13 autores best seller dão dicas para iniciantes

O caminho percorrido por autores iniciantes eu busca de “um lugar ao sol” raramente é fácil. São diversas dificuldades que cada um enfrenta para, finalmente, conseguir realizar o sonho de ser publicado. Durante meus anos com foco em reportagens literárias pude entrevistar diversos autores best seller e, muitas vezes abordava o tema. O resultado você confere abaixo: um compilado de entrevistas com dicas preciosas para autores que estão iniciando sua carreira!

Autores best seller dão dicas para iniciantes

Foto: Divulgação – Anna Todd – Harlan Coben – Cornelia Funke e Alyson Noel

AUTORES INTERNACIONAIS

Anna Todd

“Sim! Eu comecei com zero leitores, como todo mundo. Eu diria que é muito importante não focar na negatividade. Se eu tivesse parado de escrever por causa de algumas provocações on-line, eu nunca teria chegado até aqui”.

Harlan Coben

“A coisa mais importante é bastante óbvia: escreva o máximo que você puder. Se você tem um diário, isso é ótimo. Apenas continue escrevendo, mesmo que não seja bom. A coisa mais importante que um jovem escritor deve saber é que não tem que ser bom, você apenas precisa continuar a escrever. É como um exercício, se você o fizer errado ainda assim ficará mais forte, desde que continue fazendo. Se você, por exemplo, quiser jogar futebol, você não tem que dar um chute perfeito de primeira, o que importa é que quanto mais você fizer, melhor ficará a sua técnica. Então, para começar, apenas escreva. Não ligue se está bom ou não, não ligue se alguém quer publicar ou não, apenas escreva um pouco todo dia”.

Veja também: 5 livros para escritores iniciantes 

Cornelia Funke

“Tenha sempre um caderno e uma caneta com você. As ideias sempre vêm em horas e momentos errados e você precisa pegá-las. Seja curioso sobre tudo – dentro e fora de você. Alimente sua imaginação com a sua vida. Não viva apenas nos livros. Faça a sua escrita expressar o que você sente sobre o mundo. E… tente escrever à mão. Você se surpreenderá com a diferença de escrever em um computador. Deixe-o para seu segundo rascunho. E aí, reescreva, reescreva, reescreva… Eu faço isso pelo menos oito vezes para cada livro”.

Alyson Noel

“O segredo é que não tem segredo! Não há nada que um escritor possa fazer pra virar bestseller, assim como você não tem como saber quais livros vão ter um grande público e porquê. Tudo o que um escritor pode fazer é dedicar o máximo de si mesmo a um livro, escrever o melhor que pode e, nesse período, ir o mais fundo possível na história, criar um mundo vibrante, recheado de personagens fortes – e aí cruzar os dedos quando for lançado e começar o próximo trabalho. Alguns livros dão certo, outros não, mas desde que haja histórias pra contar, nós seguimos  e escrevemos, não importa o que aconteça”.

Kiera Cass

“Leia tudo! Mesmo coisas que você acha que vai odiar. Isso ajuda você a definir a sua própria ‘voz'”.

C. C. Hunter*

“Tenho alguns. O primeiro conselho é: escreva. Muita gente quer ser escritor, mas não dedica tempo suficiente a isso. Você tem que amar escrever para ser um escritor. Você tem que gostar ainda mais que sair para almoçar com seus amigos, ou assistir TV, ou ir às compras. Você tem que se dedicar ao ofício. O segundo conselho é: nunca pare de aprender, fazer cursos, ler livros sobre como escrever. Pratique com outros escritores e critiquem os textos uns dos outros. O terceiro conselho é: nunca, nunca, desista! Eu escrevi durante anos antes de finalmente vender o meu primeiro livro. Então, escrevi por mais treze anos antes de vender meu livro seguinte. Se você quer, de verdade, ser um escritor, não deixe que nada (rejeição ou críticas negativas, ou a vida) faça você desistir de perseguir esse sonho. Você não pode parar de viver, então faça sim todas as coisas que citei, mas com moderação, porque escrever é importante. Se quiser mesmo ser escritor, não veja isso como um hobby, e sim como uma carreira, mesmo antes de se tornar realidade”.

