*Atualizado em 25 de outubro de 2020
Dia 12 de setembro de 2018 é comemorado o 70º aniversário do escritor brasileiro Caio Fernando Abreu. Famoso por apresentar uma visão dramática do mundo moderno, o autor recebeu uma singela homenagem do Google, com um doodle exclusivo. Conhecido por obras como Morangos Mofados, Os Dragões Não Conhecem o Paraíso e Ovelhas Negras, Caio foi um fenômeno de sua geração. Pensando nisso, selecionamos as melhores frases de Caio Fernando Abreu para você compartilhar! Confira:
Frases de Caio Fernando Abreu para compartilhar
“Muita coisa que ontem parecia importante ou significativa amanhã virará pó no filtro da memória. Mas o sorriso (…) ah, esse resistirá a todas as ciladas do tempo.”
“Claro que deve haver alguma espécie de dignidade nisso tudo, a questão é onde, não nesta cidade escura, não neste planeta podre e pobre, dentro de mim?”.
“Às vezes, quando ainda valia a pena, eu ficava horas pensando que podia voltar tudo a ser como antes.”
“E o teu papel é não saber o papel.”
“Desistir não é nobre. E arduamente, não desistimos.”
“Porque meu silêncio já não é uma omissão, mas uma mentira.”
“Menos pela cicatriz deixada, uma ferida antiga mede-se mais exatamente pela dor que provocou, e para sempre perdeu-se no momento em que cessou de doer, embora lateje louca nos dias de chuva.”
“Na minha memória – tão congestionada – e no meu coração – tão cheio de marcas e poços – você ocupa um dos lugares mais bonitos.”
“Porque o mundo, apesar de redondo, tem muitas esquinas.”
“Oficializar o já acontecido: perdi um pedaço, tem tempo. E nem morri.”
“…mas estou aqui parada, bêbada, pateta e ridícula, só porque no meio desse lixo todo procuro o verdadeiro amor. Cuidado comigo: um dia encontro.”
“Frágil – você tem tanta vontade de chorar, tanta vontade de ir embora. Para que o protejam, para que sintam falta. Tanta vontade de viajar para bem longe, romper todos os laços, sem deixar endereço. Um dia mandará um cartão-postal de algum lugar improvável. Bali, Madagascar, Sumatra. Escreverá: penso em você. Deve ser bonito, mesmo melancólico, alguém que se foi pensar em você num lugar improvável como esse. Você se comove com o que não acontece, você sente frio e medo. Parado atrás da vidraça, olhando a chuva que, aos poucos começa a passar.”
“Menos pela cicatriz deixada, uma ferida antiga mede-se mais exatamente pela dor que provocou, e para sempre perdeu-se no momento em que cessou de doer, embora lateje louca nos dias de chuva.”
“Não, meu bem, não adianta bancar o distante: lá vem o amor nos dilacerar de novo…”
A Companhia das Letras, em homenagem ao autor, publicou em 2018 a coletânea Contos Completos, reunindo toda a obra de Caio Fernando Abreu. Para comprar, é só clicar no link abaixo:
Gostou das frases de Caio Fernando Abreu? Conhece outras? Conta pra gente!
LEIA TAMBÉM
- 14 livros românticos para você se apaixonar
- Frases inspiradoras dos livros de Virginia Woolf
- 9 poemas de Júbilo, memória, noviciado da paixão, de Hilda Hilst
Ajude o Resenhas! Clicando na imagem abaixo você contribui para o crescimento do blog! 🙂
Isabela Zamboni Moschin é jornalista, especialista em Língua Portuguesa e Literatura e mestre em Mídia e Tecnologia. Adora café, livros, séries e filmes. Atualmente, trabalha como Analista de Conteúdo na Toro Investimentos
me surprendi com a qualidade das publicações.Parbéns
Oi, José!
Agradecemos a sua visita e o elogio 🙂
Continue acompanhando o Resenhas.
Abraços!
me surprendi com a qualidade das publicações.Parbéns
Oi, José!
Agradecemos a sua visita e o elogio 🙂
Continue acompanhando o Resenhas.
Abraços!