*Atualizado em 25 de outubro de 2020
Se tem algo que nós amamos aqui no blog é fazer listas! Livros para ler antes de morrer, livros essenciais da literatura mundial, livros românticos, obras de fantasia, entre outras que sempre publicamos aqui no RaC. Hoje, nossa lista é sobre livros para empresários e empreendedores.
Se você está abrindo sua própria empresa, ou deseja avançar na carreira de empreendedor, veja nossas dicas:
16 livros para empresários e empreendedores
1 – Saber Vender é da Natureza Humana
Surpreenda-se com seu poder de convencer os outros. Sejam funcionários convencendo colegas de uma nova ideia, empresários seduzindo investidores a aplicar, ou pais e professores persuadindo as crianças a estudar, nós passamos nossos dias tentando induzir os outros. Gostando ou não, agora, estamos todos em vendas. Daniel H. Pink revela um novo ABC da indução, explica o motivo porque nem sempre os extrovertidos são os melhores vendedores e mostra como o fato de dar às pessoas um “arranque” para suas ações pode ser mais importante do que mudar sua forma de pensar.
Clique abaixo para comprar:
2 – Empreendedorismo Enxuto
Empreendedorismo enxuto – como visionários criam produtos, inovam com novos empreendimentos e revolucionam mercados é um verdadeiro manual que abrange temas atuais de forma realista, aproximando tal mentalidade às rotinas do empreendedor. A obra traz para a realidade de startups o conceito lean (enxuto) ― originalmente surgido na gestão de uma grande fabricante de automóveis (Toyota) ―, já que as técnicas gerenciais tradicionais seriam insuficientes para uma dinâmica de negócio em que reina a incerteza. Quando o assunto é inovar e se destacar no mercado, esta obra cumpre seu papel de guia, abordando, por exemplo, a reflexão sobre segmentos de clientes, inovação disruptiva, cadeia de valor e desenvolvimento ágil, tudo para possibilitar a iteração, o aprendizado científico e a rápida experimentação necessários para a história de startups de sucesso.
Clique abaixo para comprar:
3 – Mindset
Carol S. Dweck, ph.D., professora de psicologia na Universidade Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação, desenvolveu, ao longo de décadas de pesquisa, um conceito fundamental: a atitude mental com que encaramos a vida, que ela chama de “mindset”, é crucial para o sucesso. Dweck revela de forma brilhante como o sucesso pode ser alcançado pela maneira como lidamos com nossos objetivos. O mindset não é um mero traço de personalidade, é a explicação de por que somos otimistas ou pessimistas, bem-sucedidos ou não. Ele define nossa relação com o trabalho e com as pessoas e a maneira como educamos nossos filhos. É um fator decisivo para que todo o nosso potencial seja explorado.
Clique abaixo para comprar:
4 – O Poder da Energia
O Poder da Energia, de Brendon Burchard, nos convida a pensar grande e a transcender as ideias a que nos acostumamos, enquanto, ao mesmo tempo, aprendemos a comandar nossa própria consciência. E como é possível apoderar-se assim da vida? Podemos escolher entre seguir nossos impulsos, ou dirigir a nossa atenção e atividade a um estado mais elevado de motivação. Podemos deixar que a vida nos leve, ou tomar as rédeas de nossa história até que possamos realmente desfrutá-la. Para encontrar um propósito na experiência humana e ultrapassar qualquer circunstância limitadora, O Poder da Energia o levará a se conectar a algo maior que as coisas do dia a dia; algo que vai conduzi-lo do mundano ao mágico, de uma vida inepta à plenitude.
Clique abaixo para comprar:
5 – Reinventando as Organizações
Um novo modelo organizacional está surgindo, prometendo uma revolução no local de trabalho. Frederic Laloux nos mostra que o próximo estágio da consciência humana está em curso e vai mudar a forma como administramos nossos negócios. Com exemplos e histórias de organizações pioneiras, este livro é leitura indispensável para líderes, empreendedores, fundadores, coaches e consultores.
