Dicas  |  12.10.2020

Como desinfetar livros? Veja nossas dicas!

Como desinfetar livros? Veja nossas dicas!

Foto: Istock

Desde o início da pandemia, ficamos com aquela dúvida: como desinfetar livros? De que maneira manter a nossa biblioteca higienizada e “longe” do Covid-19? Pensando nisso, separamos algumas informações essenciais para deixar seus livros limpos e fora de perigo. Veja só:

Dicas para desinfetar livros

1 – Recebeu livros pelos correios? Lave as mãos!

Depois de receber qualquer pacote dos correios, remova o livro da caixa, jogue a embalagem no lixo e, em seguida, lave as mãos. Algumas recomendações incluem não passar nenhum tipo de produto de limpeza no livro, pois a oxidação pode danificar o material.

Porém, se você precisar manusear a obra e não puder esperar, coloque um pouco de álcool em gel (70%) em um pano e passe por toda a capa e contracapa. Lave as mãos novamente (nunca é demais!) e evite espalhar produtos nas partes com papel.

Pode ser que haja alguma deterioração, porém, isso acontece com livros mais antigos. Nas edições mais novas, talvez arriscar um álcool não seja tão ruim. O que vocês acham?

2 – Deixe o livro em quarentena

O vírus pode permanecer por horas e até dias em determinadas superfícies de contato. Para metal, vidro e plástico, estima-se até 9 dias; para papel estima-se de 4 a 5 dias; e para madeira até 4 dias. Foi verificado que, no geral, o vírus permanece em superfícies de 4 a 9 dias.

Então, após higienizar, coloque-o em algum ambiente já limpo e espere alguns dias para inserir na estante com o restante dos livros. Segurança nunca é demais!

3 – Manutenção frequente

Seus livros já estão higienizados? Ótimo! Agora, você só precisa fazer manutenção para que eles não sofram com a passagem do tempo. Repita a limpeza da capa por pelo menos duas vezes ao ano e tire o pó regularmente. Afinal, poeira pode ser a pior vilã para os seus queridos livros.

4 – Longe do sol e da umidade

Livros devem ser colocados em ambientes de temperatura amena, sem muita umidade ou exposição ao sol. Eu já tive livros que ressecaram porque o sol batia diretamente na estante! 🙁

Então, faça limpezas regulares e evite contato com temperaturas extremas. Para reduzir a umidade e aparecimento de insetos, você pode colocar na prateleira um pequeno frasco com sal de cozinha. Ajuda bastante! Existem também sachês antimofo para vender, pode ser uma opção vantajosa.

5 – Remova acessórios de dentro do livro

Guardar livros com papéis dentro, marca-páginas, ou qualquer outro material, pode danificá-los. Assim, antes de guardar, lembre-se de checar o interior do livro e guardá-lo sem nada dentro. Com certeza ele ficará conservado por mais tempo.

6 – Adeus, poeira!

Acho que o maior problema na hora de desinfetar livros é a poeira. Para se livrar de ácaros, por exemplo, utilize um pincel ou aspirador de pó para limpar. Se você tiver muita alergia, pode usar máscara (agora com certeza você tem uma!) e luvas.

Portanto, não importa se você guarda seus livros em prateleiras, estantes, nichos ou caixas. Fazer a limpeza regularmente garante mais segurança para você e seus livros! Seja durante a pandemia ou quando esse período conturbado passar, desinfetar os livros é essencial para mantê-los conservados. Pense nisso na hora de montar a sua estante! 🙂

E vocês, têm dicas de como limpar e desinfetar livros? Contem pra gente!

LEIA TAMBÉM

Ajude o Resenhas! Clicando na imagem abaixo você contribui para o crescimento do blog! 🙂

Ajude o resenhas a crescer

Anterior
Próximo
Compartilhe
Comente Aqui
0 Comentários “Como desinfetar livros? Veja nossas dicas!”