*Atualizado em 7 de junho de 2024
Está em dúvida no que comprar de presente para o Dia dos Namorados? Que tal presentear quem você ama com livros incríveis? Trouxemos sugestões para todos os gostos: desde romances até suspenses.
Então, confira abaixo nossa seleção e não esqueça de deixar uma dedicatória na contracapa – com certeza o seu amor vai adorar! ❤️ Aproveite também para ver mensagens de aniversário para namorado.
1. O Amor nos Tempos do Cólera – Gabriel García Márquez
Ainda muito jovem, o telegrafista, violinista e poeta Gabriel Elígio Garciá se apaixonou por Luiza Márquez, mas o romance enfrentou a oposição do pai da moça, coronel Nicolas, que tentou impedir o casamento enviando a filha ao interior numa viagem de um ano.
Para manter seu amor, Gabriel montou, com a ajuda de amigos telegrafistas, uma rede de comunicação que alcançava Luiza onde ela estivesse. Essa é a história real dos pais de Gabriel García Márquez e foi ponto de partida de ‘O amor nos tempos do cólera’, que acompanha a paixão do telegrafista, violinista e poeta Florentino Ariza por Fermina Daza. Nesta fábula de realismo-fantástico, Gabriel García Márquez mostra que a paixão não tem idade.
Gabriel García Márquez é opção certeira para quem ama livros, principalmente no Dia dos Namorados!
➡️ Para comprar o livro, é só clicar aqui.
2. O Iluminado – Stephen King
Danny Torrance não é um menino comum. É capaz de ouvir pensamentos e transportar-se no tempo. Danny é iluminado. Será uma maldição ou uma bênção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do hotel Overlook.
Em O iluminado, quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador no velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeiras. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny livrar-se das convulsões que assustam a família. Só que o Overlook não é um hotel comum.
O tempo esqueceu-se de enterrar velhos ódios e de cicatrizar antigas feridas, e espíritos malignos ainda residem nos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. É uma sentença de morte. E somente os poderes de Danny podem fazer frente à disseminação do mal.
E quem disse que terror não pode? O livro que inspirou o famoso filme de Stanley Kubrick é a opção ideal para os amantes do horror! Confira a resenha de O Iluminado aqui.
➡️ Para comprar o livro, é só clicar aqui.
3. O Oceano no Fim do Caminho – Neil Gaiman
Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos.
Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino.
Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso.
A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.
Não tenho palavras para descrever como esse livro é incrível! Uma boa opção de presente não somente para o Dia dos Namorados, mas para qualquer data especial.
➡️ Para comprar o livro, é só clicar aqui.
4. Teto para dois – Beth O’Leary
Depois de três meses do fim do seu relacionamento, Tiffy finalmente sai do apartamento do ex-namorado. Agora ela precisa encontrar o quanto antes um lugar barato onde morar. Contrariando os amigos, ela topa um acordo bastante inusitado.
Enrolado com questões financeiras, Leon tem uma ideia pouco convencional para conseguir dinheiro rápido: anunciar seu apartamento com uma cama só, onde fica apenas no período da manhã, nos dias úteis, já que passa os fins de semana com a namorada e trabalha como enfermeiro no turno da noite.
Sem nunca terem se encontrado pessoalmente, Leon e Tiffy fecham um contrato de seis meses e passam a resolver as trivialidades do dia a dia por Post-its espalhados pela casa. Mas será que essa solução aparentemente perfeita pode resistir a um ex-namorado obsessivo, uma namorada ciumenta, um irmão encrencado, dois empregos exigentes e alguns amigos superprotetores?
➡️ Para comprar o livro, é só clicar aqui.
5. Um Dia – David Nicholls
Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro.
Os anos se passam e Dexter e Emma levam vidas isoladas — vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois.
Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.