Clique abaixo para comprar:
6 – De Zero a Um
Para Peter Thiel, cofundador do PayPal e investidor em diversas startups, o próximo Bill Gates não criará um sistema operacional. O próximo Larry Page ou Sergey Brin não desenvolverá um mecanismo de busca. E o próximo Mark Zuckerberg não criará uma rede social. Se você está copiando essas pessoas, não está aprendendo com elas. É mais fácil copiar um modelo que criar algo novo. O progresso vem do monopólio, não da competição. Se você faz o que nunca foi feito e consegue fazer melhor do que qualquer um, tem um monopólio – e qualquer negócio só é bem-sucedido na medida em que é um monopólio. Mas quanto mais você compete, mais se torna parecido com todo o resto. De zero a um não oferece fórmula para o sucesso. O paradoxo de ensinar empreendedorismo é que tal fórmula não pode existir. Como cada inovação é única, nenhuma autoridade consegue prescrever em termos concretos como ser inovador. Toda inovação vai de 0 a 1. Peter Thiel apresenta uma visão otimista do futuro do progresso e uma maneira original de pensar sobre inovação, ensinando você a fazer perguntas que o levem a encontrar valor em lugares inesperados.
Clique abaixo para comprar:
7 – O Poder de Pensar Fora da Caixa
O que faz com que um executivo seja bem-sucedido? A maioria das pessoas pensa em uma definição comum: “Um gerente maduro com expertise em negócios.” Outros talvez apontem as qualidades de executivos famosos: confiança, grande habilidade de comunicação e carisma. Mas o que realmente importa quando se lidera uma empresa? Qual é a marca de um executivo excepcional? Basicamente, tudo depende dos resultados oferecidos pela empresa aos acionistas em longo prazo.
Neste livro moderno e inovador, William N. Thorndike Jr. explica a sabedoria analítica por trás de uma carreira bem-sucedida em investimentos, avaliando de perto os desempenhos das empresas General Cinema Corporation, Ralston Purina, The Washington Post Company, General Dynamics, Capital Cities Broadcasting, TCI, Teledyne e Berkshire Hathaway, e seus líderes: Dick Smith, Bill Stiritz, Katharine Graham, Bill Anders, Tom Murphy, John Malone, Henry Singleton e, é claro, Warren Buffett.
Em O poder de pensar fora da caixa, são expostos os métodos e as características que ajudaram esses líderes a alcançarem desempenhos excepcionais. O autor compartilha suas pesquisas e experiências ao apresentar histórias reveladoras, lições indispensáveis e um modelo alternativo para todos os interessados em liderar ou criar uma empresa de sucesso espetacular.
Clique abaixo para comprar:
8 – De Onde Vem as Boas Ideias
Quais são os espaços que fizeram história ao gerar níveis excepcionais de criatividade e inovação? Que processos estimulam nossa criatividade? O que podemos fazer para recriá-los em nosso cotidiano? Steven Johnson, um dos mais importantes pensadores da internet, investiga como surgem as boas ideias e as características dos ambientes em que elas são mais comuns.
O autor identifica esses ambientes humanos férteis em pensamentos originais – os laboratórios científicos, por exemplo, ou as redes de informação na internet – e mostra o que têm em comum com ambientes naturais também tipicamente inovadores – os recifes de coral, as florestas tropicais, a sopa química que deu origem à vida…
Criando paralelos divertidos, inesperados e reveladores, Johnson traça a história por trás de quase duzentas descobertas e invenções, e nos mostra os sete padrões fundamentais dos processos de inovação desenvolvidos pelo homem e pela natureza.
Clique abaixo para comprar:
9 – A Coragem de ser Imperfeito
Brené Brown ousou tocar em assuntos que costumam ser evitados por causarem grande desconforto. Sua palestra a respeito de vulnerabilidade, medo, vergonha e imperfeição já teve mais de 25 milhões de visualizações. Viver é experimentar incertezas, riscos e se expor emocionalmente. Mas isso não precisa ser ruim.
Como mostra Brené Brown, a vulnerabilidade não é uma medida de fraqueza, mas a melhor definição de coragem. Quando fugimos de emoções como medo, mágoa e decepção, também nos fechamos para o amor, a aceitação e a criatividade.
Por isso, as pessoas que se defendem a todo custo do erro e do fracasso acabam se frustrando e se distanciando das experiências marcantes que dão significado à vida. Por outro lado, as que se expõem e se abrem para coisas novas são mais autênticas e realizadas, ainda que se tornem alvo de críticas e de inveja. É preciso lidar com os dois lados da moeda para se ter uma vida plena.
