*Atualizado em 13 de março de 2024
Este ano comecei a fazer Pós Graduação em Língua Portuguesa e Literatura, e uma das aulas foi sobre crítica literária. Me apaixonei pelo assunto e já fui buscar livros que tivessem a ver com o tema. Como Funciona a Ficção, do James Wood, estava baratinho e com boas recomendações, então optei por ele. E não me arrependo nem um pouco!
É basicamente um livro que comenta obras de autores renomados (como no livro da Francine Prose, que resenhei aqui no blog), mas explicando toda a estrutura de um romance. O livro é dividido em vários capítulos: narração, personagens, diálogo, realismo, detalhe etc.
James Wood é professor de crítica literária em Harvard e já foi crítico do The Guardian, além de revistas renomadas como a New Yorker. Seu ensaio sobre o romance é espetacular e sua linguagem bem simples de compreender. O único problema é que ele cita muitas obras clássicas, principalmente de autores russos e ingleses, portanto, se você não tem familiaridade, alguns trechos podem ser cansativos.
Quando ele detalha certas peças de Shakespeare, é complicado acompanhar, porque não li quase nada (salvo Macbeth), mas isso é uma falha minha, não do livro, haha. Em apenas 224 páginas, entendemos tantos aspectos incríveis da literatura, que é impossível parar de ler.
E o pior de tudo é que quando acaba, senti que não li quase nada na vida. Existem tantos autores, tantos livros fantásticos para serem lidos, que dá vontade de largar tudo e ficar 24h com um livro na mão. (Sim, sou dramática).
James Wood me fez enxergar autores como Tchekhov e Jane Austen com outros olhos, além de conhecer um pouco mais sobre a história de Flaubert, o grande “pai” do realismo. Além de apontar as grandes obras da literatura universal, ainda entramos em contato com a crítica de grandes autores sobre diferentes livros.
Henry James, Virginia Woolf, Tolstói, Tchekhov, Dostoiévski, Nabokov e Katherine Mansfield são alguns dos poucos nomes citados por Wood.
Como Funciona a Ficção começa com uma frase bem interessante, que pode resumir a obra como um todo: “Só existe uma receita: ter o maior cuidado na hora de cozinhar” – Henry James.
Se como eu, você quer aprender mais sobre crítica literária, recomendo começar por este!
Nota:
Ajude o Resenhas! Clicando na imagem abaixo você contribui para o crescimento do blog! 🙂
Isabela Zamboni Moschin é jornalista, especialista em Língua Portuguesa e Literatura e mestre em Mídia e Tecnologia. Adora café, livros, séries e filmes. Atualmente, trabalha como Analista de Conteúdo na Toro Investimentos