Resenha: A Memória do Mar – Khaled Hosseini

Recebemos o livro A Memória do Mar de surpresa da nossa parceira Globo Livros. Eles com certeza acertaram no presente “às cegas”, pois Hosseini é um dos meus autores favoritos desde a adolescência, quando tive contato com O Caçador de Pipas. As histórias criadas por ele são tocantes como poucas. Sem contar que o pano de fundo – o Oriente Médio – nem sempre tem espaço em livros de autores mais famosos e best seller.

Resenha: A Memória do Mar - Khaled Hosseini
FOTO: Melissa Marques | Resenhas à la Carte

A Memória do Mar foi escrito inspirado na breve vida de Alan Kurdi, refugiado de três anos de idade que foi encontrado morto em uma praia após tentar – ao lado de sua família – uma travessia perigosa para chegar “em segurança” à Europa.

Infelizmente, histórias como essa continuam a se repetir: no ano seguinte a morte do garoto, outras 4.176 vidas foram perdidas ou estão desaparecidas no mar.

Resenha: A Memória do Mar - Khaled Hosseini
FOTO: Melissa Marques | Resenhas à la Carte

A história escrita por Khaled Hosseini é curta, mas não deixa de ser extremamente impactante. Às vezes nos esquecemos do sofrimento do outro, e o autor tem o dom de abordá-lo de forma emocionante e empática.

Na breve história, acompanhamos o narrador-pai relembrando alguns momentos de sua vida para seu filho, Marwan. Mãe, pai e filho farão a travessia no mar durante a noite, e por isso, o enredo acaba se tornando uma oração às águas para que tudo dê certo.

Mas eu ouço a voz de sua mãe,
por cima da maré,
e ela sussurra em meu ouvido:
“Ah, mas se eles pudessem ver, meu amor,
só a metade do que vocês viram.
Se eles simplesmente pudessem ver.
Com certeza diriam coisas mais gentis”.

As ilustrações de Dan Williams deixam a narrativa ainda mais sentimental. Fica quase impossível não se comover. Confira alguns detalhes no vídeo abaixo:

A MEMÓRIA DO MAR – Khaled Hosseini

Se você pudesse ver a metade do que eles viram, com certeza diria coisas mais gentis… ✨"A memória do mar" é inspirado no caso real de Alan Kurdi, imigrante sírio de 3 anos que se afogou no mar Mediterrâneo enquanto fugia da guerra. Do mesmo autor de "O caçador de pipas", o livro tem narrativa poética, páginas ilustradas e tradução de Pedro Bial.Conheça: https://glo.bo/2CUuL6n

Posted by Globo Livros on Friday, September 14, 2018

Um detalhe extremamente importante da obra é que parte dos recursos angariados com a venda de A Memória do Mar será revertida para a Fundação Khaled Hosseini e para a UNHCR, a agência de Refugiados das Nações Unidas. Por isso, se faltava um motivo para adquirir o seu, agora não falta mais, né? Você investe em um livro lindo, e ainda, ajuda quem precisa. Portanto, a minha dica final é: COMPRE! COLOQUEM NAS LISTAS DE MAIS VENDIDOS! PRESENTEIE COM ESSE LIVRO!

Clique para comprar A Memória do Mar:

LEIA TAMBÉM

* Esse produto foi um brinde, porém, as informações contidas nesse post expressam as ideias da autora.

Resenha: A Memória do Mar - Khaled HosseiniTítulo original: Sea Prayer
Autor: Khaled Hosseini
Editora: Globo Livros
Número de páginas: 64
Ano: 2018
Gênero: Poesia afegã
Nota: 

Comentários via Facebook

Comentar