*Atualizado em 18 de março de 2024
Para quem não se lembra, Louco é um dos personagens que aparece esporadicamente nas histórias de Maurício de Sousa. O personagem é criação de seu irmão, Márcio Araújo, e inspirado em Sidnei Lozano Salustre, um desenhista amigo dos dois.
Criado na década de 70, Louco – ou Licurgo Orival Umberlino Cafiaspirino de Oliveira – carrega em sua essência bastante da psicodelia da época. No começo, segundo os extras da graphic novel Fuga, o personagem foi criado apenas como sendo um “fugitivo do hospício” mas, com o tempo, foi ganhando outra roupagem.
A graphic carrega bastante do nonsense original do personagem da HQ, mas de uma forma muito tocante que eu jamais imaginei.
Para comprar, é só clicar no link abaixo:
Confesso que o Louco nunca foi um personagem “querido” por mim quando pequena, mas essa história mudou completamente a minha visão dele!
Na graphic, Louco é um personagem muito sensível. Algumas – muitas – partes chegam a emocionar. A história gira em torno do pássaro dourado que ele precisa ajudar a escapar do Exército do Silêncio. Aqui temos um paralelo incrível com a “criança interior” e a criatividade, mas não falarei muito sobre o assunto para não dar spoiler.
Louco foge, de história em história, sendo quem ele quer ser e fazendo o que deseja… Uma verdadeira ode à liberdade! Maravilhoso!
E é claro: nessas histórias ele acaba cruzando com personagens bastante conhecidos, como Mônica e sua turminha 🙂
As ilustrações têm um tom lúdico, até mesmo onírico. Louco, muitas vezes, extrapola os limites impostos pelas margens, e isso dá um “movimento” que poucas graphics conseguem. Só vi o mesmo formato em Sandman!
Enfim, mais uma vez a coleção GRAPHIC MSP mostra versatilidade e qualidade editorial como poucos! Vale muito a pena 🙂
Nota:
Melissa Ladeia Schiewaldt é jornalista, especialista em Marketing Digital e tem MBA em Gestão de Projetos.