*Entrevista: Divulgação / Jandaia.

Cecily von Ziegesar

“Leia tudo. Leia, leia, leia. E quando você tiver uma ideia, coloque no papel”.

Autores best seller dão dicas para iniciantes

Foto: Divulgação – Carolina Munhoz – Lycia Barros – Maurício Gomyde – Paula Pimenta

AUTORES NACIONAIS

Carolina Munhóz

“Tenha foco! Saiba o que você quer para a sua vida e trace um caminho até o se objetivo. Para isso você tem que ler muito e estudar bem o mercado”.

Lycia Barros

“Leia muito e não desista! A profissão é realmente difícil no Brasil, mas se você se aplicar para escrever bem, ser persistente e batalhadora, com certeza encontrará seu lugar ao sol”.

Maurício Gomyde

“Se for para ser só uma dica, eu digo: Escreva todos os dias!”.

Paula Pimenta

“Em primeiro lugar, acho que é importante ler muito. Geralmente, quem gosta de ler e tem esse hábito, escreve bem. Devemos também escrever sobre o que gostamos, pois quando escrevemos com paixão, os leitores sentem isso. Escrever sobre o que realmente conhecemos é importante também. Ao escolher um tema, certifique-se que você domina o assunto, para não se perder no meio da história. Depois que o livro estiver pronto, é preciso muita paciência e força de vontade pra procurar uma editora. Acho que esses são os passos fundamentais para quem quer escrever e publicar um livro”.

Laura Conrado

“O caminho a gente faz caminhando! Não adianta você ficar sonhando muito ou esperando uma oportunidade que não vai surgir sozinha. Vocês tem que começar a escrever e ler muuuuuuuuito, porque, quando você lê, você descobre qual estilo de livro você gostaria de escrever, aquele que mais te interessa. Além disso, você vai aumentar seu repertório de palavras! Então, para começar, tentem escrever! Não gostou? Façam de novo. Não tenham apego demais ao seu texto, apaga e faça de novo. Tentem cada vez mais! Aprendam a aceitar os “nãos” que podem aparecer, para entender as críticas e também para realmente entender que a profissão de escritor é igual a qualquer outra! Não é porque eu escrevo livros que eu sou mais importante ou especial que outra pessoa”.

Drica Pinotti

“O maior problema de um escritor é a falta de produtividade, eu mesma sou vítima dela. São tantas distrações nas mídias sociais e tantos os chamados para viver o mundo que acontece do lado de fora da janela, que manter a disciplina de trabalho é um grande problema pra mim. Acho que o conselho que eu daria é: foco no seu trabalho, crie uma disciplina possível e aconteça o que acontecer, não saia dela! Produza muito e tenha um bom agente para trazer as melhores propostas até você. Escreva sobre assuntos que você gosta e conhece. Escrever deve ser divertido e compensador no sentido da realização. Divulgue seu livro com amor e dedicação, só assim o sucesso chegará até você”.

* Todas as entrevistas foram feitas por mim (Melissa Marques). As completas estão publicadas e disponíveis para leitura no site todateen.


Escrito por:

Melissa Marques



Comentários via Facebook

4 Comentários

  • renanrj86@gmail.com'
    Renan Alvarenga 18 / 02 / 2016

    Dicas muito úteis, de fato. Estou experimentando o processo de converter-me num autor (acabo de publicar), e tudo o que foi dito sobre o caminho pré-publicação é bastante concreto.

    Responder

    • Melissa Marques 20 / 02 / 2016

      Que bom, Renan! Boa sorte para você! 🙂 Abraços!

      Responder

  • juliasueyoshi@gmail.com'
    Mayumi 26 / 02 / 2016

    VOCÊ QUEM FEZ AS ENTREVISTAS? Ai mds, que DIVA!

    Responder

    • Melissa Marques 26 / 02 / 2016

      Oi, Mayumi!
      Isso mesmo, as entrevistas foram feitas por mim 🙂 Haha!
      Obrigada pela visita e pelo comentário! Bjs

      Responder


Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *