10 filmes para quem ama livros

Nós aqui do Resenhas somos as ~loucas das listas~! Depois de indicar filmes biográficos sobre escritores e filmes baseados em livros que estão na Netflix, agora selecionamos filmes que demonstram todo o amor pela literatura. Existem vários e são inspiradores! Quer ver só? Confira nossas dicas de filmes para quem ama livros: 

10 filmes para quem ama livros

1 – Nunca Te Vi, Sempre Te Amei (1987)

10 filmes para quem ama livros

Durante vinte anos Helene Hanff (Anne Bancroft), uma escritora americana, se corresponde com Frank Doel (Anthony Hopkins), o gerente de uma livraria especializada em edições raras e esgotadas. Tudo começou pelo fato de Helene adorar livros raros, que não se encontram em Nova York.

Só que ela não poderia imaginar que uma carta para uma pequena livraria em Londres, que negocia livros de segunda mão, a levaria a iniciar um correspondência afetuosa com Frank. Neste período uma amizade muito especial surge entre os dois.

Já fiz a resenha do livro no blog e é maravilhoso! Recomendadíssimo  🙂

2 – A Sociedade Literária e A Torta de Casca de Batata (2018)

10 filmes para quem ama livros

Novidade na Netflix, esse filme é superfofo! Tem um foco pequeno em livros, mas ainda assim ressalta a importância deles.

Juliet Ashton (Lily James) é uma escritora na Londres de 1946 que decide visitar Guernsey, uma das Ilhas do Canal invadidas pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial, depois que ela recebe uma carta de um fazendeiro contando sobre como um clube do livro local foi fundado durante a guerra. Lá ela constrói profundos relacionamentos com os moradores da ilha e decide escrever um livro sobre as experiências deles na guerra.

3 – Minhas Tardes Com Margueritte (2010)

10 filmes para quem ama livros

O auxiliar geral chamado Germaine faz amizade com uma mulher de 95 anos e fica intrigado com o prazer que ela sente pela literatura. A sinopse é isso mesmo, bem simples, mas o filme mostra todo o poder da literatura, principalmente como transformação.

4 – Encontrando Forrester (2000)

10 filmes para quem ama livros

Jamal Wallace (Robert Brown) é um jovem adolescente que ganha uma bolsa de estudos em uma escola de elite de Manhattan, devido ao seu desempenho nos testes de seu antigo colégio no Bronx e também por jogar muito bem basquete. Após uma aposta com seus amigos, ele conhece ele conhece William Forrester (Sean Connery), um talentoso e recluso escritor com quem desenvolve uma profunda amizade. Percebendo talento para a escrita em Jamal, Forrester procura incentivá-lo para seguir este caminho, mas termina recebendo de Jamal algumas boas lições de vida.

5 – Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

10 filmes para quem ama livros

Um clássico! <3

Em 1959 na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória, um ex-aluno (Robin Williams) se torna o novo professor de literatura, mas logo seus métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos cria um choque com a ortodoxa direção do colégio, principalmente quando ele fala aos seus alunos sobre a “Sociedade dos Poetas Mortos”.

6 – A Menina Que Roubava Livros (2014)

10 filmes para quem ama livros

Durante a Segunda Guerra Mundial, uma jovem garota chamada Liesel Meminger (Sophie Nélisse) sobrevive fora de Munique através dos livros que ela rouba. Ajudada por seu pai adotivo (Geoffrey Rush), ela aprende a ler e partilhar livros com seus amigos, incluindo um homem judeu (Ben Schnetzer) que vive na clandestinidade em sua casa. Enquanto não está lendo ou estudando, ela realiza algumas tarefas para a mãe (Emily Watson) e brinca com a amigo Rudy (Nico Liersch).

Prepare os lencinhos para chorar muito! Tanto com o filme quanto com o livro de mesmo nome.

7 – O Leitor (2008)

10 filmes para quem ama livros

Na Alemanha pós-2ª Guerra Mundial o adolescente Michael Berg (David Kross) se envolve, por acaso, com Hanna Schmitz (Kate Winslet), uma mulher que tem o dobro de sua idade. Apesar das diferenças de classe, os dois se apaixonam e vivem uma bonita história de amor. Até que um dia Hanna desaparece misteriosamente. Oito anos se passam e Berg, então um interessado estudante de Direito, se surpreende ao reencontrar seu passado de adolescente quando acompanhava um polêmico julgamento por crimes de guerra cometidos pelos nazistas.

Parece que não tem relação com literatura, né? Mas tem sim! E a Kate Winslet levou até um Oscar  🙂

8 – Dentro da Casa (2013)

10 filmes para quem ama livros

Um pouco cansado da rotina de professor, Germain (Fabrice Luchini) chega a atormentar sua esposa Jeanne (Kristin Scott Thomas) com suas reclamações, mas ela também tem seus problemas profissionais para resolver e nem sempre dá a atenção desejada.

Até o dia em que ele descobre na redação do adolescente Claude (Ernst Umhauer) um estilo diferente de escrever, que dá início a um intrigante jogo de sedução entre pupilo e mestre, que acaba envolvendo a própria esposa e a família de um colega de classe.

9 – O Carteiro e o Poeta (1994)

10 filmes para quem ama livros

Por razões políticas, o poeta Pablo Neruda (Philippe Noiret) se exila em uma ilha na Itália. Lá um desempregado (Massimo Troisi) quase analfabeto é contratado como carteiro extra, encarregado de cuidar da correspondência do poeta, e gradativamente entre os dois se forma uma sólida amizade.

O livro também é sensacional!

10 – Fahrenheit 451 (1966)

10 filmes para quem ama livros

Em um Estado totalitário em um futuro próximo, os “bombeiros” têm como função principal queimar qualquer tipo de material impresso, pois foi convencionado que literatura um propagador da infelicidade. Mas Montag (Oskar Werner), um bombeiro, começa a questionar tal linha de raciocínio quando vê uma mulher preferir ser queimada com sua vasta biblioteca ao invés de permanecer viva.

Existem duas versões do filme, uma mais atual da HBO, e essa do Truffaut. Recomendo a mais antiga, porque é um pouco mais aprofundada. Mas, baseada em um livro incrível como o de Bradbury, difícil não gostar da história.

Essas foram nossas indicações de filmes para quem ama livros. E você, tem alguma sugestão? Conta pra gente!

LEIA TAMBÉM

Comentários via Facebook

Comentar