*Atualizado em 18 de março de 2024
Sou bem fã de Twin Peaks desde que comecei a assistir à série em 2010. Como ela foi exibida na TV entre 1990 e 1991 – eu ainda estava nascendo – só fui ver bem depois, mas me apaixonei logo de cara. E quando anunciaram o revival da série para este ano, quase fiquei louca!
Reassisti as duas primeiras temporadas para me preparar para a terceira: e mais uma vez gostei demais. Ainda este ano, quando a Companhia das Letras revelou que iria lançar o livro A História Secreta de Twin Peaks, fiquei alucinada e logo pedi um exemplar e eles foram muito solícitos em me enviar. E o mais legal é que o livro me surpreendeu demais!
Eu não sabia o que esperar do livro – achei que seria algo no estilo ‘bastidores’ da série (mais ou menos como o livro do Downton Abbey que resenhei aqui), mas não é bem assim.
A História Secreta de Twin Peaks é, na verdade, um romance epistolar e conta todos os mistérios que permeiam a cidade, desde o início de sua história. Sendo assim, acompanhamos várias cartas, documentos, notícias de jornais e outros recortes reunidos por um ‘arquivista’, que explicam vários eventos ‘estranhos’ que aconteceram em Twin Peaks, nos seus arredores e até mesmo histórias envolvendo seus moradores, até chegarmos, de fato, no enredo da série – o assassinato de Laura Palmer.
O livro é um complemento à série: várias questões são respondidas e esclarecidas, principalmente em relação a alguns personagens que ganham pouco destaque em cena.
Conhecer a história de Twin Peaks desde o começo é bem interessante, principalmente porque são inúmeras informações que se relacionam até com a história dos Estados Unidos em si. Podemos conferir os acontecimentos do Caso Roswell, de 1947, histórias envolvendo o FBI e a CIA e até a triste trajetória dos indígenas, quando suas terras foram tomados pelos colonizadores.
Para comprar, é só clicar no link abaixo:
A História Secreta de Twin Peaks é um dossiê, e o mais divertido é conferir todos esses recortes junto das anotações da agente ‘TP’ (lemos o dossiê com anotações dela, é como se fosse um tipo de protagonista). Parece que o próprio leitor está investigando o caso e analisando os fatos, como um agente do FBI. Me senti “A” detetive lendo esse livro!
O interessante é que Mark Frost resolveu lançar esse livro no fim de 2016, um pouco antes da estreia da terceira temporada. E essa temporada está totalmente absurda (no famoso estilo David Lynch), mas vários pontos começam a ligar se você leu este livro! Pois é!
O fatídico episódio 8, que deixou todo mundo de boca aberta sem entender nada, tem relação com A História Secreta de Twin Peaks.
A edição é caprichada e o livro é muito bom! Porém, se você não acompanha Twin Peaks, não vai fazer muito sentido.
É mais uma obra pra quem é fã da série e quer entender mais sobre aquele universo e os personagens da trama. Ler depois de assistir as duas primeiras temporadas é ainda melhor, porque você se prepara para o que vem na terceira. Eu amei esse livro e, se você é fã da série, com certeza vale muito a pena!
Nota:
Isabela Zamboni Moschin é jornalista, especialista em Língua Portuguesa e Literatura e mestre em Mídia e Tecnologia. Adora café, livros, séries e filmes. Atualmente, trabalha como Analista de Conteúdo na Toro Investimentos
Adorei a resenha! Eu estava na dúvida de comprar esse livro, mas agora tenho certeza que vou comprar.
Que bom Kamylla! Você vai adorar, é ótimo!
Adorei a resenha! Eu estava na dúvida de comprar esse livro, mas agora tenho certeza que vou comprar.
Que bom Kamylla! Você vai adorar, é ótimo!