Um livro apaixonante: dois amigos que passam por muitas adversidades até finalmente perceberem como o amor sempre esteve ali ao lado. Pode preparar os lencinhos para chorar muito! Confira aqui a resenha de Um Dia.
➡️ Para comprar o livro, é só clicar aqui.
6. Eleanor & Park – Rainbow Rowell
Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola.
Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths.
Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.
Seu amor gosta de romance com uma pitada geek? Esse romance pode ser a opção certeira!
➡️ Para comprar o livro, é só clicar aqui.
7. O Morro dos Ventos Uivantes – Emily Brontë
Na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes nasce uma paixão devastadora entre Heathcliff e Catherine, amigos de infância e cruelmente separados pelo destino. Mas a união do casal é mais forte do que qualquer tormenta: um amor proibido que deixará rastros de ira e vingança.
“Meu amor por Heathcliff é como uma rocha eterna. Eu sou Heathcliff”, diz a apaixonada Cathy. O único romance escrito por Emily Brontë e uma das histórias de amor mais surpreendentes de todos os tempos, O Morro dos Ventos Uivantes é um clássico da literatura inglesa.
Para quem ama clássicos e uma história de amor bem escrita, essa opção é certeira. Porém, se você procura finais felizes, melhor fugir desse livro! Tem resenha aqui no blog também.
➡️ Para comprar o livro, é só clicar aqui.
8. Trilogia Senhor dos Anéis – J.R.R. Tolkien
Pode-se dizer que é impossível transmitir ao novo leitor todas as qualidades e o alcance deste livro. Alternadamente cômica, singela, épica, monstruosa e diabólica, a narrativa desenvolve-se em meio a inúmeras mudanças de cenário e de personagens, num mundo imaginário absolutamente convincente em seus detalhes.
Nas palavras do romancista Richard Hughes , quando à amplitude imaginativa, a obra praticamente não tem paralelos, e é quase igualmente notável na sua vividez e na habilidade narrativa, que mantêm o leitor preso página após página. J.R.R Tolkien criou em O Senhor dos Anéis uma nova mitologia, num mundo inventado, que demonstrou possuir um poder de atração atemporal.
Mozão adora os filmes do Senhor dos Anéis mas nunca leu os livros? É hora de presentear!
➡️ Para comprar o box da trilogia, é só clicar aqui.
9. Assassinato no Expresso do Oriente – Agatha Christie
Pouco depois da meia-noite, uma tempestade de neve pára o Expresso do Oriente nos trilhos. O luxuoso trem está surpreendentemente cheio para essa época do ano. Mas, na manhã seguinte, há um passageiro a menos.
Um americano é encontrado morto em sua cabina, com doze facadas, e a porta estava trancada por dentro. Pistas falsas são colocadas no caminho de Hercule Poirot para tentar mantê-lo fora de cena, mas, num dramático desenlace, ele apresenta não uma, mas duas soluções para o crime.
Agatha Christie é a rainha do crime, né mores? E se a sua paixão adora suspense e mistério, esse livro é um prato cheio! Tem a resenha do Assassinato no Expresso do Oriente aqui no blog.
➡️ Para comprar o livro, é só clicar aqui.
10. O Grande Gatsby – F. Scott Fitzgerald
Obra-prima de Scott Fitzgerald, O Grande Gatsby é o romance americano definitivo sobre os anos prósperos e loucos que sucederam a Primeira Guerra Mundial. O texto de Fitzgerald é original e grandioso ao narrar a história de amor de Jay Gatsby e Daisy. Ela, uma bela jovem de Lousville e ele, um oficial da marinha no início de carreira. Apesar da grande paixão, Daisy se casa com o insensível, mas extremamente rico, Tom Buchanan. Com o fim da guerra, Gatsby se dedica cegamente a enriquecer para reconquistar Daisy.