Em sua pesquisa pioneira sobre vulnerabilidade, Brené Brown concluiu que fazemos uso de um verdadeiro arsenal contra a vergonha de nos expor e a sensação de não sermos bons o bastante, e que existem estratégias eficazes para serem usadas nesse ‘desarmamento’.
Neste livro, ela apresenta suas descobertas e estratégias bem-sucedidas, toca em feridas delicadas e provoca grandes insights, desafiando-nos a mudar a maneira como vivemos e nos relacionamos.
Clique abaixo para comprar:
10 – A Startup Enxuta
Como os empreendedores utilizam a inovação contínua para criar empresas extremamente bem-sucedidas Na vanguarda do empreendedorismo do século 21, Eric Ries criou uma abordagem revolucionária para a administração, que gerou um movimento que está transformando a maneira como os novos produtos são criados, desenvolvidos e lançados.
Esses princípios se aplicam a todos aqueles que procuram construir produtos verdadeiramente novos sem desperdício, que podem ser utilizados tanto por startups de empresas de garagem quanto por inovadores presentes nas grandes empresas.
Ries, que é empreendedor residente na Harvard Business School, também define desperdício como “toda atividade que não contribui para se aprender a respeito dos clientes”. Trazendo histórias da vida real e lições aprendidas de algumas das empresas mais dinâmicas da atualidade, o autor descreve um plano para que cada um possa executar os princípios fundamentais da startup enxuta em qualquer projeto.
Clique abaixo para comprar:
11 – Arriscando a Própria Pele
“Nunca confie em alguém que não arrisca a própria pele”, diz Taleb. Por que não devemos escutar pessoas que só falam em vez de agir? Por que empresas entram em falência? Por que existem mais escravos hoje do que nos tempos romanos? Por que impor a democracia em outros países nunca funciona?
A resposta: muitas das pessoas que estão no comando do mundo não arriscam a própria pele. Neste livro provocativo, Nassim Nicholas Taleb mostra que colocar a pele em jogo se aplica a todos os aspectos da vida. Tem a ver com ter algo a perder e correr riscos. Em seu estilo belicoso e inimitável, Taleb cria uma estrutura surpreendente para entendermos esta ideia.
Clique abaixo para comprar:
12 – 21 lições para o Século 21
O novo livro do autor de Sapiens e Homo Deus explora as grandes questões do presente e o que podemos fazer para melhorá-lo. Como podemos nos proteger de guerras nucleares, cataclismos ambientais e crises tecnológicas? O que fazer sobre a epidemia de fake news ou a ameaça do terrorismo? O que devemos ensinar aos nossos filhos?
Em Sapiens, Yuval Noah Harari mostrou de onde viemos; em Homo Deus, para onde vamos. 21 lições para o século 21 explora o presente e nos conduz por uma fascinante jornada pelos assuntos prementes da atualidade.
Seu novo livro trata sobre o desafio de manter o foco coletivo e individual em face a mudanças frequentes e desconcertantes. Seríamos ainda capazes de entender o mundo que criamos?
Clique abaixo para comprar:
13 – Empreendedorismo e Armadilhas Comportamentais
Empreendedorismo é assunto importante a qualquer país, por sua contribuição econômica, pela geração de empregos, inclusão e mobilidade social, daí a necessidade de fomentá-lo quantitativa e qualitativamente.
No entanto, as causas, usual e tradicionalmente apontadas, de decadência e mortalidade de empresas referem-se a aspectos estratégicos e operacionais. As empresas atuam em cenários complexos e vivem hoje os efeitos de decisões tomadas no passado envolvendo uma série de armadilhas psicológicas, culturais, emocionais e comportamentais, individuais e coletivas, raízes de muitos problemas, decadência e até mortalidade dessas organizações.
Aquilo que deu forma à empresa, a começar pelas intenções, valores, convicções e motivações do empreendedor, transferidas para a visão, o significado e a cultura da empresa, determina o ambiente de trabalho e o clima organizacional, afetando drasticamente seus resultados e seu valor. Portanto, a sustentabilidade da empresa é dependente do alinhamento e equilíbrio entre aspectos racionais e lógicos, hard skills, e dos aspectos culturais, psicológicos, emocionais e comportamentais, soft skills. Iniciar espontaneamente um negócio, incentivar, formar ou treinar pessoas a empreender e a gerir um empreendimento somente com aspectos racionais e lógicos, sem considerar os aspectos culturais e emocionais e sem melhor preparação e compreensão da transição para os papéis empreendedor/empresário/líder, é encaminhamento ao cadafalso, ou condenação ao fracasso e a muitas frustrações, em algum momento.
