Eu adoro suspense/thriller/romance policial. E quando vi que A Paciente Silenciosa estava em diversas listas por aí dos livros mais vendidos, a curiosidade e o FOMO bateram na hora.
Adoro esse tipo de história e logo fui procurar o e-book para ler. Algumas pessoas haviam falado que era muito surpreendente, outras que não tinha nada demais. Na minha humilde opinião, esses livros normalmente são clichês, pouco originais e usam fórmulas prontas para chamar atenção. Mas, nada que me impeça de me envolver com a história e querer ler diversos livros do mesmo gênero. Eu simplesmente me divirto horrores.
E não foi diferente com o livro de Alex Michaelides. Eu li em poucos dias, menos de uma semana. É aquele tipo de leitura que os gringos chamam de “page turner”, ou seja, de devorar, de virar a página rapidamente.
Veja uma breve sinopse:
Em A Paciente Silenciosa, a história gira em torno de Alicia Berenson, uma famosa pintora que vive uma vida aparentemente perfeita ao lado do marido, Gabriel, um fotógrafo de sucesso. Tudo muda quando, certa noite, Alicia é encontrada ao lado do corpo do marido, morto a tiros — e, desde então, ela nunca mais fala uma palavra.
Internada em uma clínica psiquiátrica de segurança máxima chamada The Grove, Alicia se torna um mistério absoluto, conhecida como “a paciente silenciosa”. A curiosidade e o fascínio por seu caso crescem, até que surge Theo Faber, um psicoterapeuta determinado a fazê-la falar novamente e descobrir a verdade sobre o que aconteceu naquela noite.
À medida que Theo se aprofunda na mente de Alicia e investiga seu passado, segredos sombrios vêm à tona . O romance conduz a uma revelação surpreendente e perturbadora, que redefine toda a narrativa e a percepção de quem é, de fato, a verdadeira vítima.
A narrativa é contada em primeira pessoa pelo psicoterapeuta, ou seja, é por meio do olhar dele que acompanhamos toda a investigação sobre o caso de Alicia Berenson.
O livro praticamente gira em torno da curiosidade de Theo e a obsessão dele por fazê-la falar. Alicia está internada na clínica The Grove e o terapeuta acaba quebrando várias regras para conseguir descobrir a estranha história de sua paciente.

Theo também intercala sua narrativa (em primeira pessoa) com trechos do diário de Alicia, que revelam seus pensamentos antes do crime e ajudam a construir o mistério em torno dela.
Eu gostei desse formato, porque é uma espécie de quebra-cabeças. Enquanto mergulhamos na mente de Theo, também acompanhamos o ponto de vista de Alicia, o que cria uma constante sensação de dúvida sobre quem diz a verdade e o que realmente aconteceu. Inclusive, essa escolha narrativa é um dos principais motivos do impacto do final, que reverte completamente a perspectiva que o leitor tem da história.
Durante toda a leitura, não conseguia entender o porquê de Alicia estar sempre em silêncio e se recusar a falar o que aconteceu. Pelas anotações de seu diário, ela parecia uma pessoa boa, porém confusa e melancólica, precisando lidar com vários problemas psicológicos.
Enquanto isso, o marido Gabriel não parecia nem um pouco um homem compreensivo ou minimamente interessante. Porém, ela era completamente apaixonada por ele, então era difícil entender o motivo do assassinato. Será que foi ela mesmo? Como isso foi acontecer? Muitas perguntas para serem respondidas.
Ademais, por que esse fascínio do terapeuta com a paciente? Qual o motivo de Theo ser tão bitolado em Alicia? Mais perguntas em aberto.
Para comprar o livro (e ainda ajudar a gente ❤️) é só clicar abaixo:

Como é um suspense, não consigo me delongar na resenha, já que posso dar algum spoiler sem querer. Mas posso dizer que o final me surpreendeu, realmente tem um bom plot twist. Não duvido que esse livro vá se tornar uma adaptação para o cinema ou TV no futuro (se já não tiver algum projeto em andamento), porque é quase um roteiro de filme.
Eu gostei de A Paciente Silenciosa, apesar de não ser um livro incrível ou que tenha uma característica literária marcante. É uma história divertida, que traz boas surpresas, ou seja, um bom entretenimento. Se, como eu, você gosta desse tipo de narrativa, vai aproveitar bastante a experiência.
NOTA: ⭐⭐⭐
E você, o que achou? Deixe sua opinião nos comentários!


Isabela Zamboni Moschin é jornalista, especialista em Língua Portuguesa e Literatura e mestre em Mídia e Tecnologia. Adora café, livros, séries e filmes.