Frases de Caio Fernando Abreu para compartilhar

Dia 12 de setembro de 2018 é comemorado o 70º aniversário do escritor brasileiro Caio Fernando Abreu. Famoso por apresentar uma visão dramática do mundo moderno, o autor recebeu uma singela homenagem do Google, com um doodle exclusivo. Conhecido por obras como Morangos MofadosOs Dragões Não Conhecem o Paraíso e Ovelhas NegrasCaio foi um fenômeno de sua geração. Pensando nisso, selecionamos as melhores frases de Caio Fernando Abreu para você compartilhar! Confira:

Frases de Caio Fernando Abreu para compartilhar

“Muita coisa que ontem parecia importante ou significativa amanhã virará pó no filtro da memória. Mas o sorriso (…) ah, esse resistirá a todas as ciladas do tempo.”

“Claro que deve haver alguma espécie de dignidade nisso tudo, a questão é onde, não nesta cidade escura, não neste planeta podre e pobre, dentro de mim?”.

“Às vezes, quando ainda valia a pena, eu ficava horas pensando que podia voltar tudo a ser como antes.”

“E o teu papel é não saber o papel.”

“Desistir não é nobre. E arduamente, não desistimos.”

“Porque meu silêncio já não é uma omissão, mas uma mentira.”

“Menos pela cicatriz deixada, uma ferida antiga mede-se mais exatamente pela dor que provocou, e para sempre perdeu-se no momento em que cessou de doer, embora lateje louca nos dias de chuva.”

“Na minha memória – tão congestionada – e no meu coração – tão cheio de marcas e poços – você ocupa um dos lugares mais bonitos.”

“Porque o mundo, apesar de redondo, tem muitas esquinas.”

“Oficializar o já acontecido: perdi um pedaço, tem tempo. E nem morri.”

“…mas estou aqui parada, bêbada, pateta e ridícula, só porque no meio desse lixo todo procuro o verdadeiro amor. Cuidado comigo: um dia encontro.”

doodle caio fernando abreu
Doodle homenageando o autor Caio Fernando Abreu

“Frágil – você tem tanta vontade de chorar, tanta vontade de ir embora. Para que o protejam, para que sintam falta. Tanta vontade de viajar para bem longe, romper todos os laços, sem deixar endereço. Um dia mandará um cartão-postal de algum lugar improvável. Bali, Madagascar, Sumatra. Escreverá: penso em você. Deve ser bonito, mesmo melancólico, alguém que se foi pensar em você num lugar improvável como esse. Você se comove com o que não acontece, você sente frio e medo. Parado atrás da vidraça, olhando a chuva que, aos poucos começa a passar.”

“Menos pela cicatriz deixada, uma ferida antiga mede-se mais exatamente pela dor que provocou, e para sempre perdeu-se no momento em que cessou de doer, embora lateje louca nos dias de chuva.”

“Não, meu bem, não adianta bancar o distante: lá vem o amor nos dilacerar de novo…”

A Companhia das Letras, em homenagem ao autor, publicou em 2018 a coletânea Contos Completos, reunindo toda a obra de Caio Fernando Abreu. Para comprar, é só clicar no link abaixo:

Gostou das frases de Caio Fernando Abreu? Conhece outras? Conta pra gente!

LEIA TAMBÉM

Comentários via Facebook

Comente!