Resenhas  |  01.06.2020

Resenha: O que o sol faz com as flores – Rupi Kaur

Resenha: O que o sol faz com as flores - Rupi Kaur

FOTO: Melissa Marques | Resenhas à la Carte

Para terminar o mês de maio, resolvi escolher uma leitura mais leve e rápida. Então, me lembrei de O que o sol faz com as flores, que adquiri na Bienal do Livro de 2018 e até agora não havia lido.

Confira a sinopse da obra:

“A obra O que o sol faz com as flores, foi publicado em 2017 e é uma coletânea de poemas escrito pela mesma autora de Outros jeitos de usar a boca Rupi Kaur, poeta feminista contemporânea que traz em suas produções temas como abuso, feminilidade, amor, corações partidos e empoderamento.”

https://www.instagram.com/p/B-VsoYxB5d5/

 

Assim como em Outros jeitos de usar a boca, o livro traz relatos extremamente pessoais, porém, que geram identidade ao tratar de temas que permeiam o “universo feminino”. O que o sol faz com as flores é dividido em cinco partes: murchar, cair, enraizar, crescer e florescer. Em cada uma delas, a autora faz um paralelo com seus relacionamentos (sejam amorosos ou não).

Clique abaixo para comprar: 

Para mim, o livro começou a “engatar” mesmo a partir de Enraizar. Aqui, a autora traz um pouco mais de sua história, suas raízes e sua ancestralidade. Contempla o passado difícil dos pais, imigrantes, e aborda de que forma essas histórias são responsáveis por criar quem ela é hoje.

deixar seu país
não foi fácil para a minha mãe
ainda a vejo procurando sua terra
nos filmes estrangeiros
e na prateleira de importados

O livro me fez refletir bastante sobre privilégios. Se para nós, mulheres do Ocidente, escolher fazer uma faculdade, com quem casar, ou gerir uma casa parece algo “normal”, para muitas mulheres ainda são sonhos distantes. O privilégio de nascer mulher – e não ser abortada apenas por esse fato –  também.

Resenha: O que o sol faz com as flores - Rupi Kaur

FOTO: Melissa Marques | Resenhas à la Carte

Como uma mulher branca de classe média e cheia de privilégios, é importante ter contato com esse tipo de realidade para não ficar fria diante de uma verdade dura, que existe e deve ser combatida.

nosso trabalho deve preparar
a próxima geração de mulheres
para nos superar em todas as áreas
esse é o legado que vamos deixar

– progresso

Além disso, Kaur ainda aborda temas como: dor, abandono, respeito, amor e empoderamento. O que o sol faz com as flores é um livro tocante, que desperta sentimentos e amplia nosso olhar sobre outras realidades – que existem e deve ser discutidas.

NOTA:

LEIA TAMBÉM

Ajude o resenhas a crescer

Anterior
Próximo
Compartilhe
Comente Aqui
0 Comentários “Resenha: O que o sol faz com as flores – Rupi Kaur”