Resenha

Resenha: Put Some Farofa – Gregório Duvivier

Resenha: Put Some Farofa - Gregório Duvivier

O livro de Gregorio Duvivier é uma verdadeira farofa: fala sobre amor (e sua paixão pela ex-mulher, Clarice Falcão), família (os natais na fazenda do avô, a dificuldade de ver seus pais se separando, a doença do irmão…), leva o leitor a pensar sobre política (de uma forma não-caga-regra), religião, sexismo e muitos outros “temperos”, sejam eles ácidos ou doces. Put Some Farofa é, ao mesmo tempo, genérico, intimista, humorístico, crítico, fictício, real, simples, denso, sutil e extraordinário. Uma mistureba que dá certo.

É engraçado vê-lo sendo fanboy de Millôr Fernandes, sendo amigo-platônico de Antônio Prata, e absurdamente louco pelos comediantes de Monty Python. Ao final, não tem como fechar o livro e não sentir tudo isso, junto-e-misturado, em relação a Gregorio.

Alguns dos melhores esquetes do canal Porta dos Fundos também foram criados por ele. Entre os meus preferidos (dentre os expostos no livro) estão “Drédito”, “Áries” e “Crossfit Consciente”. Um deles aqui:

Booktrailer do livro:

A interpretação do texto também é um ponto fantástico. Uma das ações de marketing da Editora Companhia das Letras foi convidar o autor para ler uma das crônicas do livro. A forma que Gregorio faz isso é fenomenal! Confiram:

Gregorio não tem medo de ousar, de se expor, de dizer o que pensa, e isso acaba transformando o livro em algo híbrido: contos que muitas vezes tornam-se biográficos. Algumas ficções tão reais que poderiam acontecer com você.

Apesar do livro reunir textos que já foram publicados (em sua coluna semanal na Folha ou em vídeos do Porta dos Fundos, por exemplo), alguns são inéditos. Vale a pena conhecer um pouco mais do trabalho desse talentoso artista que ainda tem muitas misturas com um delicioso tempero brasileiro para nos servir.

LEIA TAMBÉM

Ajude o Resenhas! Clicando na imagem abaixo você contribui para o crescimento do blog! 🙂

Ajude o resenhas a crescer

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *