*Atualizado em 7 de março de 2024
Eu sou muito fã da série The Crown, da Netflix. Depois de maratonar cada temporada, sempre busco na internet algumas informações para entender melhor os acontecimentos históricos que envolveram a família real britânica. Mesmo sabendo que boa parte do que acontece é dramatização e não passa perto da realidade, fico curiosa para entender um pouquinho mais sobre o que aconteceu nos períodos retratados pela série.
Pensando nisso, selecionei 7 livros sobre a família real britânica para você que, como eu, também adora uma biografia.
1. Diana: Sua verdadeira história em suas próprias palavras – Andrew Morton
Em 1997, a trágica morte da princesa Diana fez com que o mundo parasse para analisar a importância que ela teve para todos. Momentos como o casamento de conto de fadas, o nascimento de seus dois filhos e a separação do príncipe Charles foram acompanhados atentamente pelo público; no entanto, poucos conheciam a história por trás de todo o glamour que reveste um membro da família real: a infância difícil, as traições sofridas durante o casamento e o sentimento de impotência que a princesa sentia.
Diana — Sua verdadeira história é a única biografia escrita com a colaboração da princesa, a partir de fitas gravadas e enviadas para o autor, Andrew Morton. Inclusive, podemos ver esse processo no início da quinta temporada de The Crown.
Esta nova edição conta com um prefácio escrito pelo autor, no qual ele fornece detalhes do processo de confecção do livro; trechos das declarações de Diana a Andrew a respeito de todos os momentos de sua vida até pouco antes da separação. Diana — Sua verdadeira história é o mais próximo de uma autobiografia que a trágica morte de Diana a permitiu escrever.
➡️ Para comprar o livro, é só clicar aqui.
2. Elizabeth the Queen: The Life of a Modern Monarch (English Edition) – Sally Bedell Smith
Desde o momento da sua ascensão ao trono em 1952, aos 25 anos, a Rainha Elizabeth II tem sido objeto de um escrutínio incomparável. Mas através da névoa do glamour e da fofoca, quão bem conhecemos realmente a monarca mais famosa do mundo? Com base em numerosas entrevistas e documentos nunca antes revelados, a aclamada biógrafa Sally Bedell Smith mostra em detalhes íntimos a vida pública e privada da Rainha Elizabeth II, que conduziu seu país e a Commonwealth através das guerras e levantes do últimos sessenta anos com compostura, inteligência e graça incomparáveis.
Esse livro é em inglês, mas bastante completo!
➡️ Para comprar o livro, é só clicar aqui.
3. Meghan: A princesa de Hollywood que conquistou a Inglaterra – Andrew Morton
Quando Meghan Markle e o Príncipe Harry foram apresentados por um amigo em comum em um encontro às cegas, mal sabiam que em menos de dois anos após o primeiro flerte estariam casados. Desde então, nosso fascínio pela mulher que quebrou todos os protocolos reais disparou.
Nesta profunda biografia sobre a Duquesa de Sussex, o aclamado escritor Andrew Morton remonta às raízes de Meghan – atriz americana afrodescendente, ativista e feminista – entrevistando pessoas próximas a ela para descobrir a história de sua infância em Los Angeles, suas lutas em Hollywood e seu trabalho humanitário.
Meghan e Harry deixaram suas posições como membros do alto escalão da família real britânica em 2020, o que deixa a história ainda mais interessante!
➡️ Para comprar o livro, é só clicar aqui.
4. A Família Real – Kitty Kelley
Quem não gostaria de saber como é a vida da família real britânica, na intimidade? Para matar a curiosidade sobre os problemas, as paixões, os romances e as brigas da realeza, a jornalista americana Kitty Kelley, autora de biografias não-autorizadas de Nancy Reagan e Frank Sinatra, decidiu escrever A Família Real, uma autêntica radiografia da realeza britânica Kelley passou mais de quatro anos investigando.
Além de pesquisar documentos, fez centenas de entrevistas com empregados da família, amigos, membros do Parlamento e outros observadores. A Família Real traz a público detalhes desconhecidos da rainha Elizabeth II, do príncipe Charles, da princesa Margaret, de Lady Di e muitas outras figuras. Ninguém é poupado.
Kelley expõe a realidade de crianças solitárias, ambiguidades sexuais, problemas com o alcoolismo, o jogo e o sexo – comuns na Casa de Windsor muito antes do escândalo do divórcio de Charles e Diana. No livro estão todos os escândalos das últimas décadas. O resultado evidencia a arrogância, a ingenuidade e a luxúria da família real tanto quanto seu trabalho, dedicação e a habilidade para superar desfechos humilhantes.
➡️ Para comprar o livro, é só clicar aqui.
5. Vitória, a rainha: Biografia íntima da mulher que comandou um Império – Julia Baird
A biografia da rainha que subiu ao trono ainda adolescente e governou por mais de sessenta anos, emprestando seu nome a um dos períodos mais famosos da história da Inglaterra ― a Era Vitoriana. Quinta na linha sucessória do Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda, ninguém poderia imaginar que um dia Vitória subiria ao trono.
