Resenha: A Vida Secreta das Abelhas – Sue Monk Kidd

Pense em um livro muito fofo, singelo e acolhedor: esse é A Vida Secreta das Abelhas, da autora Sue Monk Kidd. O pano de fundo é os Estados Unidos da década de 60: racismo, pobreza, uma época bem difícil, principalmente para mulheres negras. E quem vai descobrir isso, enfrentando seus próprios problemas, é a adolescente Lily Owens, que não se lembra da morte da mãe – há mais de dez anos – e tem uma relação difícil com o pai.

No ano de 1964, com 14 anos, Lily foge do pai na companhia de sua babá Rosaleen, que estava presa injustamente. Lily consegue ajudar Rosaleen a fugir e juntas partem para Tiburon, a cidade que parece esconder alguma resposta sobre a vida da mãe de Lily.

Chegando na cidade, Lily e Rosaleen são acolhidas pelas três irmãs Boatwright – August, May e June – que trabalham vendendo mel e são mulheres incríveis: trabalhadoras, que rezam para a Madona Negra – uma estátua de Nossa Senhora – e demonstram a força do amor e poder feminino.

Fingindo ser quem não é e vivendo na casa das irmãs, Lily tenta relembrar o passado e desvendar sua história; como sua mãe morreu? Por que ela tinha consigo uma estátua da Madona Negra? Ela conheceu as irmãs Boatwright? Aos poucos vamos desvendando os mistérios do passado da garota, que a cada dia se transforma em uma pessoa mais madura e inteligente.

“A centrífuga separa o mel. Tira a parte ruim e deixa a parte boa. Eu sempre achei que seria ótimo ter centrífugas assim para os seres humanos. Era só jogá-los aí dentro e pôr a máquina para funcionar.”

Para comprar o livro, é só clicar no link abaixo:

A autora inicia cada capítulo com explicações e notas sobre a vida das abelhas, que fazem analogias à vida de Lily. Conforme a garota se integra à vida das três irmãs, ela passa a ter responsabilidades sobre a produção do mel e o funcionamento das colmeias.

“Senti que tinha descoberto um segredo incrível: era possível fechar os olhos e sair da vida sem morrer de verdade. Bastava desmaiar. Só que eu não sabia como provocar o desmaio, como puxar a tomada para poder sumir quando precisasse.”

A Vida Secreta das Abelhas é sobre Lily tentando encontrar uma família que a ame e goste de sua companhia. O mistério da mãe da garota é parte importante da história, mas não é o foco principal: a evolução da personagem é o grande mote. O livro é singelo, delicado e traz questões importantes sobre racismo, empoderamento, fé, amor e família.

Resenha: A Vida Secreta das Abelhas - Sue Monk Kidd
Foto: Isabela Zamboni/Resenhas à la Carte

Porém, já aviso que o livro é infanto-juvenil: se você busca uma história complexa e uma trama muito envolvente, não é no livro de Sue Monk Kidd. É uma daquelas leituras feel good, sabe? É gostoso, encantador, acolhe, trata de questões importantes, mas não vai muito além do basiquinho.

A Vida Secreta das Abelhas ganhou um filme superfofo em 2008, com a Dakota Fanning no papel principal, além das incríveis Queen Latifah, Jennifer Hudson e Alicia Keys. Veja o trailer:

E você, o que achou de A Vida Secreta das Abelhas?  🙂 

LEIA TAMBÉM

Resenha: A Vida Secreta das AbelhasTítulo original: The Secret Life of Bees
Autora: Sue Monk Kidd
Editora: Paralela
Número de páginas: 256
Ano: 2014
Gênero: Literatura estrangeira
Nota

Comentários via Facebook

Comentar