*Atualizado em 16 de março de 2018
Hoje vim resenhar um livro que recebi do autor Marcelo Antinori, chamado Sereia de Vidro. Como adoramos conhecer autores nacionais – e apoiamos! – é claro que já embarquei na leitura e vim aqui contar pra vocês o que eu achei da obra.
Sereia de Vidro é o primeiro livro da coleção, que promete mais alguns volumes em breve. Quando recebi pelo correio, vi que era um livro pocket, bem curtinho! Achei até que fosse um conto, mas na verdade é só o começo de uma história que promete um desenrolar bem curioso.
Narrado em primeira pessoa, o livro é sobre um escritor que passa por uma crise de criatividade e procura a ajuda de uma freira que lê cartas de tarô. Nesse encontro bizarro, a freira revela algumas cartas e mostra ao protagonista que algumas pessoas podem surgir em seu caminho e novos acontecimentos podem tirá-lo de sua vida monótona.
Veja também: Resenha do livro “FRONTEIRAS”, da autora brasileira Sonia Rodrigues
Logo após esse encontro, ele conhece Ana Pérsia no metrô em São Paulo e vai almoçar com ela, o que resulta em uma tarde de amor em um hotel. Depois de passarem o dia juntos, Ana desaparece e deixa um número de telefone errado, para que ele não a encontre mais. Porém, após alguns dias, ela liga para ele para contar que está em perigo e precisa de sua ajuda. Primeiramente ele tenta fugir dessa história complicada, mas cada vez mais adentra em uma teia perigosa de acontecimentos, sem fazer ideia do que está acontecendo.
Aos poucos, esse escritor percebe que se meteu em uma situação complicadíssima e tenta ajudar Ana a fugir, mesmo sem conhecer nada sobre a vida dela. Também vamos descobrindo nuances sobre a vida particular dele e fazendo conexões entre os outros personagens da trama.
Marcelo Antinori não nos conta o nome do personagem principal em nenhum momento; como a história se passa pelo seu ponto de vista, somos deixados no escuro durante toda a narrativa: quem está atrás de Ana? Por quê? Será que as cartas de tarô estavam certas? Qual é o segredo que ela esconde? Eles se encontraram por acaso? Enfim, muitas perguntas – algumas são respondidas, outras deixadas para o próximo livro da série.
É um livro curtinho, a leitura flui rapidamente, a trama é misteriosa e cria um certo clima “noir“, digamos assim. Assim como o protagonista, não sabemos o que fazer, como agir, o que está acontecendo. Esse esforço narrativo é interessante, prende a atenção e nos faz querer chegar até o final.
Só tenho algumas observações sobre o estilo do livro: achei que faltou um pouco de profundidade e descrição. Não que eu goste de livros com milhares de descrições, mas faltou clima, emoção e uma pitada de carisma. A narrativa é fria, seca e dura. Conhecemos os personagens de forma muito superficial, tudo acontece rápido demais! Como é pensado para uma série de livros, acredito que realmente é pra ser curto e veloz, mas ainda assim, senti falta de uma atmosfera mais bem trabalhada.
Sereia de Vidro tem uma premissa interessante, é criativo, ousado, mas falta fervor na narração.
* Esse produto foi um brinde, porém, as informações contidas nesse post expressam as ideias da autora.
Título original: Sereia de Vidro
Autor: Marcelo Antinori
Editora: Bússola Pocket
Número de páginas: 71
Ano: 2015
Gênero: Romance
Nota:
Isabela Zamboni Moschin é jornalista, especialista em Língua Portuguesa e Literatura e mestre em Mídia e Tecnologia. Adora café, livros, séries e filmes. Atualmente, trabalha como Analista de Conteúdo na Toro Investimentos