Podcasts literários que você precisa conhecer

Podcasts são ótimas formas de aprender – e também se entreter! E claro que não poderíamos deixar de citar alguns podcasts literários que valem a pena ouvir.

Para ser bem sincera, não conheço tantos podcasts que tratam sobre literatura, infelizmente foi bem difícil de encontrar. Existem muitos podcasts de editoras, que falam sobre seus lançamentos e entrevistas com autores, mas de discussão sobre livros, mesmo, não são taaantas opções.

Selecionei alguns para quem tem vontade de conhecer podcasts literários. Escolhi alguns em inglês também, caso alguém tenha vontade de ouvir programas de outros países. Vamos lá?

Podcasts literários que você precisa conhecer

1 – Perdidos na Estante

O Perdidos na Estante é o podcast do Leitor Cabuloso, que fala bastante de adaptações literárias e outros temas que estão em alta no universo dos livros. Vale a pena conhecer!

2 – 30:MIN – Sua Meia Hora Alucinógena de Literatura

O 30: MIN é traz várias discussões sobre livros famosos e também de temas como Tropicália, Realismo, Semana de Arte Moderna, entre outros assuntos referentes ao universo literário nacional e internacional. Bem interessante!

3- Caixa de Histórias – b9

O Caixa de histórias é um podcast literário que pretende dar uma experiência diferenciada na apreciação dos livros. Sempre um trecho da obra é narrado e comentado buscando apresentar novas obras para novos leitores, e mostrando uma nova forma de consumir o conteúdo escrito. Atualmente o projeto está pausado, mas pode voltar em breve!

4 – Read Or Dead

O podcast Read or Dead é sobre livros de crime e mistério. Apresentado por Katie MacBride e Rincey Abraham, o programa abrange de tudo, desde as diferenças entre os livros de suspense e mistérios até colaborações entre autores, e ainda mistérios da vida real envolvendo autores famosos. O podcast é em inglês, mas para quem se interessar, é uma boa pedida!

5 – The Book Fight

O podcast The Book Fight é sobre, basicamente, escritores conversando sobre livros. Livros que amamos, odiamos e que nos inspiram – como se fosse uma conversa de bar entre autores. Também é em inglês, mas para quem se interessa por podcasts mais descontraídos e divertidos, Book Fight pode ser uma boa alternativa.

6 – Reading Women

A frase “literatura feminina” é frequentemente associada a romances fofos sobre mulheres à procura de parceiros ou capas de livros com batom e glitter. O podcast Reading Women pretende discutir livros escritos por mulheres incríveis: enquanto as apresentadoras costumam escolher um tema para o mês, elas também entrevistam autores. Este é um daqueles podcasts literários que você não pode perder (também em inglês).

Opções é o que não faltam! Se quiser conhecer mais podcasts sobre livros, indico estes links:

E você, tem alguma indicação? Conta pra gente nos comentários!

LEIA TAMBÉM

Comentários via Facebook

2 Comentários

  1. Lázaro Marback

    27 de fevereiro de 2019 at 20:12

    Excelente Isabela Zamboni, os seus comentários, as suas seleções e escolhas são de um primor somente superados pelas suas inspriradas e instrutivas análises, quais nos trazem cultura e ótimas atualizações. Peço-lhe que tão logo a sua dissertação de mestrado seja aprovada que nos dê o prazer de tê-la disponibilizada nestes seus sítios. Parabéns.

    1. Isabela Zamboni

      28 de fevereiro de 2019 at 10:04

      Muito obrigada Lázaro, fico muito feliz com os elogios! <3 Na verdade, já defendi a dissertação! =) Assim que estiver com os ajustes finais, pode deixar que irei disponibilizar sim. Abraços!

Comentar