Resenhas  |  05.06.2021

Resenha: Partes de Uma Casa – Vários Autores [TAG Curadoria]

Comecei a assinar o TAG Curadoria no mês de maio e, para minha ótima surpresa, recebi o livro Partes de Uma Casa, uma coletânea de contos organizada por Rafaela Pechansky, com prefácio de Itamar Vieira Júnior. Em cada uma dessas histórias, somos apresentados aos cômodos de uma casa, seja no contexto da pandemia ou não. Os contos são todos de autores brasileiros:

  1. João Maia, 237Carol Bensimon
  2. SolangeJeferson Tenório
  3. Sem saídaMarília Garcia
  4. Não me olha, não diz nadaNatália Borges Polesso
  5. Basta a cada dia o seu próprio malMiguel Del Castillo
  6. A porta da ruaCaetano W. Galindo
  7. Luan ÂngeloAmara Moira

Enquanto alguns contêm uma alta carga emocional (João Maia, Solange, Luan Ângelo), alguns são bem mais suaves e menos impactantes, como é o caso de Sem Saída, que parece mais uma pequena crônica/relato da autora.

Partes de Uma Casa apresenta um novo significado ao que chamamos de lar. Quantas histórias, quantos envolvimentos, sentimentos, conexões, não fazem parte de uma casa? O que acontece dentro de tantas moradias que nem nos damos conta?

Partes de Uma Casa - Vários Autores [TAG]

Foto: Isabela Zamboni/Resenhas à la Carte

Um homem que sente culpa por um acidente do passado; Solange, cuja vida foi roubada, para ficar presa dentro de um cômodo minúsculo; uma mulher que relembra o passado nas memórias de seu lar; uma jovem embriagada, repleta de culpa, presa dentro do próprio banheiro e dos próprios remorsos; um homem de um futuro não tão distante, que ainda sofre com os efeitos da pandemia e do isolamento social; uma mulher quase aos 60 anos, que não deseja encarar o passado, rever o pai que a abandonou há 40 anos; um transexual, que sofre para contar aos pais que ele não é Ângela, mas sim Luan Ângelo; entre tantas outras narrativas curtas recheadas de significados.

Enquanto eu lia as histórias, sentia um misto de sensações. Estamos há mais de um ano vivenciando essa pandemia, esse distanciamento, esse medo constante. Quais são as repercussões dentro de nossas casas? Como isso alterou nossas vidas e como continuará no futuro? Como podemos fazer o nosso melhor para viver em paz dentro de nossos lares? E o que o lar representa para muitas pessoas? Medo, angústia, solidão?

Nessa mistura de trabalho/vida social/lazer/afazeres alocados em um mesmo espaço (no meu caso, um apartamento), o que sobra em nós? Pensei muito no quanto essa pandemia deteriorou nossa saúde mental, nossa disposição e vontade de cumprir com as obrigações diárias. E Partes de Uma Casa reflete esses questionamentos com narrativas intensas e – por que não? – verdadeiras.

Apesar de ser um livro apenas para membros da TAG, vale a pena conhecer os autores dos contos. E vamos apoiar a literatura nacional!

NOTA:

LEIA TAMBÉM

 

Ajude o resenhas a crescer

Anterior
Próximo
Compartilhe
Comente Aqui

0 Comentários “Resenha: Partes de Uma Casa – Vários Autores [TAG Curadoria]”
[fbcomments]