Já milionário, ele compra uma mansão vizinha à de sua amada em Long Island, promove grandes festas e aguarda, certo de que ela vai aparecer. A história é contada por um espectador que não participa propriamente do que acontece – Nick Carraway. Nick aluga uma casinha modesta ao lado da mansão do Gatsby, observa e expõe os fatos sem compreender bem aquele mundo de extravagância, riqueza e tragédia iminente.
Um livro de primeira! A escrita de Fitzgerald é inebriante e a riqueza dessa trama envolvente conquista quem o lê. Quer deixar a namorada ou namorado mais apaixonado(a) ainda? Então escolha esse clássico para presentear! Tem resenha de O Grande Gatsby aqui no blog também, caso você tenha interesse em saber mais sobre a história.
➡️ Para comprar o livro, é só clicar aqui.
11. Reparação – Ian McEwan
Por não entender o mundo adulto da paixão e da sexualidade, Briony Tallis, uma menina inocente que sonha ser escritora, acusa injustamente seu irmão de criação. Reparação é um drama psicológico que tem como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial e as tensões de classe da sociedade britânica.
Na tarde mais quente do verão de 1935, na Inglaterra, a adolescente Briony Tallis vê uma cena que vai atormentar a sua imaginação: sua irmã mais velha, sob o olhar de um amigo de infância, tira a roupa e mergulha, apenas de calcinha e sutiã, na fonte do quintal da casa de campo.
A partir desse episódio e de uma sucessão de equívocos, a menina, que nutre a ambição de ser escritora, constrói uma história fantasiosa sobre uma cena que presencia. Comete um crime com efeitos devastadores na vida de toda a família e passa o resto de sua existência tentando desfazer o mal que causou.
➡️ Para comprar o livro, é só clicar aqui.
12. Na Natureza Selvagem – Jon Krakauer
O corpo em decomposição de um jovem é encontrado no Alasca. A polícia descobre que se trata de um rapaz de família rica do Leste americano que largou tudo, se internou sozinho na aridez gelada e morreu de inanição. Quem era o garoto? Por que foi para o Alasca? Por que morreu?
Para responder a essas e outras perguntas, Jon Krakauer refaz a trajetória de Chris McCandless, revelando a América dos que vivem à margem, pegando carona ou circulando em carros velhos, vivendo em acampamentos e cidades-fantasmas.
Mergulha no mundo da cidadezinha rural, onde homens rudes bebem e conversam sobre o tempo e a colheita. Compara a história do jovem com a de outros aventureiros solitários que tiveram fim trágico. O resultado é uma narrativa envolvente, por vezes amarga, em que os sonhos da juventude se transformam em pesadelo.
Se o seu par não se importa em ganhar um livro com uma narrativa mais “pesada”, pode ter certeza que esse livro é uma boa escolha. Um livro-reportagem de alta qualidade que vale a leitura. Confira mais detalhes sobre Na Natureza Selvagem com a resenha que fizemos aqui no blog.
➡️ Para comprar o livro, é só clicar aqui.
13. Para Sempre – Kim e Krickitt Carpenter
A vida que Kim e Krickitt Carpenter conheciam mudou completamente no dia 24 de novembro de 1993, dois meses após o seu casamento, quando a traseira do seu carro foi atingida por uma caminhonete que transitava em alta velocidade.
Um ferimento sério na cabeça deixou Krickitt em coma por várias semanas. Quando finalmente despertou, parte da sua memória estava comprometida e ela não conseguia se lembrar de seu marido. Ela não fazia a menor ideia de quem ele era. Essencialmente, a “Krickitt” com quem Kim havia se casado morreu no acidente, e naquele momento ele precisava reconquistar a mulher que amava.
Um livro emocionante, romântico e inspirador para qualquer casal apaixonado. Também tem resenha de Para Sempre aqui no blog.
➡️ Para comprar o livro, é só clicar aqui.
14. O Sol é Para Todos – Harper Lee
Um livro emblemático sobre racismo e injustiça: a história de um advogado que defende um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca nos Estados Unidos dos anos 1930 e enfrenta represálias da comunidade racista.
