*Atualizado em 13 de março de 2024
Já havia citado este livro da Francine Prose anteriormente aqui no blog, quando dei algumas dicas de livros para escritores iniciantes. Porém, apesar de já ter comprado (e recomendado), não havia lido, mas agora posso afirmar com certeza que Para Ler Como um Escritor é fantástico!
O título do livro pode enganar um pouco, pois apesar de ser focado para quem deseja se tornar escritor, essa obra da jornalista/escritora/professora Francine Prose é perfeita para os amantes de livros, para quem adora clássicos da literatura e até mesmo quem deseja melhorar suas habilidades interpretativas.
Analisando contos, romances e trechos de livros clássicos ou contemporâneos, somos apresentados ao universo incrível que é a literatura de qualidade. Com uma escrita leve, didática e divertida, aprendi tanto sobre linguagem que, na verdade, me senti meio ignorante. Enquanto fui lendo e acompanhando a análise minuciosa da autora, fiquei pensando “nossa, como nunca reparei nisso antes? Que incrível”.
Francine defende que para entendermos melhor os livros e autores célebres, devemos apostar no close reading, isto é, uma leitura atenta e mais demorada. Parar em trechos, refletir, perceber como cada escolha de palavra ou frase é importante para a construção daquele texto. Aqui vemos como cada autor foi genial em escolher certos tipos de narrativa, descrições, frases e até mesmo o estilo do parágrafo.
Para comprar o livro, é só clicar no link abaixo:
Os capítulos de Para Ler Como um Escritor são divididos em diversos temas: frases, parágrafos, personagens, narrativa, gestos, detalhes, entre outros. Eu li incessantemente e não queria parar: queria me demorar em casa frase e entender melhor como a mente de um escritor funciona, como ele desejava que seu texto fosse digerido pelos leitores.
Em Para Ler Como um Escritor, conhecemos a genialidade de Hemingway, Kafka, Jane Austen, Tolstói, Tchekhov, Katherine Mansfield, entre outros autores consagrados.
Essa edição da Zahar é muito interessante, pois contém o posfácio de Ítalo Moriconi, que acrescenta bastante à obra de Francine mostrando exemplos da literatura brasileira,como Machado de Assis e Graciliano Ramos.
Com uma abordagem minuciosa, Moriconi é bem enfático ao mostrar como é importante ler livros nacionais e de autores que sabem usar com genialidade a nossa língua.
Ao final do livro, os autores inseriram duas listas de livros essenciais que devemos ler imediatamente, com autores estrangeiros e brasileiros.
Obras que se destacaram de alguma forma e que vale a pena acompanhar com um close reading. Também podemos conferir uma entrevista com Francine, que comenta sobre seus alunos, sua carreira como professora e sobre a literatura no mundo de hoje.
Nota:
Isabela Zamboni Moschin é jornalista, especialista em Língua Portuguesa e Literatura e mestre em Mídia e Tecnologia. Adora café, livros, séries e filmes. Atualmente, trabalha como Analista de Conteúdo na Toro Investimentos
show de bola!!
show de bola!!