Resenhas  |  06.06.2017

Resenha: #GIRLBOSS – Sophia Amoruso

*Atualizado em 13 de março de 2024

Conheci #GIRLBOSS/ Nasty Gal / Sophia Amoruso através da Netflix. A série conta a história da garota que, com menos de 30 anos, criou um império varejista de moda que fatura milhões. Aliás, se você não sabe do que estou falando, dá o play aí embaixo:

De início, posso assegurar que o livro é anos-luz diferente da série. Digamos que ela retrate 12% da verdadeira história de Sophia (chutando alto!). Muita coisa foi alterada para se tornar mais cômica ou caricata. Mas estamos aqui para falar sobre o LIVRO!

Segundo a própria autora, não se trata de uma biografia, uma autoajuda ou um manifesto feminista. Na verdade, é um livro sobre negócios / administração, com um pouquinho de tudo isso na receita.

Resenha: #GIRLBOSS - Sophia Amoruso
FOTO: Melissa Marques | Resenhas à la Carte

Apesar de se encaixar perfeitamente no padrão “classe média”, desde muito pequena, Sophia sentia dificuldade em seguir o que era imposto: não aprendia absolutamente nada na escola, não sentia segurança para se comunicar e fazer amigos, foi diagnosticada com depressão e TDA durante a adolescência e, já na fase adulta, além de descartar a possibilidade de fazer uma faculdade, não conseguia se manter em um emprego por mais de 2 meses.

Clique para adquirir o seu:

Esses anos são narrados sem rodeios no livro. Todas essas informações servem de introdução e base para a Sophia Amoruso que conhecemos no livro: através do desespero de se ver “sem futuro”, ela acaba criando uma lojinha no eBay para descolar uns trocados.

O que realmente importa é que Sophia não é uma empreendedora de palco – como estamos acostumados a ver aos montes. Ela criou a empresa do nada, foi fazendo testes e adaptando estratégias para, finalmente, alcançar o famoso patamar de “executiva de 100 milhões de dólares, CEO da Nasty Gal“. Sem investidor anjo, sem atalhos, apenas ela e o eBay.

Uma das grandes sacadas de Sophia foi ter dado atenção aos mínimos detalhes de um anúncio. Acredite: algo que hoje fazemos de olhos fechados (palavras-chave, descrição do item, título com foco em SEO), antigamente – não tão antigamente assim – era um superdiferencial e uma das peças mais importantes para o destaque da Nasty Gal Vintage no site.

Até o capítulo 6 o ritmo da narrativa é bom, porém, nele começa aquele papo de “acredite nos seus sonhos“, “seja positiva“, “lance para o universo” e, honestamente, eu tenho MUITA preguiça disso. HAHA.

Enfim, não é um livro para quem ama ser CLT, sabe? Indico para quem se sente insatisfeito, perdido, e está tentando achar novas visões de negócios. Sophia não traz uma fórmula, mas dá dicas básicas interessantes sobre administração e finanças, tudo com uma pitada pessoal.

Ajude o Resenhas! Clicando na imagem abaixo você contribui para o crescimento do blog! 🙂

Ajude o resenhas a crescer
Anterior
Próximo
Compartilhe
Comente Aqui
0 Comentários “Resenha: #GIRLBOSS – Sophia Amoruso”
[fbcomments]