que temos, muitas vezes, com pessoas que estão ao nosso lado.
Sei que tudo o que eu escrevi parece trivial, mas dê uma chance para essa obra maravilhosa, com um conteúdo tão incrível que não dá nem pra descrever.
Nota:
Isabela Zamboni Moschin é jornalista, especialista em Língua Portuguesa e Literatura e mestre em Mídia e Tecnologia. Adora café, livros, séries e filmes. Atualmente, trabalha como Analista de Conteúdo na Toro Investimentos
Obrigado pelas ótimas resenhas ! Estou buscando motes para escrever uma peça de teatro e nada melhor do que resenhas para aumentar a criatividade…
Valeu
Que bom que gostou, Franklin! Boa sorte com a peça 🙂 Beijos
Obrigado pelas ótimas resenhas ! Estou buscando motes para escrever uma peça de teatro e nada melhor do que resenhas para aumentar a criatividade…
Valeu
Que bom que gostou, Franklin! Boa sorte com a peça 🙂 Beijos