*Atualizado em 6 de agosto de 2020
Indicações de bons livros são sempre bem-vindas, não é mesmo? Ainda mais quando elas vêm de alguém que a gente admira. Nesse contexto, selecionamos 8 livros indicados por Bill Gates que não são de negócios. Tem de tudo! Biografias, não-ficção, romance e muito mais. Confira abaixo a lista e descubra novas histórias incríveis:
8 livros indicados por Bill Gates
1. Lincoln no Limbo – George Saunders
Ganhador do prestigioso Man Booker Prize 2017, Lincoln no limbo é uma narrativa original e emocionante. Em 1862, em meio à Guerra Civil Americana, morre, aos onze anos de idade, Willie Lincoln, filho do lendário presidente Abraham Lincoln. A tragédia leva a um luto desesperado o homem que daria fim à escravidão nos Estados Unidos. Leia um trecho.
Clique para comprar:
2. Leonardo da Vinci – Walter Isaacson
Filho ilegítimo, à margem da educação formal, gay, vegetariano, canhoto, distraído e, por vezes, herético, o Leonardo desenhado nesta biografia é uma pessoa real, extraordinária pela pluralidade de interesses e pelo prazer que tinha em combiná-los. Um livro indispensável não só pelo caráter único de representar integralmente o artista Leonardo, mas como um retrato da capacidade humana de inovar, da importância de não apenas assimilar conhecimento, mas ter a disposição para questioná-lo, ser imaginativo e, como vários desajustados e rebeldes de todas as eras, pensar diferente. Leia um trecho.
Clique para comprar:
3. Hyperbole and a Half – Allie Brosh
Em Hyperbole and a half – situações lamentáveis, caos e outras coisas que me aconteceram, a autora apresenta alguns dos textos mais lidos e comentados em seu blog e também muito material novo, inclusive histórias sobre seus cachorros (um deles aparentemente com leves problemas mentais), sua luta para lidar com a depressão e a ansiedade que insistem em dominá-la, além de anedotas hilárias sobre sua tumultuada infância. Confira a resenha aqui no blog.
Clique para comprar:
4. O Projeto Rosie – Graeme Simsion
Romance de estreia do mundialmente conhecido Graeme Simsion. Com humor fino e inteligente, “O Projeto Rosie” conta a história do professor de genética Don Tillman, segundo o jornal The Guardian, um personagem para entrar para a história da literatura. Na busca pela esposa perfeita, ele vai precisar de muito mais do que o questionário que desenvolveu para selecionar candidatas. E quando Rosie Jarman surge – um exemplar totalmente inadequado de parceira –, o imprevisto, o impulso e a emoção passam a ser as novas regras.
Clique para comprar:
5. Como Mentir com Estatística – Darrell Huff
Um dos livros de estatística mais lidos do mundo, recomendado por Bill Gates como uma de suas leituras essenciais, é relançado agora com nova tradução. Escrito com humor e repleto de advertências tão atemporais quanto a ciência matemática, Como mentir com estatística é uma leitura agradável e absolutamente acessível. Indispensável para quem se vê bombardeado diariamente, seja pela mídia ou pela timeline do Facebook, por infográficos e estatísticas que se pretendem verdades incontestáveis. Leia um trecho.
Clique para comprar:
6. 21 Lições para o Século 21 – Yuval Noah Harari
Em “Sapiens“, Yuval Noah Harari mostrou de onde viemos; em “Homo Deus”, para onde vamos. “21 lições para o século 21” explora o presente e nos conduz por uma fascinante jornada pelos assuntos prementes da atualidade. Seu novo livro trata sobre o desafio de manter o foco coletivo e individual em face a mudanças frequentes e desconcertantes. Seríamos ainda capazes de entender o mundo que criamos? Leia um trecho.
Clique para comprar:
7. Um Casamento Americano – Tayari Jones
Em “Um Casamento Americano”, Tayari Jones aborda temas como racismo e o papel do negro na sociedade. Os recém-casados Celestial e Roy são a personificação do sonho americano e do empoderamento negro. Mas um dia os dois são separados por circunstâncias imprevisíveis: Roy é condenado a doze anos de prisão por um crime que Celestial sabe que ele não cometeu. Leia um trecho.
Clique para comprar:
8. Atlas de Nuvens – David Mitchell
Neste que é um dos romances mais importantes da atualidade, David Mitchell combina o gosto pela aventura, o amor pelo quebra-cabeça nabokoviano e o talento para a especulação filosófica e científica na linha de Umberto Eco, Haruki Murakami e Philip K. Dick. Conduzindo o leitor por seis histórias que se conectam no tempo e no espaço – do século XIX no Pacífico ao futuro pós-apocalíptico e tribal no Havaí -, Mitchell criou um jogo de bonecas russas que explora com maestria questões fundamentais de realidade e identidade. Leia um trecho.
Clique para comprar:
LEIA TAMBÉM
- 13 filmes da Netflix baseados em livros para você assistir já!
- Clube de assinatura de livros: qual escolher? Confira o perfil de cada um!
- 26 biografias de personalidades brasileiras e internacionais
Gostou da nossa lista com livros indicados por Bill Gates? Já leu algum deles? Conta pra gente nos comentários!
Melissa Ladeia Schiewaldt é jornalista, especialista em Marketing Digital e tem MBA em Gestão de Projetos.