Resenhas  |  27.10.2020

Resenha: Breves respostas para grandes questões – Stephen Hawking

Breves respostas para grandes questões foi o último livro escrito por Stephen Hawking, porém, foi finalizado por um time de cientistas, fundamentados em seus estudos. A edição brasileira, lançada pela Intrínseca, tem a revisão técnica de Amâncio Friaça, astrofísico do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP.

Resenha: Breves respostas para grandes questões - Stephen Hawking

FOTO: Melissa Marques | Resenhas à la Carte

O prefácio é de Eddie Redmayne, ator que interpretou Stephen Hawking no filme “A Teoria de Tudo” (confira o trailer), a introdução de Kip S. Thorne e o posfácio de Lucy Hawking.

O livro traz 10 grandes questões da humanidade que o autor tenta, em 254 páginas, responder (sempre com embasamento teórico e científico). São elas:

  1. Deus existe?
  2. Como tudo começou?
  3. Existe outra vida inteligente no universo?
  4. Podemos prever o futuro?
  5. O que há dentro de um buraco negro?
  6. A viagem no tempo é possível?
  7. Sobreviveremos na Terra?
  8. Devíamos colonizar o espaço?
  9. A inteligência artificial vai nos superar?
  10. Como moldaremos o futuro?

Sabia que não seria uma leitura muito fácil para mim, por trazer diversos termos técnicos da física e da astrofísica, por isso acabei demorando um pouco mais do que o esperado para finalizar o livro.

Apesar de o autor sempre traçar paralelos e utilizar metáforas praticamente durante todo o livro, para alguém mais leigo no tema – como é o meu caso – a leitura acaba se tornando maçante rapidamente.

Entenda: o livro não é ruim, longe disso! Mas para alguém que não tem contato diário com termos como singularidade, buraco de minhoca, malha temporal etc, Breves respostas para grandes questões exige, sim, um pouco mais de atenção e pesquisa do leitor.

Resenha: Breves respostas para grandes questões - Stephen Hawking

FOTO: Melissa Marques | Resenhas à la Carte

Um dos pontos de destaque do livro é o humor “britânico” de Stephen Hawking. Mesmo em um livro que traz temas tão polêmicos e/ou difíceis, o autor consegue manter o tom divertido, fazendo comentário ácidos contra o governo Trump, o preço do dólar e outros.

“Esse sistema estelar está a cerca de 4,37 anos-luz de distância, ou 40 trilhões de quilômetros. Se houver seres vivos em Alpha Centauri hoje, os sortudos nem fazem ideia da ascensão de Donald Trump.” (p. 200)

Você pode se interessar mais pela resposta de uma pergunta em específico, mas o livro todo é bem importante. O capítulo “O que há dentro de um buraco negro?” – um dos objetos de pesquisa da vida de Hawking – é um dos mais difíceis de assimilar. Enquanto capítulos como “Sobreviveremos na Terra?” é um soco bem dado e aborda a urgência de darmos atenção ao meio ambiente.

Clique para comprar: 

Como os capítulos são curtos, o livro também é ótimo para quem gosta de reler trechos específicos – nesse caso, as respostas espirituosas, polêmicas ou esperançosas de Hawking. Falando um pouco sobre os aspectos físicos do livro, trata-se de uma bela edição, com capa dura, guarda colorida e pintura trilateral.

Em momentos como o que vivemos, que parece trazer inúmeros retrocessos científicos para nosso país, Breves respostas para grandes questões é um respiro, onde lemos sobre a importância dos centros acadêmicos e das pesquisas desenvolvidas dentro deles.

Vale lembrar que o livro traz a visão do cientista sobre esses temas, não “verdades absolutas”. Cabe a cada leitor digerir as ideias expostas por Hawking. Indicamos fortemente a leitura!

NOTA:

LEIA TAMBÉM 

Ajude o resenhas a crescer

Anterior
Próximo
Compartilhe
Comente Aqui
0 Comentários “Resenha: Breves respostas para grandes questões – Stephen Hawking”