O livro é narrado pela sensível Scout, filha do advogado. Uma história atemporal sobre tolerância, perda da inocência e conceito de justiça. O sol é para todos, com seu texto “forte, melodramático, sutil, cômico” (The New Yorker) se tornou um clássico para todas as idades e gerações.
O Sol é Para Todos é leitura obrigatória para quem ama literatura! Que tal presentear seu amor com essa obra incrível? Veja a resenha de O Sol é Para Todos aqui no blog.
➡️ Para comprar o livro, é só clicar aqui.
15. A Sombra do Vento – Carlos Ruíz Zafon
Numa madrugada de 1945, em Barcelona, Daniel Sempere é levado por seu pai a um misterioso lugar no coração do centro histórico: o Cemitério dos Livros Esquecidos. Lá, o menino encontra A Sombra do Vento, livro maldito que mudará o rumo de sua vida e o arrastará para um labirinto de aventuras repleto de segredos e intrigas enterrados na alma obscura da cidade.
A busca por pistas do desaparecido autor do livro que o fascina transformará Daniel em um homem ao iniciá-lo no mundo do amor, do sexo e da literatura.
Numa narrativa de ritmo eletrizante que mistura gêneros como o romance de aventuras de Alexandre Dumas, a novela gótica de Edgar Allan Poe e os folhetins amorosos de Victor Hugo, Carlos Ruiz Zafón mantém o leitor em estado de contínuo suspense.
Ambientada na Espanha franquista da primeira metade do século XX, entre os últimos raios de luz do modernismo e as trevas do pós-guerra, A Sombra do Vento é uma obra sedutora, comovente e impossível de largar. Uma grandiosa homenagem ao poder místico dos livros.
Presente ideal para quem é amante de livros! Uma narrativa intensa, poderosa e emocionante na medida certa. A resenha está aqui!
➡️ Para comprar o livro, é só clicar aqui.
16. Os Sete Maridos de Evelyn Hugo – Taylor Jenkins Reid
Com todo o esplendor que só a Hollywood do século passado pode oferecer, esta é uma narrativa inesquecível sobre os sacrifícios que fazemos por amor, o perigo dos segredos e o preço da fama.
Lendária estrela de Hollywood, Evelyn Hugo sempre esteve sob os holofotes ― seja estrelando uma produção vencedora do Oscar, protagonizando algum escândalo ou aparecendo com um novo marido… pela sétima vez.
Agora, prestes a completar oitenta anos e reclusa em seu apartamento no Upper East Side, a famigerada atriz decide contar a própria história ― ou sua “verdadeira história” ―, mas com uma condição: que Monique Grant, jornalista iniciante e até então desconhecida, seja a entrevistadora. Ao embarcar nessa misteriosa empreitada, a jovem repórter começa a se dar conta de que nada é por acaso ― e que suas trajetórias podem estar profunda e irreversivelmente conectadas.
Tem resenha do livro aqui no blog também.
➡️ Para comprar o livro, é só clicar aqui.
17. 100 Coisas que eu Amo em Você – Cara Kovacs
Se você gosta de romance e mostrar toda sua paixão nesse Dia dos Namorados, que tal um diário que propõe eternizar 100 lembranças amorosas?
Em cada página é possível celebrar os momentos vividos, os sonhos e realizações compartilhados. Com espaços para anotar, desenhar e colar fotos e recortes, é um presente perfeito para marcar e relembrar a profundidade e a beleza do seu amor.
➡️ Para comprar o livro, é só clicar aqui.
E você, tem outras sugestões de livros para presentear quem você ama? Deixe nos comentários!
Isabela Zamboni Moschin é jornalista, especialista em Língua Portuguesa e Literatura e mestre em Mídia e Tecnologia. Adora café, livros, séries e filmes. Atualmente, trabalha como Analista de Conteúdo na Toro Investimentos