*Atualizado em 18 de março de 2024
Quando li a sinopse de Garota Exemplar, da Gillian Flynn, achei bem interessante, aquele tipo de suspense que prende do começo ao fim.
O livro fez um sucesso estrondoso em 2013, portanto resolvi comprar e ver se era realmente bom. Como não sou muito sucinta para resumir o enredo do livro, essa é a sinopse oficial:
“Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?”.
O livro é intercalado pela visão de Amy – a esposa desaparecida – e de Nick, o marido confuso e inexpressivo. Não vou falar muito sobre o desenrolar da trama, porque qualquer coisa que eu disser pode estragar a história, mas posso afirmar que é instigante e dá vontade de devorar todas as páginas rapidinho.
Desde o início, ficamos presos a esse mistério: “onde Amy foi parar? Por que Nick parece tão pouco preocupado com o desaparecimento da esposa? O que teria acontecido para naquela manhã?“. E em meio a essas perguntas, acompanhamos a trajetória do casal: desde o momento em que se conhecem até o tempo atual na história – mais ou menos cinco anos de relacionamento.
É interessante observar esse casamento pelo ponto de vista do casal, mas separadamente. No início, eu até simpatizava com os dois, mas conforme a leitura avança, é cada vez mais difícil saber quem fala a verdade e qual dos dois é o mais “culpado” pelo fracasso do casamento.
Sim, o casamento dos dois é uma tragédia. Na verdade, é mais uma depressão – a cada página eu ficava com mais pavor desse relacionamento, que no início parecia leve e divertido, mas com o passar do tempo se transformou em algo monstruoso.
Para comprar o livro Garota Exemplar, é só clicar no link abaixo:
Alguns disseram que o começo não empolga tanto, mas achei o contrário: é empolgante até o fim! A leitura flui, a vontade de conhecer os personagens aumenta e o suspense nos faz querer imaginar milhões de teorias. Só tem uma falha: o final é ruim.
Passei a semana toda (sim, li em 1 semana!) pensando na história, desejando estar em casa só para retornar à leitura. Mas, infelizmente, o final.., não sei nem como descrever. Sabe quando parece que o personagem perde o rumo? Foi o que senti com o final da série Dexter (saudades!): imaginei um monte de roteiristas sem saber o que fazer e alterando a personalidade dos personagens só para encerrar logo a história.
Com o livro foi a mesma sensação. Imaginava tudo de Nick e Amy, menos esse final água com açúcar, sem profundidade e nada que justifique os acontecimentos anteriores.
O bom é que a autora mudou o final do livro na adaptação para o cinema. Garota Exemplar, na direção de David Fincher, além de bem fiel, ainda melhorou a história!
O final fica bem mais coerente e cínico, um desfecho realista e crítico ao mesmo tempo. Se você ainda não assistiu, é um ótimo suspense com boas atuações e uma direção sensacional. Indico bastante! Olha só o trailer:
Garota Exemplar é um livro divertido, tranquilo de ler, empolga bastante e o suspense só aumenta no decorrer das páginas. Infelizmente, o desfecho deixou a desejar e faltou um pouco mais de “mindfuck“. São muitas páginas e personagens construídos com coerência, para encerrar a trama de uma forma tão blasé.
Nota:
Ajude o Resenhas! Clicando na imagem abaixo você contribui para o crescimento do blog! 🙂
Isabela Zamboni Moschin é jornalista, especialista em Língua Portuguesa e Literatura e mestre em Mídia e Tecnologia. Adora café, livros, séries e filmes. Atualmente, trabalha como Analista de Conteúdo na Toro Investimentos