Coroada em 1837, aos dezoito anos, esta improvável rainha teve uma ascensão extraordinária. Reinou por 64 anos e, não à toa, esse período entrou para a história como a Era Vitoriana. De temperamento forte, desafiou a autoridade da mãe e de seus ministros. Apaixonou-se perdidamente pelo príncipe Albert, com quem se casou aos dezenove anos e teve nove filhos.
Sobreviveu a oito tentativas de assassinato e lamentou por décadas a prematura morte do marido, aos 42 anos. Durante o longo período em que Vitória reinou, o desenvolvimento industrial, a ciência e a tecnologia remodelaram o mundo. Mas sua mão firme e influência fizeram dela um símbolo da segurança e da tradição do povo inglês. Seu legado para a manutenção da Monarquia é imenso.
Se você quiser ir além na história da monarquia britânica, vale a pena conhecer o legado da Rainha Vitória.
➡️ Para comprar o livro, é só clicar aqui.
6. A Real Elizabeth – Andrew Marr
Elizabeth II comemorou, em fevereiro de 2012, seu Jubileu de Diamante — 60 anos como rainha da Grã-Bretanha. É justamente neste momento que o jornalista Andrew Marr volta sua pena sagaz à monarquia e à monarca, revelando o papel central que ela ocupa como chefe de Estado de 19 países, normalmente desconhecido do grande público.
Com organização temática (em vez de cronológica), Marr disseca as relações políticas de Elizabeth II, especialmente aquelas com seus primeiros-ministros; examina suas responsabilidades e seu profundo comprometimento como chefe da Commonwealth. Sobretudo, lança seu olhar ao que exatamente ela faz — desde suas aparições públicas e inaugurações até reuniões com chefes de Estados e outros dignitários visitantes — e o porquê ela passa três horas por dia examinando documentos enviados de Downing Street.
Marr analisa ainda as dramáticas mudanças na mídia desde a ascensão ao trono, em 1952, e como a monarquia — e a monarca — viram-se obrigados a mudar e se adaptar. Ele argumenta que, sob os vigilantes olhos da rainha, a monarquia britânica experimentou uma modernização intensa e sem precedentes para enfrentar as demandas da era moderna, desde o final da Segunda Guerra Mundial. Apoiado por pesquisa meticulosa e habilidade narrativa ímpar, Marr apresenta um retrato fiel e sem precedentes de Elizabeth e também do seu reinado ao longo de seis décadas.
O livro está disponível apenas na versão para Kindle, mas tem ótimas classificações na Amazon.
➡️ Para comprar o livro, é só clicar aqui.
7. Os arquivos do palácio: Por dentro da Casa Windsor: A verdade e a voragem – Denise Bottmann
Da ascensão de Camilla e Kate aos escândalos em torno do príncipe Andrew, da determinação implacável da rainha Elizabeth II ao afastamento de Meghan e Harry de suas funções reais, este livro mudará a maneira de se entender a monarquia britânica. Best-seller do New York Times e do Sunday Times.
“Nunca mais” era o lema da rainha Elizabeth II depois da morte trágica da princesa Diana. Nunca poderia haver uma “outra Diana”, um membro da família real cuja popularidade ultrapassasse, ofuscasse e ameaçasse a existência da monarquia britânica. Em Os arquivos do palácio, a premiada jornalista Tina Brown revela como a família real se reinventou nos anos seguintes ao período traumático em que o status de celebridade de Diana abalou as estruturas da Casa Windsor.
Com amplo acesso a fontes próximas aos membros da monarquia e recheado de informações explosivas, a autora transporta o leitor para o interior do Palácio de Buckingham, detalhando uma história marcada por escândalos, casos amorosos, jogos de poder e traições que atingiram a monarquia nos últimos 25 anos, protagonizada por Charles, Camilla, William, Kate, Harry, Meghan e Andrew. Constante nesse período é a habilidade de Elizabeth II de superar as instabilidades familiares e manter a solidez da instituição, triunfando a cada jubileu ao longo de sete décadas de reinado.
➡️ Para comprar o livro, é só clicar aqui.
Eu poderia continuar eternamente com livros sobre rainhas e reis ingleses, mas selecionei uns dos mais conhecidos. E você, tem indicações? Conta nos comentários quais livros sobre a realeza britânica você mais gosta!
Isabela Zamboni Moschin é jornalista, especialista em Língua Portuguesa e Literatura e mestre em Mídia e Tecnologia. Adora café, livros, séries e filmes. Atualmente, trabalha como Analista de Conteúdo na Toro Investimentos
Adorei as indicações, pena que não tem livros sobre a Rainha Elizabeth em português.
Que bom que gostou, Gisele! Uma pena mesmo, poderiam ter mais opções em português. Abraços!