*Atualizado em 15 de março de 2018
Virginia Woolf (1882 – 1941) foi autora, ensaísta e editora britânica, um dos expoentes do modernismo e extremamente relevante ao feminismo atual. Entre suas diversas obras, destacam-se: Mrs. Dalloway, Ao Farol e Orlando. A autora sofria com crises de depressão. Woolf cometeu suicídio em março de 1941. Antes, porém, deixou um bilhete para Leonard Woolf, seu companheiro. A última carta de Virginia Woolf demonstra paixão e devoção de Virginia ao marido, ao mesmo tempo que entristece com seu peso: testemunha as consequências terríveis e o poder da doença sobre a mente humana.
Confira a última carta de Virginia Woolf:
“Queridíssimo,
Tenho certeza de que enlouquecerei novamente. Sinto que não podemos passar por outro daqueles tempos terríveis. E, desta vez, não vou me recuperar. Começo a escutar vozes e não consigo me concentrar. Por isso estou fazendo o que me parece ser a melhor coisa a fazer. Você tem me dado a maior felicidade possível. Você tem sido, em todos os aspectos, tudo o que alguém poderia ser. Não acho que duas pessoas poderiam ter sido mais felizes, até a chegada dessa terrível doença. Não consigo mais lutar. Sei que estou estragando a sua vida, que sem mim você poderia trabalhar. E você vai, eu sei. Veja que nem sequer consigo escrever isso apropriadamente. Não consigo ler. O que quero dizer é que devo toda a felicidade da minha vida a você. Você tem sido inteiramente paciente comigo e incrivelmente bom. Quero dizer que – todo mundo sabe disso. Se alguém pudesse me salvar teria sido você. Tudo se foi para mim, menos a certeza da sua bondade. Não posso continuar a estragar a sua vida. Não creio que duas pessoas poderiam ter sido mais felizes do que nós.
V.”
Abaixo, o original em inglês:
Em 28 de março de 1941, aos 57 anos, Virginia encheu os bolsos de seu casaco com pedras e jogou-se no Rio Ouse. O corpo foi encontrado três semanas depois, em 18 de abril de 1941, por um grupo de crianças que estavam próximas a ponte de Southease.
Fonte: Update or Die
LEIA TAMBÉM
- Resenha: Mrs. Dalloway – Virginia Woolf
- Resenha: Laços de Família – Clarice Lispector
- Resenha: O Conde de Monte Cristo – Alexandre Dumas
Melissa Ladeia Schiewaldt é jornalista, especialista em Marketing Digital e tem MBA em Gestão de Projetos.