Ser empreendedor e ver o que há por trás do lucro exige uma profunda compreensão do contexto global e das condições, qualitativas e quantitativas, lógicas e emocionais, que propiciam à empresa condições competitivas favoráveis.
Clique abaixo para comprar:
14 – A Ciência da Meditação
Quarenta anos atrás, Daniel Goleman e Richard Davidson, amigos e colaboradores na Universidade Harvard, eram dois dos poucos cientistas que defendiam os benefícios da meditação para o cérebro. Hoje, ela passou a ser estudada em diversos laboratórios. Com base nas mais recentes pesquisas, os autores desconstroem concepções equivocadas e revelam o que podemos aprender sobre a meditação a partir de um surpreendente conjunto de dados.
Eles compartilham pela primeira vez descobertas que mostram como essa prática pode mudar de forma extremamente positiva nossa maneira de pensar, sentir e agir. O treinamento mental constante cultiva qualidades como desprendimento, amor e compaixão, redesenhando de forma duradoura nosso circuito neural. A ciência da meditação é um daqueles raros livros que têm o poder de fazer grandes transformações.
Clique abaixo para comprar:
15 – Gerações em Ebulição
Vivemos dias velozes, em que parece não haver lugar para o passado, apenas para o futuro. “O futuro é agora”, dizem. No entanto, numa aparente contradição, como se estivesse fora de seu tempo, vemos a juventude se aproximando e se apropriando de referências e comportamentos de gerações anteriores.
Por melancolia ou mesmo desilusão com o futuro, os jovens têm voltado seu olhar para trás, idealizando um passado que, talvez, não tenha sido como imaginam.
Nesse livro, que deve agradar tanto a jovens quanto a velhos de idade, o filósofo Mario Sergio Cortella e o jornalista Pedro Bial procuram entender esse fenômeno e, em um bate-papo delicioso, pontuado por referências históricas e culturais, conversam sobre ansiedade, ócio, rebeldia, militância política e empreendedorismo. Os autores oferecem importantes reflexões para repensar a juventude hoje.
Clique abaixo para comprar:
16 – O Poder do Hábito
Durante os últimos dois anos, uma jovem transformou quase todos os aspectos de sua vida. Parou de fumar, correu uma maratona e foi promovida. Em um laboratório, neurologistas descobriram que os padrões dentro do cérebro dela mudaram de maneira fundamental. Publicitários da Procter & Gamble observaram vídeos de pessoas fazendo a cama. Tentavam desesperadamente descobrir como vender um novo produto chamado Febreze, que estava prestes a se tornar um dos maiores fracassos na história da empresa.
De repente, um deles detecta um padrão quase imperceptível – e, com uma sutil mudança na campanha publicitária, Febreze começa a vender um bilhão de dólares por anos. Um diretor executivo pouco conhecido assume uma das maiores empresas norte-americanas. Seu primeiro passo é atacar um único padrão entre os funcionários – a maneira como lidam com a segurança no ambiente de trabalho -, e logo a empresa começa a ter o melhor desempenho no índice Dow Jones.
O que todas essas pessoas tem em comum? Conseguiram ter sucesso focando em padrões que moldam cada aspecto de nossas vidas. Tiveram êxito transformando hábitos. Com perspicácia e habilidade, Charles Duhigg apresenta um novo entendimento da natureza humana e seu potencial para a transformação.
Clique abaixo para comprar:
Gostou dos livros para empresários e empreendedores? Deixe sua opinião nos comentários!
LEIA TAMBÉM
- Quantos livros você conseguiria ler se parasse de usar as redes sociais?
- Resenha: Mulherzinhas – Louisa May Alcott
- 8 livros para escritores iniciantes
Isabela Zamboni Moschin é jornalista, especialista em Língua Portuguesa e Literatura e mestre em Mídia e Tecnologia. Adora café, livros, séries e filmes. Atualmente, trabalha como Analista de Conteúdo na Toro Investimentos